Curiosidades do mundo animal

Gatos sonham?

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 10 outubro 2020
Gatos sonham?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são uns dos animais domésticos que podemos observar dormir durante horas e horas. Por isso, é lógico que, como tutores, nos interroguemos, pelo menos em algum momento do seu descanso, se os gatos sonham ou têm pesadelos. A preocupação pode aparecer, especialmente, se observamos ao nosso felino se mexer quando dorme, e até mesmo emitir algum som, como se estivesse totalmente imerso num sonho profundo.

Neste artigo de PeritoAnimal explicamos como é o sono dos gatos. Não podemos perguntar-lhes diretamente se sonham ou sobre que sonham, mas sim, podemos tirar conclusões de acordo com as características do seu sono. Entenda a seguir!

Também lhe pode interessar: Por que os gatos dormem tanto?

Índice

  1. O sono dos gatos
  2. Quantas horas dorme um gato?
  3. Gatos sonham?
  4. Os sonhos dos gatos

O sono dos gatos

Para tentar descobrir se os gatos sonham ou têm pesadelos, podemos prestar atenção em como se passam os seus períodos de sono. A maior parte do tempo os gatos descansam num sonho (sono) ligeiro muito frequente. O equivalente humano seriam as sonecas, só que os gatos às fazem em múltiplos momentos do dia. Mas este não é o único tipo de sonho felino, ainda que seja o que provavelmente observemos a maior parte do tempo.

Nesta espécie podem diferenciar-se três tipos de sonho:

  • Soneca curta
  • Sono leve, dormindo por um poco mais tempo
  • Sono profundo

Estas fases se alternam ao longo do dia. Quando um gato se deita para descansar, começa caindo num sonho ligeiro de, aproximadamente, uma meia hora. Depois deste período alcança um sonho mais pesado, que é considerado sonho profundo, que dura uns 6-7 minutos. Posteriormente o gato retorna a uma fase do sonho mais leve, que ocupa uns 30 minutos. Permanecendo neste estado até acordar.

Este é o ciclo habitual de sonho de um gato adulto saudável. Os exemplares mais velhos e doentes, assim como os mais jovens, apresentam algumas diferenças. Por exemplo, os gatinhos com menos de um mês de vida somente experimentam o sonho do tipo profundo. Este dura em total umas 12 horas de cada 24. Após de um mês, os filhotes manifestam o mesmo comportamento explicado anteriormente sobre os gatos adultos.

Quantas horas dorme um gato?

Não sabemos o que sonham os gatos, mas sim é fácil constatar, para qualquer dono de um gato, que eles dormem um monte de horas. Aproximadamente, em média, um gato saudável adulto dorme entre 14 e 16 horas por dia. Em outras palavras, o tempo que um gato dorme duplica tranquilamente o tempo recomendado para seres humanos adultos.

O zoólogo Desmond Morris, no seu livro sobre o comportamento dos gatos, propõe uma comparativa clarificadora. De acordo com seus cálculos, um gato de nove anos de idade, somente passou 3 anos da sua vida acordado. A hipótese para explicar por que esta espécie pode dormir tanto tempo ao longo da sua vida, ao contrário de outros depredadores, se encontra, segundo o especialista, em que os gatos sejam tão bons caçadores, tão eficientes, que conseguem capturar as presas facilmente para satisfazer as suas necessidades nutricionais. Desta forma, podem descansar o resto do dia.

Não obstante, se o nosso gato de repente deixa de brincar, de interagir ou de se lavar e passa o dia inteiro deitado, é possível estar perante um problema de saúde. Neste caso, é aconselhável ir a um veterinário que possa fazer um exame que permita determinar se temos um gato doente ou um gato dorminhoco.

Para mais informação, não perca o artigo onde explicamos quantas horas dorme um gato por dia e como saber se meu gato está doente.

Gatos sonham? - Quantas horas dorme um gato?

Gatos sonham?

Se os gatos sonham, o sonho se produz numa fase concreta do seu ciclo de descanso. Esta fase é a que corresponde ao sonho profundo ou fase REM ou de movimento rápido dos olhos. Neste estado o corpo do gato se relaxa por completo. Podemos detectar este momento quando o gato está deitado de lado, totalmente esticado. Este é o momento em que aparecem alguns sinais que podem fazer que pensemos que o animal se encontra imerso num sonho. Entre os sinais, destacamos o movimento das orelhas, as patas e a cauda. Também pode ativar-se a musculatura da boca com movimentos de sucção e mesmo vocalizações, ronronar e outros sons de diferente tipo. Outro movimento muito característico é o movimento dos olhos, que podemos observar sob as pálpebras fechadas ou entreabertas, enquanto o resto do corpo permanece relaxado. Em alguns casos, podemos notar que o gato acorda espantado, como se voltasse de um pesadelo.

Em qualquer caso, todos os movimentos, por conseguinte, são completamente normais e fisiológicos. Serão efetuados por todos os gatos, algumas vezes mais e outra menos. Não são sinal de patologia nem é necessário intervir para acordar o gato. Pelo contrário, temos que assegurar que o nosso companheiro felino disponha de lugares cômodos, cálidos e protegidos para descansar, especialmente se num mesmo lar convivem vários gatos e animais de outras espécies que possam incomodar-se e dificultar o descanso.

Os sonhos dos gatos

A possibilidade de que os gatos sonhem ou experimentem pesadelos parece plausível conformo os estudos científicos sobre o funcionamento do cérebro. Apesar de tudo, com que sonham concretamente está sujeito à nossa interpretação. Infelizmente, é impossível responder essa questão, porque pelo momento, não existe forma de saber com que sonham os gatos. Se eles sonham com alguma coisa, provavelmente seja diferente dos sonhos que experimentamos os humanos, não obstante, insistimos, não há estudos que demonstrem o que sonham os gatos o se eles realmente podem sonhar.

Os gatos têm pesadelos?

Na mesma línea do anteriormente comentado, é impossível saber se os gatos têm pesadelos o qualquer tipo de sonho. Às vezes, podemos observar que o nosso gato acorda espantado e acreditamos que a razão é um pesadelo. Não obstante, o motivo pode ser simplesmente que o gato percebeu um som repentino que nós não escutamos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gatos sonham?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Morris, Desmond. (1986). Observe a su gato. Barcelona. Plaza Janés.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Gatos sonham?