Hemorroidas em gatos: causas, sintomas e tratamento

Hemorroidas em gatos: causas, sintomas e tratamento

As hemorroidas em gatos, em si, são muito raras, mas muitos problemas anais que são mais frequentes nesta espécie podem ser confundidos com elas. No caso, se manifestam com dor ou dificuldades na defecação, caroços ao redor do ânus, sangue nas fezes, arrastar o traseiro no chão ou lambedura excessiva da região anal.

O diagnóstico do problema em questão deve ser feito por um veterinário, e o tratamento depende da causa, mas costuma incluir medidas de limpeza da área, melhora da dieta e da hidratação, além da aplicação de fármacos específicos ou da realização das intervenções necessárias conforme o caso. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber mais sobre hemorroidas em gatos: causas, sintomas e tratamento.

O que são hemorroidas em gatos?

Nos gatos, o que os tutores pensam ser hemorroidas raramente são, já que estas são extremamente raras na espécie felina. No entanto, existem muitas outras causas que podem confundir os tutores de pequenos felinos, como inflamações, caroços ou prolapsos que podem ocorrer na região e parecer hemorroidas quando na realidade não são.

Causas de hemorroidas em gatos

As principais causas que podem confundir os tutores de pequenos felinos e fazê-los pensar que estão sofrendo de hemorroidas são as seguintes:

  • Pólipos ou tumores, que podem ser observados como massas avermelhadas ou rosadas;
  • Prolapsos retais, que ocorrem quando parte do reto sai através do ânus;
  • Inflamação por esforço ao defecar ou irritação, como ocorre na diarreia crônica;
  • Parasitas internos, como o Dipylidium caninum, que podem irritar a região perianal quando as proglótides móveis são expelidos para o exterior com as fezes;
  • Problemas das glândulas anais, como infecções, impactações ou abscessos, que cursam com dor, caroços e inflamação ao redor do ânus.

Sintomas de hemorroidas em gatos

Os sinais clínicos que podem fazer pensar que seu gato apresenta hemorroidas, mas que na realidade costumam corresponder a outros problemas com sintomas parecidos ou indicativos de irritação, ou inflamação na região anal, são os seguintes:

  • Vermelhidão, inchaço ou pequenos caroços ao redor do ânus;
  • Lambedura ou limpeza excessiva da região anal;
  • Arrastar o traseiro no chão devido ao incômodo, à coceira ou à dor;
  • Dor ou esforço ao defecar (disquezia);
  • Sangue nas fezes ou na área perianal;
  • Diarreia persistente;
  • Fezes pequenas ou dificuldade para expulsá-las (prisão de ventre);
  • Gemidos ou miados durante a defecação por dor ou desconforto.

Como são diagnosticadas as hemorroidas em gatos?

O diagnóstico se baseia em uma história clínica completa, incluindo a anamnese com o tutor e o exame físico do gato em busca de problemas de saúde que possam ser confundidos com hemorroidas. Para isso, o profissional veterinário deverá apalpar e inspecionar a região anal, buscando lesões como vermelhidões, inflamações, caroços ou sangramento. Frequentemente, isso é realizado sob sedação devido ao incômodo que o pequeno felino possa apresentar.

Dependendo do que o profissional observar ou suspeitar, podem ser colhidas amostras de fezes para descartar parasitas ou sangue oculto, realizar radiografias ou ultrassonografias abdominais, bem como biópsias ou citologias se forem detectados caroços.

Tratamento de hemorroidas em gatos

O tratamento dos problemas que se confundem com hemorroidas nos gatos dependerá do caso em questão, mas sempre se recomenda que, primeiramente, se mantenha a região anal limpa para prevenir infecções secundárias e se melhore a dieta com comida úmida ou fibra que ajude a prevenir a prisão de ventre. Confira nosso artigo sobre "Fibra para gatos: alimentos e importância".

Se houver infecção ou inflamação, podem ser administrados antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos em caso de dor. Se o problema estiver nas glândulas anais, será necessária a extração do material impactado e, em caso de prolapsos, pode ser necessária a intervenção cirúrgica.

Cuidados domiciliares para um gato com hemorroidas

Em casa, os tutores de pequenos felinos devem seguir certos cuidados para controlar os problemas similares a hemorroidas, mantendo a região limpa com água morna e evitando sabonetes ou cremes destinados aos humanos. Recomenda-se melhorar a dieta com mais comida úmida e fibras para facilitar a defecação, e evitar que o gato se lamba na região utilizando um colar elizabetano.

Além disso, deve-se estar atento para o aparecimento de novos sintomas e a evolução do gato afetado.

É possível prevenir hemorroidas em gatos?

Embora as hemorroidas verdadeiras sejam extremamente raras em gatos, é possível prevenir muitos problemas que poderiam ser confundidos com elas, como prolapsos retais, irritação por prisão de ventre ou inflamação das glândulas anais. Isso se dá por meio de uma dieta equilibrada e rica em fibras, assegurando-nos de que nosso gato ingira água suficiente.

Também é importante estimular o gato a se movimentar para prevenir o sobrepeso e a obesidade. Além disso, deve-se manter o ânus limpo e controlado, esvaziando as glândulas no veterinário sempre que necessário, e levar nosso gato a consultas de rotina para avaliar seu estado de saúde e prevenir parasitoses por meio de desparasitações periódicas. Aqui falamos sobre "Como esvaziar a glândula adanal de gatos".

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Hemorroidas em gatos: causas, sintomas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Outros problemas de saúde.