Os avanços na medicina veterinária e a democratização das informações sobre cuidados felinos resultaram em gatos mais saudáveis e com uma longevidade maior, que hoje pode chegar aos 15 ou 20 anos. Na verdade, já dispomos de métodos eficazes para manejar condições como a demência felina. No entanto, o ciclo de vida segue seu curso e a morte é inevitável. Neste post do PeritoAnimal, vamos nos aprofundar em saber se o gato se despede quando está morrendo ou não.
Saber identificar os sinais que nos alertam de que um gato está morrendo nos ajuda a enfrentar esses dias finais com a mentalidade e a atitude adequadas, a fim de proporcionar a ele a tranquilidade e o carinho de que ele precisa. Graças a isso, quando chegar a hora, você poderá se despedir do seu gato com gratidão e guardar uma lembrança positiva. A seguir, falaremos sobre como saber se seu gato está próximo da morte, se ele intui isso e se despede.
Os gatos sabem quando vão morrer?
De acordo com os especialistas, não podemos afirmar que os gatos saibam quando vão morrer ou que tenham consciência de que o fim de seus dias está próximo. No entanto, temos certeza, com base na observação de seu comportamento evolutivo, de que eles sabem quando não estão bem. Por isso, guiados por seu instinto de sobrevivência, tendem a se isolar em busca de silêncio e calma.
Em seu habitat selvagem, quando os gatos se sentem fracos ou doentes, eles sabem que estão especialmente vulneráveis aos predadores. Portanto, para se manterem em segurança, procuram refúgio e permanecem escondidos até recuperarem as forças e se sentirem plenamente capazes de retomar o seu dia a dia.
Da mesma forma que um gato que se sente perturbado e estressado opta por fugir para se acalmar e recompor a situação, o comportamento dos gatos antes de morrer inclui a evitação e a apatia como seus sinais mais notórios. Curiosamente, os gatos veem a morte em humanos. Graças ao seu sentido olfativo apurado, eles percebem, pelo cheiro liberado pelo acúmulo de toxinas, que um humano está prestes a falecer.
Os gatos realmente se despedem antes de morrer?
Não existe uma resposta cientificamente comprovada que confirme que os gatos se despedem conscientemente antes de morrer. Na verdade, eles não entendem o conceito de "despedida", por ser algo puramente humano. No entanto, muitas pessoas que viveram com esses animais afirmam ter interpretado certos comportamentos como uma forma de despedida.
Pode ser que, na realidade, tais mudanças de comportamento estejam mais relacionadas ao deterioro físico e emocional do que a uma despedida em si. Da mesma forma, dependendo do vínculo estabelecido, é possível que o gato queira passar seus últimos momentos com suas pessoas favoritas, o que pode ser interpretado como uma "despedida" no nosso sistema de comunicação.
Como um gato se despede antes de morrer?
Muitos tutores de gatos falecidos afirmam que os gatos se despedem antes de morrer, mas nem todos concordam na forma de fazê-lo. Vejamos as mais comuns:
- O gato fica mais carinhoso. Uma alta porcentagem deles afirma que, após dias de inatividade, o gato os surpreendeu com sua presença, mostrando-se especialmente carinhoso e carente com seu humano favorito. Ele ronronava, se esfregava e pedia carinho numa clara expressão de despedida, cheia de gratidão para com sua família acolhedora;
- O gato evita ser visto naquele estado. Em outros casos, menos frequentes, o comportamento dos gatos diante da morte consiste em se ausentar. Basicamente, o animal prefere abandonar seu lar para morrer fora dele, impedindo que seus entes queridos o vejam naquele estado.
Seu caráter particular e o apego que desenvolveu com as pessoas com as quais convive vão inclinar a balança para a emotividade ou a discrição, algo, aliás, muito característico dos gatos. É importante destacar que a pergunta sobre por que os gatos saem de casa para morrer não tem uma resposta concreta. Como dissemos, depende da personalidade do gato.
