Muitas pessoas acreditam que os gatos são animais muito independentes, que fazem sempre o que querem e que não estabelecem um vínculo verdadeiro com seus tutores. No entanto, qualquer pessoa que já tenha convivido com um gato, especialmente se participou de sua criação desde filhote, sabe que isso não é verdade e que os gatos podem ser animais muito carinhosos e apegados que, sem dúvida, lembram-se de seus tutores e os reconhecem mesmo quando já passou um tempo sem vê-los.
Sou etóloga felina, especializada em modificação de comportamento, e se você se preocupa que o seu peludo possa se esquecer de você, neste artigo do PeritoAnimal explico como funciona a memória dos felinos e respondo à perguntagato esquece o dono em quanto tempo?
Como funciona a memória dos gatos?
Os gatos são animais cognitivamente complexos, muito inteligentes, e a sua capacidade de memorização, assim como a dos humanos e de outros mamíferos, baseia-se em uma série de conexões neuronais entre diferentes partes do cérebro.
O hipocampo é uma das principais regiões cerebrais associadas à memória, pois é nele que muitos lembranças são construídas, organizadas e recuperadas, sejam experiências do próprio animal ou memórias espaciais que lhe permitem se orientar pelo ambiente. Uma vez processadas, muitas dessas memórias “viajam” para outras partes do cérebro, onde ficam armazenadas para poderem ser recuperadas muito tempo depois.
Pois é, os gatos contam com diferentes tipos de memória. Por um lado, a memória de curto prazo permite que eles se lembrem de eventos que acabaram de acontecer e ajam de acordo com isso. Já a memória de longo prazo é a que possibilita, entre outras coisas, lembrar e reconhecer pessoas ou animais da própria família, mesmo que tenha passado muito tempo desde a última vez que os viram.
Além disso, os felinos têm os sentidos muito desenvolvidos e não são capazes apenas de recordar a aparência física de seus tutores, mas também o tom de voz e o cheiro característico de cada um.
Gato esquece o dono em quanto tempo?
É impossível determinar um prazo exato que garanta que um gato tenha esquecido completamente seus tutores. O tempo que uma lembrança leva para desaparecer é muito variável e depende de inúmeros fatores, entre eles a idade do animal, seu estado cognitivo, o vínculo que mantinha com os tutores, o tempo que passou com eles, as circunstâncias da separação, entre outros.
Enquanto alguns animais não demonstram sinais de reconhecer ou de se interessar em interagir com seus tutores após um longo período sem vê-los, outros se lembram da família por toda a vida e são capazes de saber quem foram seus tutores, mesmo depois de anos sem contato.
Como exemplo, um gato que viveu por muito tempo com a mesma família, que tinha rotinas estáveis e que chegou a estabelecer um apego seguro e uma relação de confiança com seus tutores terá uma lembrança mais enraizada deles e será capaz de reconhecê-los mesmo que tenha passado muito tempo desde a separação.
Da mesma forma, a idade do animal é um fator importante, assim como seu estado de saúde. Um filhote muito jovem não tem a mesma capacidade cognitiva que um adulto, já que seu cérebro ainda é muito plástico e está constantemente criando novas conexões neuronais. Por outro lado, um animal muito idoso pode apresentar alterações associadas à idade, como a síndrome de disfunção cognitiva, que afeta a memória e dificulta bastante a recuperação de lembranças.
Gatos esquecem o tutor em 3 dias?
Apesar de ser uma dúvida muito comum entre os tutores de felinos, não existem indícios que comprovem que um gato esqueça seus donos em três dias, nem há base científica que sustente essa ideia.
Essa afirmação surge justamente da crença de que os gatos são animais desapegados e independentes, que não se lembram de seus tutores após alguns dias de separação porque não estabelecem vínculos com eles. Sabemos que isso não é verdade, mas não é possível determinar com exatidão quanto tempo cada animal pode levar para esquecer seus tutores, pois, como já mencionei, são muitos os fatores envolvidos, tanto os relacionados à própria personalidade do felino quanto os associados ao contexto.
Além disso, também não é simples estabelecer até que ponto um gato se lembra do seu tutor, pois os felinos, em geral, não se expressam de forma tão evidente quanto outras espécies, como os cães. Um gato pode estar reconhecendo perfeitamente uma pessoa, mas não demonstrar comportamentos claros que comprovem isso (correr em sua direção, miar, se esfregar, levantar a cauda, etc.). A interpretação da linguagem felina nem sempre é simples, e esse é um dos motivos pelos quais não sabemos com exatidão até que ponto um gato mantém lembranças de sua família.
No entanto, parece bastante claro que os gatos não esquecem seus tutores em apenas três dias, especialmente quando existe uma boa relação de apego e um vínculo forte entre eles. A capacidade de memória dos felinos já demonstrou ser suficientemente desenvolvida para lembrar características, vozes e cheiros por períodos muito prolongados.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Gato esquece o dono em quanto tempo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Curiosidades do mundo animal.