Hepatite em gatos - Causas, sintomas e tratamento

Hepatite em gatos - Causas, sintomas e tratamento

O fígado é um dos órgãos de maior tamanho e considera-se como o grande laboratório e o armazém do organismo. Nele sintetizam-se várias enzimas, proteínas, etc, sendo o maior órgão de desintoxicação, armazenando glicogênio (essencial para o equilíbrio da glicose), etc.

A hepatite define-se como a inflamação do tecido hepático e por isso do fígado. Embora não seja uma condição tão frequente no gato como no cachorro, deve-se ter sempre em conta na hora de fazer diagnósticos perante sintomas inespecíficos e gerais, como a perda de peso, a anorexia, a apatia e a febre. Também existem sintomas mais específicos, como a icterícia.

Neste artigo do PeritoAnimal damos-lhe algumas dicas para analisar a causa da hepatite em gatos assim como os sintomas e o tratamento da doença.

Causas da hepatite felina

A inflamação do fígado pode ter várias origens, de seguida vamos mostrar-lhe as causas mais comuns e frequentes:

  • Hepatite viral: Não tem nada a ver com a hepatite humana. Existem determinados vírus específicos do gato, que podem originar hepatite, entre muitos outros sintomas. Assim os vírus que causam as doenças da leucemia felina e da peritonite infecciosa felina podem dar lugar à hepatite, uma vez que os vírus destroem o tecido hepático. Estes agentes patógenos não destroem apenas o tecido hepático, pelo que afetarão também outros órgãos do organismo do gato.
  • Hepatite de origem bacteriana: Mais frequente no cachorro, é excecional no gato. O agente causador é a leptospira.
  • Hepatite de origem parasitária: O mais frequente é causada pela toxoplasmose (protozoário) ou por filariose (parasita do sangue).
  • Hepatite tóxica: Causada pela ingestão de diferentes tóxicos, também é muito incomum no gato, devido ao seu comportamento alimentar. Costuma ser devido à acumulação de cobre no fígado felino.
  • Hepatite congênita: Também é muito incomum e costuma ser diagnosticada de forma acidental, procurando por outras condições, no caso de cistos hepáticos congênitos.
  • Neoplasias (tumores): São mais frequentes nos gatos de idade avançada. O tecido tumoral vai destruindo o fígado. A maior parte das vezes não são tumores primárias, sendo metástases de tumores gerados em outros órgãos.

Sintomas mais frequentes da hepatite felina

A hepatite costuma gerar diferentes sintomas, em função de se se manifesta de forma aguda ou crônica. Um mau funcionamento do fígado costuma dar lugar a sintomas súbitos.

O sintoma mais frequente costuma ser a perda de apetite e letargia. A acumulação de toxinas no organismo afeta o sistema nervoso, podendo se observar sintomas associados (mudanças de comportamento, caminhar anormal e inclusive convulsões), conhecido como encefalopatia hepática. A inatividade e um estado de tristeza são comuns.

Outro sintoma seria a icterícia. É um sintoma mais específico na doença hepática e consiste na acumulação de bilirrubina (pigmento de cor amarela) nos tecidos. No caso de hepatite crônica observa-se perda de peso e ascite (acumulação de líquidos a nível abdominal).

Tratamento da hepatite felina

O tratamento da hepatite costuma estar associado por um lado à sua origem, mas porque na maior parte das vezes este é desconhecido (idiopático) ou causado por vírus e tumores, faz-se um tratamento sintomático e uma gestão nutricional.

A gestão nutricional consiste na mudança da dieta do gato (e que vai resultar num problema adicional, pois não é tão simples assim de realizar), ajustando a mesma à doença. Baseia-se em reduzir a quantidade total de proteínas da dieta e aumentar a sua qualidade.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Hepatite em gatos - Causas, sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.