Gato espumando pela boca depois de tomar remédio - Causas

Gato espumando pela boca depois de tomar remédio - Causas

É normal a boca do gato espumar quando toma dipirona? O que fazer quando o gato baba o remédio? A verdade é que a maioria das pessoas que vive com um gato fica assustada quando chega o momento de dar medicamentos a ele. Sabe que será uma situação estressante tanto para eles como para o bichano e, por isso, é muito importante transmitir tranquilidade e que o processo dure o menor tempo possível.

Neste artigo do PeritoAnimal te falaremos sobre por que um gato fica espumando pela boca depois de tomar remédio e te mostraremos truques para que um gato sofra menos estresse e veremos que outras circunstâncias podem provocar que um gato se babe.

Por que meu gato fica espumando pela boca depois de tomar remédio?

Dar medicação oral para um gato não é simples nem divertido. A primeira dificuldade que encontramos é como segurar corretamente um gato enquanto tentamos introduzir o medicamento na boca do animal e, após isso, que o medicamento fique e ele não cuspa. Tudo isso sem levar um arranhão ou mordida do nosso gatinho.

Muitas pessoas acham que os medicamentos líquidos são mais fáceis de administrar que os demais tipos, como as pílulas, as cápsulas, os colírios ou as injeções. Mas mesmo assim, requer paciência, precisão e um pouco de força para que o gato fique quieto e tome a quantidade correta.

Por outro lado, pode parecer que nosso gato está sofrendo uma reação adversa ao medicamento, já que é comum ver o gato com espuma na boca depois de tomar remédio líquido. Inicialmente, isto não deve ser assim, pois o medicamento que foi receitado pelo veterinário é plenamente apto para gatos e passou pelos controles necessários antes de ser comercializado. O gato baba quando lhes damos remédio porque tenta expulsar o mesmo devido ao sabor desagradável em sua boca.

Como dar remédio a um gato resistente?

Algo que preocupa as pessoas que vivem com um gato é como o animal tomará xarope, pode ser que não esteja tomando a quantidade adequada. Muitos medicamentos são absorvidos pelas mucosas, através da pele do interior da boca, de forma que, todo o tempo que o gato mantém o medicamento na boca, este está sendo absorvido. Desta forma, a quantidade de medicamento que é expulsa na baba é muito menor do que parece.

A seguir, te daremos alguns conselhos úteis para facilitar o processo de dar xarope ao seu gato:

  • Os medicamentos líquidos vêm com um gotejador ou seringa para serem administrados. Deve fornecer a quantidade que o veterinário te indicou, nunca mais, mesmo que pense que uma parte vai fora.
  • Com uma mão deve segurar a cabeça do gato e com a outra, introduzir a seringa por um dos cantos, entre a bochecha e os molares, apontando para a parte de trás da cabeça do gato. Se voce precisa de ajuda e não tem ninguém em casa que pode te ajudar, pode enrolar o gato numa toalha, deixando somente a cabeça de fora.
  • Jamais se deve inclinar a cabeça do gato para cima, pois ele pode inalar o remédio e provocar problemas no sistema respiratório. Uma vez que esteja corretamente posicionada a seringa, pressione o êmbolo até esvaziar.
  • Depois pode manter a boca do gato fechada por uns segundos, acariciando a garganta ou soprando sobre seu nariz para estimular a deglutição.
  • No final é muito importante oferecer ao gato um prêmio para deixar a situação positiva.

Com essas dicas, será mais fácil evitar que um gato fique espumando pela boca depois de tomar remédio.

Reações adversas às medicações em gatos

Em raras ocasiões, um medicamento pode provocar uma reação adversa ao seu gato. Se isto acontece, o melhor é procurar imediatamente um veterinário.

Sinais de que seu gato está sofrendo uma reação a um medicamento:

  • Cara inchada.
  • Dificuldade para respirar (asfixia, chiado, tosse estranha, etc.).
  • Colapso.
  • Paralisia parcial das extremidades.
  • Vômitos persistentes. É normal que o gato tente vomitar e que, uma vez que o faça, se sinta melhor pois terá expulsado o medicamento. O problema aparece quando os vômitos são persistentes. Vomitar entre 2 e 4 vezes em menos de 8 horas é motivo de urgência veterinária.

Outras razões pelas quais um gato fica babando ou espumando pela boca

Em algumas ocasiões, pode acontecer que seu gato babe quando tome medicamento como consequência de outro problema e não pelo medicamento em si. Se isso acontece, é comum observar o gato babando em outras situações que podem variar em função da causa:

  • Doenças bucais: a acumulação de tártaro pode provocar que o gato se babe. Você pode tentar levantar o lábio e ver se os dentes tem aparência de cimento, se está inflamada ou inclusive sangra. Peça ao seu veterinário que avalie se o gato tem gengivite, úlcera ou tumores.
  • Problemas para engolir: enquanto brinca pode ter engolido parte do brinquedo e o mesmo ter ficado preso na língua. Pode tentar tirar ou chamar o veterinário para que o ajude. Além disso, pode ter comido algo desagradável, como um inseto com gosto ruim.
  • Pipeta administrada de forma incorreta: se você colocou uma pipeta e observa que o gato saliva em excesso pode ser que o animal babe devido a pipeta, já que não colocamos no lugar indicado e o líquido pode ter alcançado a língua.
  • Insolação: os gatos de rosto plano, como os gatos persas, têm maior probabilidade de sofrer uma insolação. Mesmo que, em geral, os gatos podem sofrer menor insolação que outras espécies, é importante que o gato tenha água fresca e limpa sempre disponível.
  • Tonturas: os gatos não costumam viajar muito, somente para mudar de residência ou ir ao veterinário. Esta situação é altamente estressante para os gatos. Ficar ofegante e respirar com a boca aberta pode provocar que o gato se babe. Em geral, qualquer situação estressante pode provocar isso.

Agora que você já sabe por que um gato fica espumando pela boca depois de tomar remédio, neste outro artigo explicamos por que um gato fica babando quando recebe carinho que também pode te interessar!

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato espumando pela boca depois de tomar remédio - Causas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.