Partilhar

Guizos para gatos - Por que não é bom?

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 6 novembro 2018
Guizos para gatos - Por que não é bom?

Ver fichas de  Gatos

Certamente que está acostumado aos guizos para gatos uma vez que se tornaram famosos em desenhos animais. Mas, tem a certeza de que esta prática é saudável para o seu pet ou tem dúvidas? Se a resposta é sim, no PeritoAnimal explicamos-lhe por que não deve colocar um guizo na coleira do seu gato.

Os guizos não são bons para os gatos? Os guizos deixam os gatos surdos? Ou, os gatos gostam dos guizos? Estas são algumas das questões mais frequentes sobre este tema. O certo é que os felinos têm um sentido auditivo muito desenvolvido e colocarmo-nos na pele do nosso gato ajudará a entender por que os guizos não são uma boa ideia.

Também lhe pode interessar: Alecrim é bom para cachorro?

Um pouco de história: Guizos para gatos

A famosa frase, "Quem põe o guizo ao gato?", provém de uma das mais famosas fábulas do poeta inglês Odo de Sherington, "O livro dos gatos", escrito no século XII. Nela conta-se como um grupo de ratos desesperados encontram a solução aos seus problemas colocando um guizo no gato que o denunciava, mas claro, colocar em prática esta fabulosa ideia era algo mais complicado.

Além desta referência literária, somos bombardeados com imagens de gatos adoráveis com guizos como é o caso do famoso Doraemon, a gata Fluffy, etc. Talvez por isso, se tenha a tendência de associar o uso do guizo como um algo estético necessário para que o nosso pet, quando a verdade é que os gatos com guizo não costumam ficar muito contente.

Apesar de tudo isto, a sociedade cada vez está mais informada e atualmente são muitas as pessoas que defendem a saúde dos gatos explicando porque não é saudável o uso destes ruidosos adereços.

Guizos para gatos - Por que não é bom? - Um pouco de história: Guizos para gatos

Por que os gatos usam guizo?

Embora existam outras soluções para as questões que se mostram em seguida, existem três motivos principais pelos quais as pessoas colocam guizos nos seus animais. São elas:

  • Estéticas: Tendo o precedente histórico, sabemos que para muitos é adorável ver os seus pets com um lindo guizo ao pescoço.

  • Localização: O guizo também se usa para conseguir localizar o gato a todo o momento, sobretudo se o nosso gato gosta de sair de casa e visitar os vizinhos.

  • Advertência: Os gatos são caçadores sigilosos e os guizos usavam-se para ajudar as suas pobres vítimas, como os pássaros e alguns roedores. Ao ouvir o guizo as presas tinham tempo de fugir tranquilamente, como queriam os ratos da fábula.

Se pensou em usar este objeto para outro tipo de necessidade o Perito Animal pode ajudar a encontrar soluções para que tanto o seu gato como você estejam contentes. Lembre-se que os temas de saúde do gato são sempre mais importantes que os relacionados com a estética.

Guizos para gatos - Por que não é bom? - Por que os gatos usam guizo?

Uma questão de saúde

Apesar destas três razões, colocar um guizo no gato tem mais desvantagens que outra coisa. Embora não o pareça, os guizos podem ser uma autêntica tortura para o nosso amiguinho.

Em primeiro lugar, tenha em conta que o propósito de um guizo é fazer ruído e é precisamente este aspeto que o torna algo negativo para os gatos. Os felinos possuem um sentido auditivo muito aguçado, são sigilosos e audazes e ter um "trim-trim" tão perto das orelhas pode perturbá-los mais do que pensa.

Propomos a você um exercício, imagine que tem um celular colado ao pescoço e tocando todo o dia... isso mesmo! Assim é como se sentirá o gato. Um barulho constante tão perto das orelhas tem efeitos terrivelmente negativos sobre o seu pet, os mais destacados são:

  • Nervosismo
  • Estresse
  • Deficiência auditiva

Os gatos gostam de calma e silêncio, por isso alterar isto de forma deliberada não fará mais que prejudicar a qualidade de vida do seu animal de estimação. Colocar um guizo ao nosso gato pode significar ter um gato assustadiço, estressado e apático. Ambientes ruidosos são uma das 13 coisas que os gatos não gostam.

