Gatos limpam energias negativas?

Gatos limpam energias negativas?

Os gatos são animais fascinantes, com uma certa propensão à introversão e a independência. Talvez por isso, o comportamento dos bichanos desperte tanta curiosidade, levando muitas pessoas a interpretarem esse lado mais reservado de suas personalidades como uma característica de sua sabedoria milenar.

Muitas pessoas acreditam que os gatos são animais sensitivos, capazes de limpar energias negativas, como uma espécie de protetor espiritual. No Antigo Egito, eles eram tratados como uma divindade. A deusa Basted, inclusive, teria a fisionomia de um felino.

Talvez seja desse passado glorioso que tenha surgido essa imagem mais mística dos nossos amigos. Confira tudo sobre gatos e espiritualidade nesse artigo do PeritoAnimal.

Gatos sentem a energia das pessoas

A sensitividade dos gatos é algo que pode influenciar na maneira como eles se comportam ao lado de cada pessoa. Que os bichanos são animais desconfiados não é novidade, mas você sabia que isso pode estar relacionado a capacidade que os gatos têm de sentir a energia das pessoas?

Alguns acreditam que, antes de confiar em alguém, eles estudam a pessoa e, caso ela carregue energias negativas, o seu gato pode preferir manter distância. É por isso que, às vezes, quando temos visitas em casa, muitas vezes eles preferem se esconder e só aparecem depois que que o convidado já foi embora.

Caso ele fique te rondando e não permita que a sua visita se aproxime de você, pode ser que ele tenha sentido uma carga negativa e não quer que passe para você.

Gatos são protetores espirituais

Também existe quem acredite que Os gatos também protegem seus donos, limpando energias negativas do ambiente ou dos próprios indivíduos. Eles podem utilizar as patas dianteiras para massagear uma região do seu corpo que esteja muito carregada, ajudando a mantê-lo saudável.

Quando o ambiente tem muita energia negativa, seu animalzinho funciona como uma espécie de ímã, puxando a carga para si. Enquanto dormem, os gatos transmutam essa energia.

Fique esperto aos locais que seu bichano escolhe para tirar uma soneca, pois pode significar que está ali para fazer uma limpeza. Nem sempre isso significa que o local está carregado de negatividade, às vezes é o excesso de energia parada que levou seu gato até o local para coloca-la em movimento e transforma-la em energia positiva.

O passado mitológico dos gatos

Não é por acaso que os felinos são considerados animais sensitivos desde o Antigo Egito, ligados a limpeza e a higiene de seus lares.

Antes de serem vistos e respeitados como deuses, eles salvaram o dia, combatendo os ratos que estavam se espalhando pela região e que ameaçavam destruir as colheitas de grãos e cereais. Os gatinhos literalmente limparam o ambiente e, desde então, acredita-se na sua capacidade sensitiva.

Gatos sentem quando estamos doentes?

Além de limparem a energia negativa do ambiente, os bichanos têm uma conexão muito especial com seus donos. Existem estudos científicos comprovando sua sensibilidade as demonstrações emocionais dos seres humanos, mesmo quando não estão diretamente relacionadas ao animal.

Eles são capazes de distinguir expressões de tristeza, raiva ou alegria e interagem melhor quando sabem que seus donos estão felizes.

Muitos especialistas acreditam, também, que os gatos sentem quando estamos doentes e tentam nos avisar. O corpo do ser humano apresenta diversos sintomas que, para nós, podem passar batido, mas a inteligência emocional do animal permite que ele note a diferença.

Existem reações bioquímicas, mudanças hormonais ou odores que eles podem facilmente identificar, devido ao seu olfato e a sua visão muito mais apurados que os nossos.

Muitos acreditam, também, que devido a sua capacidade de detectar e limpar energias negativas, os animais podem sentir quando há algo de errado com o corpo humano, tentando avisar por meio de lambidas ou pequenas mudanças comportamentais.

A sensitividade dos gatos

Existem muitos estudos que tentam descobrir do que os nossos bichinhos de estimação são ou não capazes e muito se discute sobre a capacidade espiritual dos gatos. Mesmo que ainda não se tenha uma conclusão sobre o assunto, há diversos relatos por aí sobre a sensitividade dos felinos e a sua capacidade de detectar energias negativas.

Independentemente do que são capazes de fazer, o importante é sempre termos em mente que os nossos bichanos têm um convívio muito especial conosco, criando um vínculo afetivo que demanda cuidado, carinho e atenção.

Leia também o nosso artigo sobre o misticismo dos gatos, onde contamos várias lendas e crenças a que os gatos são associados.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gatos limpam energias negativas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.