Dietas caseiras

Gato pode comer maçã?

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. Atualizado: 10 janeiro 2022
Gato pode comer maçã?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A maçã é, entre todas as frutas, talvez a mais recomendada para os gatos. No entanto, não se recomenda a ingestão rotineira da fruta devido ao seu alto teor de açúcar. Claro, antes de oferecê-la a um felino, é necessário retirar todas as sementes, pois elas podem causar uma grave intoxicação por cianeto em felinos.

Quer saber se um gato pode comer maçã e como? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para descobrir os benefícios desta fruta para a saúde dos gatos assim como as contraindicações que devem ser levadas em consideração.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer maçã?

Índice

  1. Gatos podem comer maçã?
  2. Benefícios da maçã para gatos
  3. Como dar maçã para um gato?
  4. Contraindicações da maçã para os gatos

Gatos podem comer maçã?

As maçãs são frutas altamente digestivas e adstringentes, cultivadas em todo o mundo. Têm origem na Ásia Central e há milhares de anos são cultivadas na Europa, além de terem sido levadas para o continente americano por colonizadores europeus. As maçãs, além de serem frutas que fornecem muita umidade e vitaminas, têm um significado mitológico e religioso nas culturas grega, nórdica e cristã.

Sim, os gatos podem comer maçã mas, sempre com moderação. Apesar de apresentar vários benefícios, não é um alimento totalmente adequado para gatos devido à grande quantidade de açúcar que possuem no seu interior. Apesar disso, não podemos dizer que é um alimento proibido para esta espécie, pois em pequenas quantidades de vez em quando não provoca nenhum prejuízo à saúde felina. Além do excesso de açúcar fazer mal a qualquer organismo, os gatos são carnívoros estritos, por isso foram concebidos para obter a sua energia e a glicose necessária a partir das gorduras e da catabolização das proteínas, por isso precisam da carne para uma alimentação correta e completa. Nesse sentido, não necessitam de fontes de carboidratos como cereais, frutas ou tubérculos.

Benefícios da maçã para gatos

A maçã pode ser muito benéfica quando é dada a gatos que apresentam problemas de trânsito intestinal, como prisão de ventre ou megacólon, pois contêm grande quantidade de fibras solúveis e insolúveis em sua composição, o que facilita o peristaltismo intestinal e, portanto, a deposição. Porém, ao mesmo tempo que apresenta este efeito laxante, é também uma fruta adstringente, que auxilia nos momentos de fezes moles e diarreias devido à sua capacidade de reduzir a inflamação intestinal e o excesso de água, o que facilita a formação de fezes de boa consistência.

Além desses benefícios, as maçãs fornecem vários nutrientes para os gatos, como:

  • Vitamina C
  • Vitaminas do grupo B (B1, B2, B6)
  • Cálcio
  • Potássio
  • Fósforo
  • Antioxidantes
  • Flavonóides
  • Polifenóis

A maçã contém ainda quercetina, um fitoquímico que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, asma, artrite e problemas musculares, além de ácido málico e tartárico, que facilitam a digestão das gorduras.

Como dar maçã para um gato?

Você deve saber que a introdução de um novo alimento na dieta dos gatos deve ser feita de forma progressiva, ou seja, aos poucos, para evitar danos ao organismo. Portanto, se você quer dar uma maçã ao seu gato, é melhor oferecer um pedacinho e ver se ele tem vontade de comê-la. Claro, você deve sempre tirar a casca, pois é mais difícil para o gato mastigar e pode conter resíduos químicos usados ​​na agricultura da macieira que podem ser tóxicos para o gato. Da mesma forma, é fundamental retirar as sementes e o miolo da maçã.

Principalmente se o seu gato for muito guloso ou tiver tendência a comer sem mastigar a comida, é aconselhável cortar a maçã em pequenos pedaços antes de oferecê-la a ele para evitar engasgar ou sufocar. Você também pode esmagá-la para torná-la ainda mais fácil de engolir.

Por outro lado, pode misturar os pedaços de maçã com outros alimentos também adequados para gatos, como carne ou peixe, se o que pretende é preparar uma dieta caseira. Neste outro vídeo falamos sobre 7 frutas que os gatos podem comer:

Contraindicações da maçã para os gatos

Você já viu que os gatos podem comer maçã, mas a fruta não deve ser oferecida a gatos diabéticos, pois esses felinos têm problemas de glicose e a fruta contém grandes quantidades dessa substância. Portanto, nunca se deve oferecer esta ou outras frutas a gatos diabéticos, mesmo que sejam seguras para a espécie felina.

Outro aspecto a se levar em consideração ao dar uma maçã para um gato é retirar completamente as pequenas sementes de seu interior, pois, o mesmo acontece com os caroços ou sementes de outras frutas como pêras, pêssegos, nectarinas ou ameixas, pois podem causar envenenamento porque contêm cianeto.

O cianeto se liga ao íon férrico de uma enzima encontrada nas mitocôndrias das células, responsável pela respiração celular, portanto, quando se liga, a reação de respiração celular (fosforilação oxidativa) é bloqueada, impedindo as células de usarem oxigênio, para que os tecidos sejam deixado sem oxigênio e ocorre um processo de anóxia tecidual que causa sintomas em gatos, tais como:

  • Quedas
  • Instabilidade
  • Pupilas dilatadas
  • Aumento da salivação
  • Mucosas vermelhas brilhantes
  • Dispneia
  • Convulsões
  • Relaxamento do esfíncter
  • Tremores musculares
  • Choque e morte

Devido a este perigo potencial, deve-se ter muito cuidado ao dar maçãs a um gato e evitar que eles ingiram acidentalmente essas sementes, pois podem ser extremamente fatais apesar de serem um alimento nutritivo e saudável.

Agora que você já sabe que os gatos podem comer maçã, desde que sem semente e casca, de preferência, não hesite em continuar aprendendo e descobrindo no PeritoAnimal as frutas e legumes proibidas para gatos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato pode comer maçã?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • J. D. Rode. Manual de toxicología veterinaria. Disponível em: <http://www.rednacionaldeveterinarias.com.uy/articulos/farmacologia%E2%80%8F/Manual_de_toxicolog_a_veterinaria.pdf>. Acesso em 20 de dezembro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Gato pode comer maçã?