Gato vomitando e com diarreia: sintomas, causas e o que fazer

Gato vomitando e com diarreia: sintomas, causas e o que fazer

Os problemas gastrointestinais são umas das maiores causas da visita ao veterinário, seja gato ou cachorro. Os gatos costumam ser mais sensíveis a alterações do meio ambiente do que os cães e qualquer mudança nas suas casas, por exemplo, o simples reposicionar ou trocar um móvel de lugar são o suficiente para que o gato fique estressado e manifeste esse estresse através de diarreia e vômito. Por isso, é importante conhecer o seu animal e estar atento a qualquer alteração na rotina e quais as consequências que isso acarreta.

Além de estresse e ansiedade, existem muitas outras causas e doenças que podem provocar gato com diarreia e vômito, sendo mais ou menos graves dependendo da causa. Se o seu gato apresenta algum destes sintomas, continue lendo o nosso artigo do PeritoAnimal para ficar a saber mais sobre gato vomitando e com diarreia, o que pode fazer quando isso acontecer e o que dar para o gato quando está com diarreia e vomito.



Gato vomitando e com diarreia: outros sintomas

Os gatos são animais reservados e independentes que tentam esconder que estão passando mal. Somente quando não aguentam mais é que apresentam sintomas, complicando a tarefa do tutor preocupado e do médico veterinário. Se você tem vários gatos em casa, notou que algum está com estes sintomas e não consegue perceber qual deles tem um problema, ficam aqui algumas dicas para tentar descobrir:

O primeiro de tudo é observar o comportamento de cada um. Normalmente um gato com diarreia e vômito apresenta outros sintomas além dos referidos, como por exemplo:

  • Apatia;
  • Menos apetite;
  • Perda de peso;
  • Postura corporal diferente;
  • Desconforto abdominal;
  • Inchaço abdominal ou flatulência (gato com diarreia e barriga inchada);
  • Desidratação (pelo em mau estado).

Depois de observar esses sintomas no seu gato, é importante que você isole cada um dos animais em divisões diferentes, caso não consiga isolá-los ao mesmo tempo, isole-os alternadamente. Coloque numa divisão fechada o comedouro, o bebedouro e a caixa de areia do seu pet durante um a dois dias e observe a caixa de areia e procure sinais de vômito.

Quando descobrir qual o animal doente você o deve levar ao veterinário para ele poder medicá-lo. Uma diarreia e/ou vômito que persistam mais de 48 horas ou intermitentes não tratadas são preocupantes e exigem tratamento médico antes que possam provocar problemas mais graves.

Gato vomitando e com diarreia: causas

Os gatos são animais muito sensíveis ao seu meio ambiente e muito suscetíveis a problemas gastrointestinais que podem ser causados por inúmeros problemas. De seguida fornecemos uma lista das possíveis causas para gato com diarreia e vômito:

Gato vomitando e com diarreia: bolas de pelo

Como sabemos, os gatos são animais muito limpos e gostam de manter a higiene, assim como cuidar do seu pelo, passando cerca de um terço do dia a se lamber. Além disso, as suas línguas são ásperas, o que faz com que ingiram muito pelo enquanto fazem a higiene. Como consequência, muitos gatos acumulam tricobezoares (bolas de pelo) ao longo de todo o aparelho gastrointestinal, causando tosse seca, náuseas, vômitos, diarreia e, em casos mais graves, perda de apetite e obstrução gastrointestinal, se tratando se uma urgência pois, é muito frequente o tutor afirmar "meu gato está vomitando uma espuma branca e com diarreia".

Gato vomitando e com diarreia: alterações na dieta

Alterar bruscamente a dieta do seu pet, seja em marca ou tipo de ração, pode ser motivo suficiente para o estômago ou o intestino reagirem mal, apresentarem alterações e causarem os sintomas acima referidos. Sempre que quiser alterar a dieta do seu animal você se deve certificar junto com o veterinário qual a melhor dieta e de qual forma deve fazer a transição. O mais aconselhado é realizar a transição durante cerca de uma semana (7 dias) começando por fornecer uma maior proporção da antiga dieta e pouca da nova, chegando no meio da semana com metade de cada uma e terminando com maior proporção da nova do que da antiga, até que só tenha da nova.

Gato vomitando e com diarreia: alterações na rotina ou estresse

Os gatos são animais de hábitos e muito sensíveis a qualquer novidade que possa surgir. Um novo membro na família, visitas em casa, nova casa, novos móveis ou espaço, podem ser suficientes para provocar um distúrbio gastrointestinal como esse.

Gato vomitando e com diarreia: intolerância ou alergia alimentar

Os gatos são animais mamíferos carnívoros por natureza, no entanto o seu aparelho gastrointestinal foi evoluindo ao longo dos tempos e se adaptou às dietas atuais. Contudo, você não deve esquecer que não deve fornecer comida humana ao sue bichano, uma vez que certos ingredientes ou alimentos podem ser tóxicos para gatos e causar à morte. Grande parte dos animais apresentam intolerância alimentar a produtos lácteos ou são alérgicos a alguns tipos de proteína. Não forneça leite de vaca ou derivados para o seu animal pois ele pode reagir mal, vomitar e ter diarreia.