Mitos e verdades

O guizo deixa o gato surdo

Não. Mas pode causar um dano irreversível no tímpano do gato. Embora não hajam estudos científicos a esse respeito, sabemos que o sistema auditivo dos gatos é tão complexo como o dos seres humanos, o que torna possível a dedução que se submetermos o gato a um ruído elevado e constante, tão próximo do seu aparelho auditivo, originaremos uma deterioração significativa no mesmo. É como se usasse auriculares com música alta todo o dia, todos os dias.

O uso de guizos nos gatos é perigoso

Sim. Como já foi explicado, são mais os aspetos negativos que os positivos no que dia respeito ao tema dos guizos. Além disso, lembre-se que se o gato sente que algo o incomoda fará tudo para que isso desapareça e é então que se poderá asfixiar com o colar ou arrancar uma unha tentando arrancar o guizo.

Todos os guizos são maus para os gatos

Não. Neste artigo fazemos sempre referência aos guizos em coleiras, mas não se esqueça que os nossos amigos gatos são magníficos caçadores. Assim sendo, se quiser que o seu gato brinque com guizos, recomendamos que faça um brinquedo caseiro para gatos, colocando os guizos dentro de uma meia ou alguma bola, para que a possam perseguir e caçar.

Se apesar de tudo isto lhe parece necessário que o seu gato use um guizo, recomendamos-lhe que use um guizo pequeno para que o ruído seja o mais baixo possível. A verdade é, nós não colocamos guizos nos gatos, você vai mesmo fazer isso?

Guizos para gatos - Por que não é bom? - Mitos e verdades

Se deseja ler mais artigos parecidos a Guizos para gatos - Por que não é bom?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Acessórios e cosméticos.

Escrever comentário sobre Guizos para gatos - Por que não é bom?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Sergio Vasconcellos
Compramos em uma época 3 coleiras duas com guizos para nossos 3 gatos. Fizemos isso porque nosso quintal é muito visitado por pássaros silvestres e não queríamos que estes se tornassem o almoço de nossos felinos. 1 gato, o Flok de 2 anos e 2 gatas. Pomos os guizos nas duas gatas pois eram as mais devastadoras na caça. A Nia, uma gata mista de rajada com siamesa, de 4 anos, teve a pachorra de amassar o guizo até perder a função, então o tiramos. A Mila, que é branca e preta, de 12 anos, com o tempo adotou alguns tiques esquisitos e começou a nos preocupar. Ela, do nada, saia correndo de um lugar ao outro como que perseguida, brigava com a própria cauda, como se tivesse alguma coisa lá para ela morder e ficou irritadiça por qualquer coisa. Nós não sabíamos a razão disso, até que um dia me toquei que poderia ser o tal do guizo. Tirei o dito cujo, e ela agradeceu e com o tempo voltou ao normal. Eu jamais imaginei que tal instrumento fosse causador de tantos malefícios e torturas, concordo com a reportagem.
Grato
Sergio
Susana
Ok. Entendo tudo isso. Mas então me dê uma solução alternativa: como impedir que gatos destinem com a fauna silvestre? Onde eles aparecem, os pássaros, calangos etc desaparecem. Como resolvo o problema sem o guizo??
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Susana! Segundo a Mammal Society o alguns artigos científicos publicados de estudos que realizaram sobre este assunto, a utilização do guizo pode ter algum efeito na redução da morte de pequenos mamíferos mas não de aves e répteis. Assim sendo, a única forma de evitar esse impacto, é manter o gato doméstico dentro de casa.
Alexia
coleiras de cores neon

Guizos para gatos - Por que não é bom?
1 de 4
Guizos para gatos - Por que não é bom?

Voltar ao topo da página