Gatos calico: significado e características

Gatos calico: significado e características

Você sabia que existem cerca de 600 milhões de gatos no mundo? Um alto percentual deles apresenta o padrão bicolor, sendo o mais comum. Por essa razão, ter um gato de calico é uma verdadeira raridade e, ao mesmo tempo, uma bênção. Se você quer saber o que são os gatos de calico, qual o significado espiritual associado a eles, além de conhecer sua personalidade e as lendas que os envolvem, fique atento ao que compartilhamos neste artigo do PeritoAnimal. Você vai se surpreender!

Os gatos de calico são aqueles cujo pelo apresenta três cores (branco, laranja e preto), mas com uma predominância clara do branco. Além das conotações que determinadas cores possuem em certas culturas, a observação leva especialistas a afirmar que existem traços de temperamento comuns entre gatos de determinadas colorações. Sempre há exceções, mas, de modo geral, acredita-se que os gatos pretos sejam os mais carinhosos e dependentes, enquanto os laranjas sejam os mais alertas e sociáveis.

O que são gatos de calico?

Ao contrário do que muitos acreditam, os gatos de calico não pertencem a uma raça específica. Essa denominação refere-se a um padrão de pelagem muito especial, considerado uma raridade genética. Estima-se que 16 raças felinas possam apresentar o padrão tricolor típico dos gatos de calico. Entre 25% e 80% do seu corpo é branco, e sobre essa base distribuem-se, de forma aleatória e única, manchas nas cores preta e laranja.

Como o cromossomo associado às cores preta e laranja é o X, e as fêmeas possuem a composição cromossômica XX, elas têm uma probabilidade muito maior de serem de calicos. Na verdade, a chance de um gato macho apresentar a coloração tricolor é de 1 em 3.000. Por esse mesmo motivo, os gatos tigrados de pelagem laranja são, na maioria das vezes, machos.

Além disso, para que um gato macho seja de calico, ele precisa possuir um cromossomo X extra, o que resulta em uma expectativa de vida reduzida e em diversos problemas de saúde. Os machos de calico geralmente nascem estéreis e podem desenvolver a síndrome de Klinefelter, que causa comprometimento cognitivo, alterações metabólicas (como diabetes e dislipidemia), ossos mais frágeis e uma maior tendência a acumular gordura, o que aumenta o risco de miocardiopatias.

Tipos de gatos de calico

Você sabia que os gatos calico e a genética estão diretamente relacionados? O padrão tricolor dessa pelagem está sujeito a várias variações:

  • Calico tradicional: o gato apresenta um corpo predominantemente branco, com manchas bem definidas e distribuídas aleatoriamente nas cores preta e laranja vibrantes.
  • Caliby: resulta da combinação do padrão tricolor calico com o tabby (tigrado).
  • Calimanco ou calico diluído: nesse caso, as manchas escuras são azuladas em vez de pretas, e as manchas claras tendem ao tom creme em vez de laranja.

O curioso nome "calico" vem de um tecido de algodão originário da Índia, especificamente da cidade de Calicut. Como você pode imaginar, sua coloração é bastante chamativa, misturando três tons vivos que tornam esses gatos muito apreciados.

Características dos gatos de calico

Além do padrão tricolor (branco, preto e laranja) com manchas distribuídas aleatoriamente, os gatos calicos compartilham outras características físicas. Seu pelo costuma ser curto, muito macio e brilhante, e seus olhos podem ser azuis, verdes, cor de cobre ou até mesmo bicolores (com heterocromia parcial). A análise de seu DNA revela que já no Antigo Egito existiam gatos com esse padrão de pelagem e que, por meio do comércio, eles chegaram tanto ao velho continente quanto à América.

Se você se pergunta quanto tempo vive um gato de calico, saiba que não há grandes diferenças em relação a outros gatos. A expectativa de vida está condicionada, além da genética (relacionada à raça), às condições de vida. Quando vacinado, vermifugado, bem alimentado e estimulado, um gato de calico pode viver entre 15 e 18 anos. No entanto, como mencionado anteriormente, no caso dos machos de calico, essa expectativa de vida tende a ser reduzida.

Diferença entre o gato de calico e o gato escaminha

Os gatos escaminha (ou tartaruga) também são, por razões genéticas, fêmeas em 99,9% dos casos e devem seu nome à semelhança de sua pelagem com o casco de tartarugas. Os machos escaminha são estéreis e apresentam a síndrome de Klinefelter, conforme mencionado anteriormente. Tanto os gatos de calico quanto os escaminha possuem um padrão de pelagem tricolor. No entanto, há algumas diferenças importantes entre eles que merecem atenção:

  • Nos gatos escaminha, a cor predominante é o preto, e não o branco. Eles possuem uma pelagem majoritariamente escura, com manchas avermelhadas e claras misturadas, sem contornos bem definidos. O branco é substituído por tons mais suaves, como creme ou bege. Uma característica marcante é uma mancha na face, geralmente na testa, que lembra uma chama.
  • Seu pelo pode ser semilongo ou até mesmo longo.
  • Seus olhos costumam ter tons de cobre ou laranja escuro.