Agora que você já sabe que os gatos se despedem antes de morrer (embora eles realmente não entendam o conceito de "despedida" como nós), pode ser que você se interesse em dar uma olhada no seguinte artigo sobre "Como saber se meu gato está doente".
Reações de um gato antes de morrer
Apesar de, como dissemos, o isolamento e a apatia serem os sinais mais evidentes que respondem à pergunta sobre o que um gato faz antes de morrer, existem outras mudanças em seu comportamento habitual que demonstram sua agonia.
É precisoe observar os seguintes sinais para entender o que o gato fazem quando vai morrer:
- Para de comer e de beber e está visivelmente mais magro. Muitas vezes, isso se deve ao mau estado de seus dentes e gengivas, resultado do próprio envelhecimento. Não é à toa que gatos esvaídos costumam ter halitose;
- Para de se lamber e de usar o arranhador e a caixa de areia: muitas vezes, devido à dor articular e à fraqueza que sente. Outras, por desorientação;
- Não mostra interesse por brincadeiras: prefere passar o dia dormindo sozinho;
- Seus sinais vitais são alterados: ele respirará mais rápido e sua temperatura corporal cairá dos habituais 38-39 °C. Ele buscará lugares quentes. Nosso conselho é que você providencie mantas e camas macias e evite correntes de ar;
- Alguns gatos ficam agressivos como consequência da confusão: chegam a não nos reconhecer e pensam que podemos lhes fazer mal;
- Diarreia, vômitos, convulsões, o aparecimento de caroços ou sangue na urina são outros dos sintomas que podem nos fazer pensar que a morte de um gato está próxima.
O que fazer se um gato estiver prestes a morrer?
O comportamento dos gatos antes de morrer se modifica em comparação com o que eles demonstraram em seus anos de plenitude. Diante desses sinais, devemos priorizar a tranquilidade do felino, fazendo companhia por curtos períodos, quando ele solicitar, para não sobrecarregá-lo. Sempre seguindo a recomendação do veterinário, quando o deterioro for irreparável, optar pela eutanásia é a maneira de evitar que ele sofra dor.
Após o último adeus e a inevitável tristeza pela sua perda, a cremação nos garante que os restos do animal não vão comprometer a saúde pública e que cumprimos a legislação local. Este serviço costuma ser prestado pelas próprias clínicas veterinárias, assim como os trâmites burocráticos necessários para dar baixa nos censos e registros de animais de estimação.
Esperamos que você demore a precisar desse tipo de serviço e que desfrute durante muitos anos da companhia do seu gato. Como sempre, convidamos você a compartilhar suas experiências sobre a maneira como os gatos se despedem antes de morrer. Vamos adorar ler seu relato nos comentários.
Como lidar com a despedida de um gato?
Para aqueles que vivem com animais, o momento da despedida é uma das experiências mais dolorosas. Para lidar da melhor maneira possível e honrar a vida do seu gato, compartilhamos os seguintes conselhos:
- Aceite suas emoções: permita-se sentir tristeza e até mesmo raiva. Chore e lembre-se dos momentos mais felizes que vocês viveram juntos;
- Aproveite cada segundo com seu gato: passe todo o tempo que puder com ele para se despedir com calma e dar todo o carinho de que ele precisa. Ele agradecerá e você também;
- Busque apoio: tanto de seus entes queridos quanto de um profissional, se necessário. Os animais são nossa família e é totalmente normal buscar ajuda profissional para lidar com a sua perda.
Este é um momento muito difícil e queremos dizer que sentimos muito pela sua dor. Durante o processo de despedida e do luto, faça o que você achar que é melhor para você e para o seu gato. Seguir seu instinto fará com que seu gato tenha o melhor final possível e você se sentirá melhor por tê-lo feito. Por fim, recomendamos a leitura de nosso artigo sobre como "Superar a morte de um animal de estimação".
Se pretende ler mais artigos parecidos a Gato se despede quando está morrendo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Geriatria.