Glaucoma em cães - Sintomas e tratamento

Glaucoma em cães - Sintomas e tratamento

Muitas das doenças que os humanos sofrem, os cachorros também podem sofrer delas. É o caso do glaucoma, em que os seus efeitos são devastadores pois pode chegar a causar cegueira no seu pet.

É importante conhecer alguns aspectos da doença se o seu pet estiver sofrendo dela, seguindo sempre os conselhos do veterinário. Informe-se de tudo sobre esta condição neste artigo do PeritoAnimal para saber tudo sobre os sintomas e tratamento do glaucoma em cães.

Causas do glaucoma

O glaucoma é um excesso de líquido intra-ocular, nas zonas internas do olho. As estruturas internas do olho sintetizam continuamente fluídos, de uma forma muito lenta e que posteriormente são drenados. Quando se sofre de glaucoma esta síntese de fluídos ocorre de uma forma excessiva e não há tempo suficiente para o eliminar.

Isto causa um aumento importante da pressão intra-ocular e este aumento da pressão causa mudanças degenerativas no nervo ótico e na retina, podendo inclusive chegar a causar cegueira.

O glaucoma pode ocorrer de forma hereditária ou de forma secundária, ou seja, causado por outra doença. Neste segundo caso tanto o tratamento como o prognóstico costumam ser melhores. O glaucoma pode ser agudo ou crônico.

Tratamento do glaucoma em cães

O tratamento vai depender da situação em particular do cachorro e da evolução que apresentar o glaucoma. Mas neste caso também podemos afirmar que o tratamento a realizar não difere muito do tratamento que seguem os humanos.

O mais comum é aplicar um colírio para controlar o líquido intra-ocular. É importante que se aconselhe junto ao seu veterinário para saber como o aplicar e como imobilizar o seu pet para uma correta aplicação. Também se pode realizar um tratamento com analgésicos ou anti-inflamatórios, uma vez que o glaucoma produz uma importante dor ocular.

Se for necessário também se pode realizar um procedimento cirúrgico para controlar este excesso de fluído intra-ocular, podendo-se inclusive realizar através de tecnologia a laser.

O que pode fazer para ajudar o seu cão?

Se suspeita que o seu cachorro está sofrendo de dor ocular consulte de imediato o veterinário, quanto mais cedo detectar o problema, mais cedo o poderá tratar e melhor será o prognóstico do animal.

O seu cachorro sofre de glaucoma?

Se, pelo contrário, o seu cachorro já sofre de glaucoma o melhor que pode fazer é realizar os cuidados em casa e cuidar e estar o mais atento possível ao olho não afetado, uma vez que há uma grande risco do olho saudável ficar também doente.

Não utilize coleira se o seu cachorro sofre de glaucoma, utilize arnês uma vez que já foi demonstrado que o seu uso aumenta a pressão intra-ocular.

Conheça mais sobre a síndrome de horner em cães nesse artigo do PeritoAnimal.

Remédios caseiros para tratar o glaucoma

Antes de mais, deve saber que o glaucoma não se pode curar apenas com remédios caseiros, mas eles podem ajudar no processo de recuperação:

  • Espinafres: Aliviam os sintomas além de fortalecerem o tecido ocular graças aos corticoides. Ferve-os em água e dê-lhe pequenas quantidades junto às suas refeições diárias.
  • Erva-doce: Reduz a pressão do olho inflamado se se aplicar em forma de colírio. Para isso, faça uma infusão ou esprema o suco e limpe o seu olho com suavidade.
  • Mirtilos: Ofereça-lhe pequenas quantidades de mirtilos sem sementes uma vez que regulam a pressão intra-ocular e reforçam os vasos sanguíneos do olho.
  • Vitamina A: Poderá encontrá-la presente na cenoura e melhora a pigmentação da retina nos olhos. Também está presente à venda em forma de suplemento.

Consulte o seu veterinário antes de dar todos estes remédios caseiros para ajudar na recuperação do glaucoma e siga as suas indicações, uma vez que um excesso de fruta e verdura pode levar a diarreia e vômitos.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Glaucoma em cães - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças hereditárias.