Gripe felina: sintomas, tratamento e remédios caseiros

Gripe felina: sintomas, tratamento e remédios caseiros

Quando se conhece mais sobre o mundo animal, você descobre que são muito poucas as doenças exclusivas dos seres humanos e que os seus animais podem contrair infecções respiratórias, como é o caso da gripe em gatos. Apesar disso, o agente patológico, a manifestação da doença e o tratamento serão diferentes, por isso, é muito importante não cair em erros que podem ser fatais, como por exemplo medicar o seu pet sem orientação veterinária.

Se você tem um bichano em casa, é preciso estar muito atento a qualquer sinal de gripe, nesse artigo do PeritoAnimal sobre gripe felina: sintomas, tratamento e remédios caseiros, vamos explicar detalhadamente tudo sobre a doença.

Gripe felina: causas e sintomas

Nos seres humanos a gripe é causada por um agente viral, o influenza mas, não é assim que acontece com os gatos pois são agentes diferentes como calicivírus felino e o herpesvírus felino.

É importante esclarecer que ambos agentes virais atuam de forma diferente, já que o herpesvírus felino é potencialmente mortal e pode deixar sequelas crônicas, por outro lado, quando o contágio se deve pela presença do agente calicivírus felino o quadro clínico de gravidade é mais moderado.

A gripe em gatos não é contagiosa entre felinos e humanos, no entanto, é infecciosa entre gatos através do ar ou de um pequeno contato. Se o seu gato contraiu gripe felina, você conseguirá notar com facilidade pois manifestará de forma clara os seguintes sintomas:

  • Espirros;
  • Secreção nasal;
  • Conjuntivite;
  • Letargo;
  • Respiração bucal como consequência do entupimento das fossas nasais;
  • Febre;
  • Perda de apetite;
  • Tosse;
  • Depressão;
  • Úlceras bucais e salivação excessiva.

Por se tratar de uma infecção viral, não existe um determinado tratamento e todos os esforços são voltados para o alívios dos sintomas, mas você deve ter em conta que sob o menor sinal de gripe felina você deve levar o seu pet imediatamente ao veterinário para que ele possa prescrever o tratamento mais indicado.

Gripe felina: tratamento

O tratamento para gripe felina única e exclusivamente pode ser recomendada e supervisionado por um veterinário de confiança. Poderá variar dependendo de cada gato e sobre tudo, se existe qualquer outra patologia de base, o que agravaria a gripe.

Geralmente, os fármacos que se receitam são:

  • Antibióticos: estão destinados a controlar as infecções que podem causar diversas mucosas como consequência do estado gripal.
  • Interferon: trata-se de um antiviral aplicado nos humanos que foi modificado para poder ser aplicado também nos animais, atua evitando a reprodução do vírus.
  • Colírios: geralmente serão colírios que incluem na fórmula algum tipo de antibiótico para combater de maneira local a conjuntivite.
  • Fluidos intravenosos: esse tratamento é aplicado em casos graves nos quais a perda de apetite foi tão intensa que o gato ficou em um quadro grave de desidratação.

A vacina é aplicada para a prevenção e não como tratamento, diminui bastante os riscos de contrair a gripe felina mas não evita por completo.

Remédio caseiro para gripe felina

Os remédios caseiros para gripe felina mencionados a seguir servem como completo do tratamento farmacológico sugerido por um médico veterinário de confiança. Tratam-se de várias medidas higiênicas e dietéticas que permitirão que o gato recupere com mais facilidade a saúde e que a gripe não leve a nenhuma complicação respiratória.

  • Uso de umidificador: o vapor frio ajudará a manter a umidade relativa do ambiente, o que permitirá que não ressequem as vias respiratórias, sendo mais fácil expulsar as mucosas.
  • Hidratação: tendo em conta que o gato pode perder o apetite, é de extrema importância que você esteja muito atento ao nível de hidratação do seu gato. Você deve oferecer água fresca e utilizar comida úmida para contribuir para um maior consumo de líquidos.
  • Alimentação: para neutralizar a falta de apetite, que acontece em parte pela perda do olfato, você deve oferecer ao seu gato comida muito saborosa e que chame a atenção dele, o peixe é uma boa alternativa.
  • Cuidados nasais: Você deve limpar as secreções nasais do seu gato com uma toalhinha quente e úmida, se observar rachaduras ou crostas deve aplicar vaselina para facilitar a recuperação do tecido.
  • Cuidado ocular: para evitar que a secreção ocular cause infecção, você deve limpar os olhos diariamente com gaze de algodão e soro fisiológico. Deve utilizar uma gaze para cada olho.

Além de todos esses cuidados, você deve estar atento se a temperatura da sua casa é adequada, evitando qualquer corrente de ar que possa afetar o seu pet.

Gripe felina: tratamento homeopático

A homeopatia é uma terapia completamente natural e inócua, ou seja, não interfere com nenhum tratamento farmacológico e atua muito bem nos animais, sendo um dos tratamento alternativos mais utilizados no âmbito veterinário.

Ao aplicar a homeopatia você estará oferecendo ao seu animal uma substância diluída e dinamizada que perdeu todo o efeito tóxico, tendo a propriedade de estimular os próprios recursos curativos do organismo, entre eles o sistema imune.

Alguns remédio homeopáticos que podem ser utilizados na gripe felina são:

  • Preparações constituídas por uma cepa viral (herpesvírus felino ou helino calcivirus);
  • Fósforo e pulsatilla: atuam sobre a mucosa respiratória e os distúrbios deste aparelho;
  • Euphrasia Officinalis: útil para melhorar a secreção ocular.

Esses tratamentos são orientativos e genéricos, por isso não cumprem os princípios da homeopatia, essa indica que um remédio deve ter em conta todas as individualidades do animal. A única pessoa capaz de recomendar um tratamento homeopático para a gripe felino é um veterinário especializado em homeopatia.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gripe felina: sintomas, tratamento e remédios caseiros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças virais.