Gato vomitando e com diarreia: ingestão corpos estranhos

Os gatos são muito curiosos e adoram brincar, especialmente com fios e bolinhas. Você precisa ter muito cuidado com esses objetos que o gato possa ter acesso e ingerir. Um corpo estranho linear, redondo ou afiado podem danificar a mucosa gástrica ou intestinal e, até provocar a sua ruptura.

Gato vomitando e com diarreia: golpe de calor

Temperaturas altas podem levar à desidratação do animal e essa desidratação originar um gato com diarreia e vômito. Não se esqueça de ter sempre água fresca à disposição e um local abrigado da luz solar.

Gato vomitando e com diarreia: ingestão tóxicos ou venenos

Um envenenamento ou intoxicação são problemas muito graves e, se não forem tratados, pode levar à morte do animal. É muito comum os gatos que têm acesso à rua caçarem ratos ou ingerirem veneno de ratos. Além disso, você nunca deve auto medicar o seu animal, nem deixar que ele tenha acesso à medicação da casa pois, em muitos casos pode ser fatal.

Tenha atenção que enquanto algumas frutas e legumes podem ter benefícios, outras podem ser prejudiciais. Confira todas essas informações detalhadamente nesse artigo do PeritoAnimal.

Todos esses produtos ou alimentos devem estar guardados num local seguro e caso, exista suspeita de ingestão de algum deles, você deve ir imediatamente ao veterinário. No entanto, existem alguns remédios caseiros para gatos envenenados.

Gato vomitando e com diarreia: problemas hepáticos

Os gatos têm muita tendência para problemas hepáticos, principalmente os idosos, os que estão acima do peso e os que fazem jejuns muito prolongados. Nesses casos, eles podem desenvolver lipidose hepática, ou também denominado fígado gordo. O fígado é responsável por várias funções e quando está com algum problema ele pode originar que o animal apresente vômitos, diarreia, náuseas, icterícia (mucosas amarelas), apatia, perda de apetite e de peso.

Gato vomitando e com diarreia: problemas pancreáticos

Tal como o fígado, o pâncreas também tem influência sobre todo o aparelho gastrointestinal e em casos de pancreatites agudas, crônicas ou outras doenças, pode também provocar os mesmos sintomas que problemas hepáticos.

Gato vomitando e com diarreia: problemas renais

A insuficiência ou doença renal é muito comum em gatos idosos ou em adultos com dietas inadequadas. Geralmente, um gato com problemas renais pode ter os mesmos sintomas que um gato com diabetes como, sede excessiva, urina em excesso e perda de peso.

Gato vomitando e com diarreia: parasitismo

Um gato parasitado com vermes intestinais pode apresentar diarreia e vômito, sendo que em casos muitos graves pode expelir pelas fezes ou pelo vômito pequenos pontos brancos ou mesmo o(s) verme(s) adulto(s). Para prevenir, você deve fazer regularmente a desparasitação interna, sendo o aconselhado de 4/4 meses ou 6/6 meses dependendo do tipo de exposição e do estilo de vida do animal.

Gato vomitando e com diarreia: doenças virais, bacterianas ou fúngicas

E, claro, a qualquer sintoma de um gato vomitando, sembre devem ser consideradas doenças virais, bacterianas ou fúngicas que devem ser diagnosticadas por um veterinário.

Se você procura algum artigo sobre cachorro, vômito, diarreia e falta de apetite ou cachorro com diarreia e vomito e não come, pode consultar esses artigos do PeritoAnimal: cachorro com diarreia e vomito- o que pode ser e ainda remédio caseiro para cachorro com diarreia e vomito.

O que dar para o gato quando está com diarreia e vômito

Antes de mais, um gato nunca pode deixar de comer por mais de 48h pois isso pode levar a consequências hepáticas graves como a lipidose hepática, os gatos são muito sensíveis ao jejum prolongado. Você deve levar o seu gato ao médico veterinário se notar algum dos sintomas referidos acima, pois pode ser algo mais grave que uma gastroenterite leve e passageira.

Em casa, você pode iniciar um pequeno jejum de umas horas (8-12) para acalmar o trato gastrointestinal do animal retirando o alimento e a água e, de seguida, iniciar uma dieta branca, que consiste em arroz e frango cozidos (sem outros ingredientes/condimentos nem ossos) ou peixe cozido sem sal ou espinhas. Além disso, existem outros remédios caseiros que você pode dar. Existe também remédio para diarreia em gatos filhotes. Depois dessa dieta pode fornecer especificamente uma ração para gatos com diarreia para acalmar o aparelho digestivo.

No veterinário, ele pode indicar qual o protetor gástrico, anti-emético, probiótico e antibiótico para diarreia em gatos mais indicados para o caso do seu bichano. Geralmente o metronidazol é um dos antibióticos mais indicados e também, o anti-emético maropitant.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato vomitando e com diarreia: sintomas, causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Bibliografia
  • Hall, E. J., Simpson, J.W. e Williams, D.A. (2005) BSAVA Manual of Canine and Feline Gastroenterology. Second Edition, p334.
  • Marks, S. L. (2016) Chapter 1 - Rational Approach to Diagnosing and Managing Infectious Causes of Diarrhea in Kittens. In: Little, S. E., August's Consultations in Feline Internal Medicine, volume 7, pp1-22, Elsevier.