Assim como os de calico, diversas raças felinas podem apresentar gatos com esse padrão tricolor, entre elas:

  • Maine Coon.
  • British Shorthair.
  • Persa.
  • Cornish Rex

Sem esquecer os mestiços, justamente por provirem de diferentes raças.

Personalidade dos gatos de calico

Os gatos de calico apresentam traços de comportamento semelhantes à raça à qual pertencem. No entanto, ao combinar branco, preto e laranja, tendem a ser muito inteligentes, carinhosos e brincalhões. Porém, como sempre recomendamos em SoyUnGato, não descuide sua socialização nem o enriquecimento ambiental do espaço em que se desenvolve. Dedique tempo diário para brincar com ele e ofereça brinquedos adequados à sua idade, personalidade e estilo de vida.

Raças de gatos de calico

Das 16 raças de gatos que podem desenvolver o padrão tricolor de calico, destacam-se as seguintes por serem as mais comuns:

  • Bobtail japonês: o padrão calico é um dos mais representativos da raça e até é aceito em seu padrão racial.
  • American shorthair: com seu característico manto atigrado, o americano de pelo curto geralmente é encontrado em tonalidades cinzas, no entanto, alguns exemplares também nascem com o padrão de calico.
  • British Shorthair: embora a primeira cor que nos venha à mente seja o cinza azulado, o britânico de pelo curto também pode nascer com o padrão de calico e até com o escaminha. Nessa raça, ambos os padrões não exibem tonalidades tão vibrantes como em outras, fazendo com que seu manto tenha tons mais suaves.
  • Exótico de pelo curto: caracterizado por sua condição braquicefálica, o exótico de pelo curto também pode apresentar o padrão de calico em seu manto.
  • Europeu de pelo curto: nos europeus de pelo curto, todos os padrões e cores são aceitos, sendo o de calico um dos mais comuns e atraentes.
  • Persa: apesar de termos comentado que os gatos de calico geralmente têm pelo curto, há exceções, e a raça persa é uma delas. Assim, aqui também podemos encontrar felinos com esse padrão tão peculiar.

Lembre-se de que os mestiços também podem nascer com a mutação genética que confere o padrão de calico, então não hesite em procurar os abrigos mais próximos de sua residência caso queira adotar um gato de calico. Além disso, responder à pergunta de quanto custa um gato de calico pode ser complicado, por isso recomendamos que você se aproxime de um centro de adoção ou abrigo de animais.

Lenda dos gatos de calico

Seu aspecto não deixa ninguém indiferente, razão pela qual, em algumas culturas, foram símbolo de maus agouros e, em outras, são justamente o oposto. Gatos de calico e significado espiritual parecem não estar em desacordo. A lenda mais enraizada sobre os gatos de calico nesse sentido aponta para o Monastério budista do Tibete.

No século XII, os monges estavam imersos em intensos debates devido às suas discordâncias teológicas e iniciaram um jejum. Durante esse jejum, uma gata de calico e seus três filhotes, também de calico, se posicionaram na porta do monastério.

Os monges as adotaram e, com o passar dos dias, perceberam que a presença das felinas os havia ajudado a se acalmar e a aceitar de bom grado as ideias do outro. Concluíram que se tratava de uma mensagem divina. O branco e o preto representavam o yin e o yang, enquanto o laranja fazia alusão à terra.

Com isso, compreenderam que, na terra, os seres humanos podem se entender e aceitar as discordâncias sem se enfurecer. O fato de serem fêmeas significava que, por serem criadoras de vida, a mudança seria sempre possível. Séculos depois, os marinheiros japoneses acolhiam em seus navios apenas gatas de calico, pois as consideravam um símbolo inequívoco de boa sorte. Na verdade, seus Maneki-neko, ou gatos da sorte, são geralmente de calico.

Um dos seus pintores mais reconhecidos, Utagawa Kuniyoshi, imortalizou no século XIX sua predileção por essas preciosas gatas em várias de suas obras mais famosas. Não há dúvida de que, tanto por sua beleza única quanto por sua genética especial, os gatos de calico nos convidam a querer e admirar ainda mais os felinos. Você concorda?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Gatos calico: significado e características, recomendamos que entre na nossa categoria de Curiosidades do mundo animal.