Gato pode comer morango?

Gato pode comer morango?

Os pequenos felinos são animais carnívoros acostumados a uma dieta rica em proteína de tecido animal e não precisam de quantidades substanciais de carboidratos, tais como os contidos em frutas como morangos. Por esta razão, os morangos não são um alimento que os gatos devem comer constantemente, apesar de seu alto valor nutritivo e teor de umidade, o que beneficia o trato urinário. Entretanto, de tempos em tempos você pode lhes oferecer alguns pedaços de morangos, sempre com moderação e nunca com frequência, pois sua dieta deve ser baseada em ração para gatos, pois somente isto é capaz de lhes fornecer todos os nutrientes que precisam diariamente nas proporções corretas para manter sua saúde e vitalidade.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para descobrir se gato pode comer morango, seus benefícios, contraindicações e como oferecer a fruta aos felinos.

O morango é bom para os gatos?

Antes de afirmar se morango é bom para o gato ou não, saiba que essa fruta não está na lista de alimentos tóxicos e proibidos para gatos, de modo que podem ser comidos por pequenos felinos sem causar a eles, a princípio, qualquer dano ou envenenamento.

Isto não significa que eles sejam bons e recomendáveis para os felinos, pois os gatos não estão acostumados, e seu organismo não está projetado ou adaptado para comer alimentos ricos em carboidratos como morangos, mas que é de sua natureza serem carnívoros rigorosos como seus antepassados e felinos selvagens, que obtêm todos os seus micro e macronutrientes da presa que caçariam na natureza, o que em nossos gatos equivale a alimentar-se com ração seca ou alimento úmido à base de proteína animal, algo em que os morangos estão extremamente distantes do ponto de vista nutricional.

Além disso, vale a pena mencionar que os gatos não têm a capacidade de saborear o gosto doce, portanto os morangos, assim como outros alimentos doces como outras frutas, não são geralmente seus alimentos preferidos, embora alguns possam estar interessados e até mesmo apreciar pequenos pedaços desses alimentos.

Benefícios do morango para os gatos

Os morangos são uma fruta com inúmeros benefícios graças às suas propriedades nutricionais. Para começar, eles são ricos em umidade ou água, o que favorece muito a saúde renal e geral dos gatos, animais que tendem a beber pouca água e têm um certo grau de desidratação. Portanto, um benefício de oferecer morangos de vez em quando, além de sua ração ou alimento úmido para gatos, é adicionar água extra a sua dieta.

O restante dos benefícios é proporcionado pela quantidade de vitaminas e minerais que os morangos contêm. Estes nutrientes principais incluem os seguintes:

  • Vitamina C
  • Magnésio
  • Cobre
  • Taninos
  • Lecitina
  • Pectina
  • Flavonóides (fisetina)
  • Vitamina B9
  • Potássio
  • Manganês

Destes nutrientes, vale destacar a quantidade de vitamina C e potássio dos morangos, o que é importante para a redução da pressão arterial. Outro benefício dos morangos é que eles reduzem o risco de desenvolver problemas de visão relacionados ao envelhecimento e protegem contra danos oxidativos devido ao seu conteúdo antioxidante. Entretanto, os morangos carecem de proteína, muito menos de tecido animal, tornando-os um alimento totalmente desnecessário para os gatos, pois não são capazes de tirar o máximo proveito de seus benefícios nutricionais.

Como dar morango para um gato?

Se você sabe que morangos não são necessários para a dieta de um gato, mas quer saber como o gato reage se você os oferecer a ele, tenha em mente que você tem que fazê-lo lenta e cuidadosamente. Para começar, você deve remover qualquer parte do morango que não seja o fruto em si, ou seja, o caule e as folhas.

Em seguida, lave-o para tirar qualquer sujeira ou contaminantes prejudiciais ao gato e depois corte-o em pedaços pequenos e coloque-os na tigela de comida habitual do felino. Se o gato não mostrar interesse, não o force ou incentive a experimentá-los, isso só o estressará.

Contraindicações e efeitos colaterais de morango para gatos

Os morangos, embora não sejam um alimento particularmente rico em açúcar, têm muito açúcar para gatos, portanto o consumo deve ser muito esporádico se o gato gosta de morangos. No entanto, algumas contra-indicações de morangos para gatos são:

  • Se o gato estiver com sobrepeso ou obeso.
  • Se o gato for diabético.
  • Se o gato tem cárie ou já teve alguma vez.

Embora menos comuns, alguns gatos também podem sofrer uma reação alérgica após a ingestão, manifestando alguns efeitos colaterais, como por exemplo:

  • Urticária
  • Dificuldades respiratórias
  • Tosse
  • Tremedeira
  • Vômitos
  • Espirros

Outros gatos podem ser afetados por diarreia ou fezes soltas devido a seu efeito laxante, especialmente se for usado em exagero. Também é importante que as folhas não toquem seus olhos ou nariz, pois isto pode causar uma reação de contato alérgica devido a seus efeitos irritantes.

Agora que você já sabe que gato pode comer morango, apesar da fruta não ser recomendada para ele, não perca o vídeo a seguir em que mostramos 7 frutas que os gatos podem comer:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato pode comer morango?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • R. Elices. (2010). Atlas de nutrición y alimentación práctica en perros y gatos. Servet.