Dietas caseiras

Gato pode comer banana?

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 18 março 2022
Gato pode comer banana?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A banana é uma fruta muito saudável e energética, rica em potássio e magnésio, carboidratos e vitaminas, todos nutrientes que fazem dela um bom alimento para a saúde das pessoas. Entretanto, essa fruta não é recomendada para gatos devido à quantidade de açúcar que ela contém. Além disso, a banana não é necessária para a saúde e a ingestão adequada de nutrientes. Outro fator importante a ser considerado é que alguns gatos podem sofrer com alergia a ela e até mesmo ficarem indispostos após sua ingestão.

Você quer saber se um gato pode comer banana, se há algum benefício e como oferecê-la? Bem, continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber tudo sobre isso.

Também lhe pode interessar: Coelho pode comer banana?

Índice

  1. Gato pode comer banana?
  2. Benefícios da banana para os gatos
  3. Como dar banana para um gato
  4. Gatos gostam de banana?

Gato pode comer banana?

As bananas na verdade não fazem mal para os gatos, desde que sejam oferecidas em quantidades muito pequenas e bem de vez em quando, nunca diariamente e certamente não em uma dieta baseada somente em frutas e vegetais. Ao contrário dos animais onívoros que podem tirar proveito e obter nutrientes de vegetais, os gatos são carnívoros por natureza, portanto só obtêm energia e nutrientes essenciais do tecido animal, sendo a proteína animal a parte principal de sua dieta, seguida pela gordura.

Portanto, não recomendamos dar banana para o gato porque ela é rica em carboidratos, especialmente quando muito maduras. Tal teor de açúcar não é bom para o organismo do felino, que não está adaptado a dietas ricas em carboidratos, de modo que seu organismo poderia ser afetado, sendo propenso ao desenvolvimento de doenças como diabetes mellitus ou obesidade. Além disso, alguns gatos podem sofrer uma reação alérgica até mesmo a uma pequena quantidade de banana. Para saber se seu gato está tendo tal reação, procure sinais clínicos como prurido ou inchaço na garganta ou boca, bem como membranas mucosas, sintomas de asfixia ou chiado.

Benefícios da banana para os gatos

Como dissemos, os benefícios da banana são mínimos para os felinos, no entanto, oferecida de tempos em tempos pode fornecer alguns nutrientes. As bananas têm muitos benefícios para as pessoas devido ao seu conteúdo nutricional, incluindo as seguintes propriedades:

  • Potássio
  • Magnésio
  • Fibra
  • Vitamina A
  • Vitamina B1
  • Vitamina B2
  • Vitamina B3
  • Vitamina B6
  • Vitamina C
  • Ácido fólico
  • Vitamina E
  • Vitamina K
  • Taninos
  • Carboidratos

Agora, de todos esses benefícios, quais são realmente úteis para os gatos se eles comerem bananas? O conteúdo de potássio pode ser bom para a saúde do coração e dos rins do gato, mas muito também seria prejudicial. O ácido fólico nas bananas auxilia na criação de novas células e no metabolismo de proteínas, enquanto a fibra ajuda a saúde intestinal do gato, embora o excesso possa levar a diarréia. Com relação a esta última, as bananas também possuem taninos que podem proteger contra esta condição através de sua ação adstringente.

Entretanto, as bananas quase não contêm proteínas ou gordura, os macronutrientes mais importantes para os gatos, portanto é bom oferecer um pouco de vez em quando, mas nunca rotineiramente porque não lhes fornece o que precisam para uma manutenção adequada da saúde e fornecimento de nutrientes.

Como dar banana para um gato

Você já viu que gato não deve comer banana, mas se você faz questão de oferecer a fruta a ele ou conhece algum tutor ou tutora que o faz constantemente, aqui listamos como você deve oferecer banana a um gato para evitar problemas:

  1. Antes de tudo, você deve remover toda a casca da banana, removendo também os fios (chamados floemas) e qualquer outra coisa que possa sufocá-los ou perturbar seu sistema digestivo.
  2. Em seguida, você deve cortar a banana em pequenos pedaços para que o gato não a engula inteira sem mastigar e sem se machucar. Lembre-se de que o gato não está acostumado a comer este tipo de alimento e pode achá-lo muito estranho e até mesmo ficar assustado e engasgar.
  3. Não dê mais de um quinto da banana a um gato adulto.
  4. É também muito importante ficar de olho nele enquanto estiver comendo para detectar quaisquer sinais de alergia e ser capaz de agir rapidamente.

Com que frequência pode dar banana para o gato?

Como mencionado acima, a banana é uma fruta desnecessária na alimentação de um gato, portanto, mais vale nunca dá-la de forma alguma. Entretanto, se você quiser oferecer pequenas quantidades como um prêmio ou como um alimento especial, é melhor dar a fruta muito ocasionalmente. Há outros alimentos muito mais benéficos que você também pode oferecer como um mimo, tais como pedaços secos de atum, peito de frango, etc. Há também outras frutas e vegetais que são muito mais recomendados para estes animais, como abóbora ou morangos, embora também seja importante limitar seu consumo. Neste outro artigo, explicamos em profundidade o que os gatos comem.

Gatos gostam de banana?

A verdade é que os gatos podem não notar o sabor da banana porque não detectam o doce, como sim o fazem em relação a sabores amargos, azedos e salgados. Há uma razão para isso: os gatos selvagens são exclusivamente carnívoros, e a carne animal é composta principalmente de proteína e gordura e poucos carboidratos complexos (ao contrário de frutas como a banana), portanto não precisam detectar o doce, pois a carne não é doce e eles não comem uma dieta rica em carboidratos como outros animais.

Por esta razão, o gato pode gostar ou não de bananas, talvez ele goste da textura e do frescor se você oferecer a ele a banana fria em épocas de calor, mas é diferente de ele realmente gostar do sabor. Certamente é melhor dar ao gato uma ração para felinos, pois somente estes alimentos são formulados com os nutrientes necessários para gatos nas proporções corretas e, se possível, procurar um que contenha pelo menos 40% de proteína.

As dietas caseiras também são uma das melhores opções, pois são feitas de alimentos frescos e naturais, mas precisam ser estabelecidas por um veterinário especializado em nutrição felina para evitar deficiências nutricionais.

Agora que você já sabe que não é recomendado dar banana para os gatos, não perca o vídeo a seguir em que detalhamos o que os gatos podem comer:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato pode comer banana?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • R. Elices. (2010). Atlas de nutrición y alimentación práctica en perros y gatos. Servet.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Gato pode comer banana?