Hamster Roborovski

Hamster Roborovski

O Hamster Roborovski tem origem asiática, podendo ser encontrando na China, no Cazaquistão e até na Rússia, mais concretamente. É a mais pequena espécie de hamsters e possui uma personalidade especial, assim como uma necessidade de cuidados especiais também.

O Hamster Roborovski é proibido no Brasil graças à Portaria 93/08 que proíbe a importação e exportação de espécimes vivos.

Origem
  • Ásia
  • Europa
  • Casaquistão
  • China
  • Rússia

Aspeto físico

Como já foi mencionado antes, este hamster tem um tamanho excepcionalmente pequeno, medindo uns escassos 5 centímetros e pesando 20 gramas, no máximo. São de cor marrom no dorso e brancos na zona da barriga. As suas manchas brancas sobre os olhos se destacam, oferecendo um ar doce e alerta ao animal.

É um animal que se move rapidamente, conseguindo escapar das mãos de quem o apanha com facilidade.

Comportamento

O hamster Roborovski possui um caráter independente, nervoso e, em alguns momentos, rabugento, uma vez que é um animal noturno que não reage bem se alguém o acordar. De qualquer forma, o seu caráter também depende da sua personalidade pois existem hamsters Roborovski brincalhões e simpáticos.

Se procura um exemplar com quem brincar e desfrutar de o segurar em suas mãos, recomendamos que confirme que se trata de um animal simpático antes de o levar para casa. Dedique algum tempo ao momento da adoção.

Alimentação

A sua alimentação deve ser baseada em sementes pequenas para se adaptar ao seu pequeno corpo, não escolha qualquer tipo de ração comercial. Leia bem a embalagem pois o ideal é que contenha: milho vermelho, aveia descascada, milho branco, sementes de girassol, milho, alpista, linho, trigo integral, ervilhas, niger, canola, sorgo, ervilhaca, cevada, cártamo, pápulas e katjang.

Assim como outros hamsters, deve receber a sua dose de fruta e verdura, embora o Roborovski possa consumi-la praticamente todos os dias. Ofereça verduras como espinafre, acelga, rúcula, escarola, couve, cenoura ou alface. A fruta também é importante, por isso faça com que ele prove quivi, pera, maçã, banana ou toranja. Os pedaços devem ser sempre bem pequenos.

Este tipo de hamster é omnívoro, o que significa que não deve receber apenas alimento vegetal. A sua dieta deve ser complementada para que receba a proteína adequada. Ofereça queijo sem sal, gema de ovo, fiambre de peru ou até pasta de cria para aves insectívoras.

Habitat

Procure um habitat adequado para o seu pequeno Roborovski. A melhor opção é adquirir um terrário ou uma gaiola clássica com barras de metal suficientemente pequenas para impedir o animal de escapar. Não esqueça que é muito inteligente e elástico.

Coloque qualquer tipo de areia para roedor no fundo do seu habitat.

Adicione comedouros e um bebedouro (os de coelho são os mais adequados) que sempre manterá limpos e desinfetados. É muito importante que não deixe comida que possa apodrecer ao seu alcance.

Além disso, deve ter em conta que esse é um hamster particularmente ativo. No estado selvagem, chega a correr vários quilômetros por dia. Dessa forma, adquira uma roda e até um circuito para que o seu novo pet desfrute da sua casa. Por fim, adicione um ninho ou uma casinha com feno, onde se sentirá confortável e quentinho.

Doenças

O sue pequeno amigo pode sofrer de doenças como a paralisia das patas traseiras, geralmente devido a uma queda de um sítio alto. Mantenha o animal em repouso e, caso não melhore, consulte o veterinário.

Também pode sofrer de pneumonia caso esteja localizado em uma zona da casa onde passem correntes de ar ou mudanças de temperatura bruscas. Evite esses problemas colocando-o em um local que tenha uma temperatura constante. É provável que, em alguns dias, a pneumonia melhore caso ele esteja em um ambiente mais favorável.

Por fim, mencionamos a oclusão das bochechas, que pode ocorrer caso ele nãos seja capaz de expulsar determinados tipos de alimentos. Se isso acontecer, leve o hamster ao veterinário o mais rápido possível.