Gatos não gostam de beijos?

Gatos não gostam de beijos?

O número de gatos como animais de estimação cresceu consideravelmente nos últimos anos, a quantidade de felinos é maior que quantidade de cães em alguns países. Territorialistas e famosos pelo jeito peculiar que possuem os gatos são chamados por alguns de superiores e também de insociáveis.

Existem muitos mitos ao redor dessa espécie, a realidade é que os felinos são bem diferentes dos cães, mas nem por isso não interagem ou não se socializam, pelo contrário, eles se relacionam muito bem com os humanos, são muito carinhosos e graciosos, mas do jeitinho deles natural e característico de sua espécie. O comportamento dos felino ainda é pouco estudada, e muitas pessoas tem dificuldade de entender do que gosta um gato quando o assunto é afeto, abraços, apertões, beijos e carinho, são algumas demonstrações de amor que os tutores fazem aos seus gatinhos, mas será que eles gostam mesmo, se gostam qual é a intensidade. Para falar um pouco mais do assunto o Perito Animal escreveu um artigo falando sobre será que os gatos não gostam de beijos?

Gatos não gostam de ser beijados?

O beijo é uma forma comum de manifestação de carinho entre os humanos, porém para os gatos não é bem assim que funciona, os felinos gostam de afeto e muitos tutores amam beijar seus animais, porém o beijo não é a forma preferida deles receberem carinho.

Especialistas afirmam que o piscar de olhos lento de um gato é equivalente a um beijo para o ser humano e dizem também que quando eles piscam os olhos estão dizendo eu te amo aos seus amados donos. Muitos entendem que isso significa uma demonstração de afeto, mas é importante levar em conta que cada gato tem sua personalidade, alguns não se importam de receber beijos, outros toleram e muitos podem não gostar, por isso o melhor a fazer é conhecer e respeitar o espaço do seu gato. Evitar beijar os gatos diretamente nos lábios é um cuidado que deve ser levado em conta, pois além de representar um invasão de espaço para alguns felinos, eles podem carregar bactérias e transmiti-las aos humanos.

Gatos não gostam de carinho?

Apertá-los e mantê-los no colo por muito tempo pode ser estressante para os gatos. Eles são independentes e ao contrário dos cães que precisam de uma atenção maior do tutor eles são mais tranquilos em relação a carinho e afeto.

Os gatos possuem peculiaridades em seu comportamento, são eles que procuram seus tutores para dar ou receber carinho, mas isso não quer dizer que o tutor não possa acariciá-lo quando tiver vontade, porém alguns gestos excessivos como abraços apertados, beijos e carinho em determinadas áreas de seus corpo podem deixá-lo extremamente irritado.

Como os gatos mostram afeto?

O afeto pode ser percebido de diversas formas, ronronando, através de lambidas, mordidas, cheirando, piscando, brincando ou mesmo lambendo.

O gato demonstra carinho do modo dele. Quando o felino se aproxima do seu tutor e o cheira a boca ou nariz, é uma forma expressa de carinho, por conta das suas glândulas oronasais eles só fazem isso em pessoas ou objetos que amam muito. Ronronar também quando eles fazem isso ao receber o seu tutor eles demonstram que estão felizes e satisfeitos e como já mencionado piscando os olhos lentamente, entre outros.

O que os gatos gostam?

Brincar, comer e receber carinho são coisas que os gatos adoram, entre os carinhos que eles mais gostam são na região lombar, no queixo, na cabeça e nas orelhas, alguns lugares são "proibidos", na verdade a maioria deles não gostam muito de receber carinho na barriga, e nas patas ou na cauda.

Dentre as coisas que os gatos mais amam, está observar, essa espécie é muito curiosa, adora olhar as coisas, por isso eles gostam tanto de estar nas alturas, para que possam ter noção do todo, é como se pudessem estar no controle. Eles também gostam de companhia, amam estar com seus tutores, além de arranhar e tomar sol.

Carinho e boa alimentação são essenciais para deixar seu animal feliz, mas alguns cuidados com a saúde do pet são imprescindíveis precisamos agir com precaução em relação às doenças levando em conta nossa proximidade e diversas formas de afeto, afinal estão estão susceptíveis e muitas vezes expostos a diversas doenças. Por isso, é muito importante levá-lo ao veterinário, manter as vacinas em dia, deixá-lo longe da rua e promover a diversão dele. Afinal, os felinos são muito curiosos, adoram brincar e muitas vezes você não precisa de muito investimento, basta usar a criatividade e fazer você mesmo o brinquedo do seu gatinho.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gatos não gostam de beijos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.