Gatos esquecem os donos depois de 3 dias?

Gatos esquecem os donos depois de 3 dias?

Existe uma crença popular de que os gatos são menos carinhosos com seus tutores do que os cachorros. No entanto, isso não é uma verdade absoluta. Tudo vai depender do temperamento do gato, do seu ambiente e o quanto o relacionamento entre ele e seu tutor é satisfatório e marcante para o bichano. Na verdade, os gatos são animais incompreensíveis para muitas pessoas, resultando em má socialização ou de estímulos aversivos ou traumatizantes, sobretudo na primeira semana de vida.

O vínculo criado entre o tutor e o gato serão decisivos para que o bichano não se esqueça da pessoa. O contato positivo com seres humanos e com outros animais promove o convívio interespecífico. O gato possui uma boa memória e pode até parecer indiferente algumas vezes, mas isso acontece porque pode estar concentrado em outras atividades. Segundo estudos do tema, os gatos são capazes de lembrar de detalhes essenciais de seu ambiente, como a localização de sua casa, seu comedouro, sua caixa sanitária e de seu nome. Mas por quanto tempo o gato pode lembrar de seu dono? Essa é uma dúvida comum entre os apreciadores de gatos e por isso vamos debater o assunto Gatos esquecem os donos depois de 3 dias?, neste artigo do PeritoAnimal. Boa leitura!

Quanto tempo o gato leva para esquecer seu dono?

A resposta a essa pergunta envolve algumas variáveis como tempo de convivência entre os dois, experiências vividas, níveis de estresse do bichano no ambiente onde conviveram e o quanto essa relação foi importante para ele. Sabemos que os gatos possuem memória de curto e longo prazo. A de curto prazo dura cerca de 16 horas, enquanto a de longo prazo pode durar anos ou até mesmo a vida inteira do animal.

Essas lembranças podem ser causadas por experiências boas ou traumatizantes, como, por exemplo, uma ameaça vivida com um cão ameaçador. A memória do felino doméstico, além de seletiva, é episódica: é capaz de recordar a localização das coisas, certas pessoas, rotinas, acontecimentos positivos e negativos.

Apesar de sabermos isso tudo sobre a memória dos gatos, ainda não há estudos de quanto tempo um gato pode se recordar de acontecimentos e pessoas, porém algumas pesquisas apontam para três anos. Mas certeza mesmo de quanto tempo o gato leva para esquecer seu dono, infelizmente ainda não temos.

Sabemos que ele é capaz de recordar situações favoráveis ou desfavoráveis, guardar na memória a identidade de pessoas e de outros pets, além das sensações das experiências vividas. Ele também tem memória espacial, dando-lhe a capacidade de lembrar-se a localização dos objetos que mais lhe interessam, como comedouro e caixa sanitária.

Quanto tempo o gato pode ficar longe do dono?

Gatos são animais mais independentes que cachorros, mas isso não quer dizer que eles possam ficar sozinhos por muito tempo. Caso seja extremamente necessário, o gato pode ficar de 24 a 48 horas sozinho, com suprimento suficiente para esse tempo (água e comida), bacia sanitária limpa e ambiente enriquecido para não ficar entediado. Caso seja necessário deixar o bichano por mais tempo, é preciso contratar alguém para visitar o gato e verificar se tudo está em ordem, garantindo que não falte água e comida para ele, além de limpar seu banheiro.

Gatos não se adaptam muito bem em hotéis, pois são muito apegados ao ambiente em que vivem, podendo ser um motivo de forte estresse quando tirados de casa e levados para outros lugares. Os hotéis muitas vezes hospedam cachorros e gatos, sendo os latidos um motivo de desconforto para os bigodudos, além do contato com gatos desconhecidos, também hospedados.

Quando o gato sente saudade do dono?

Se for um tutor com quem ele tenha boas memórias afetivas, sentirá falta em poucas horas. Eles podem até demonstrar de maneira mais sutil que os cachorros, mas sentem saudades do seu tutor. Alguns felinos ficam aguardando seus tutores perto da porta da casa, vocalizam mais quando os donos chegam em casa, correm pelo ambiente e podem até ronronar com mais intensidade, demonstrando sua felicidade.

Devemos sempre considerar que cada animal é único e cada vínculo criado com o gato pode variar, assim como suas demonstrações de afeto. Alguns gatos se sentem confortáveis apenas por ter o tutor por perto, em casa, enquanto outros gostam de deitar no colo, ficar se esfregando em suas pernas e miando mais alto. No entanto, essas diferenças não significam que um gato goste mais ou menos do seu tutor, apenas demonstram de formas diferentes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Gatos esquecem os donos depois de 3 dias?, recomendamos que entre na nossa categoria de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Dantas, L.M.S. Comportamento social de gatos domésticos e sua relação com a clínica médica veterinária e o bem-estar animal. Universidade Fluminense, Faculdade de Veterinária, 2010. Disponível em https://wp.ufpel.edu.br/felinamente/files/2017/03/Comportamento-social-de-gatos-dom%C3%A9sticos.pdf. Acesso em 16 de setembro de 2025.
  • Quanto tempo um gato demora para esquecer seu dono? Entenda o complexo funcionamento da mente felina. O Globo, 2024. Disponível em https://oglobo.globo.com/saude/ciencia/noticia/2024/06/23/quanto-tempo-um-gato-demora-para-esquecer-seu-dono-entenda-o-complexo-funcionamento-da-mente-felina.ghtml. Acesso em 16 de setembro de 2025.
  • A memória dos gatos. PROPOVETS Made in Brazil. Disponível em https://www.propovets.com.br/a-memoria-dos-gatos/. Acesso em 16 de setembro de 2025.
  • Oliveira, J. Gatos esquecem os donos depois de 3 dias? Veja o que diz a ciência sobre a memória felina. Blog Cobasi, 2025. Disponível em https://blog.cobasi.com.br/por-quanto-tempo-um-gato-lembra-do-dono/. Acesso em 16 de setembro de 2025.