Gato espirrando sangue, o que devo fazer?

Gato espirrando sangue, o que devo fazer?

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos discutir uma das emergências que nós, cuidadores, podemos encontrar. Se trata de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe. São muitas as causas que podem provocar lesões na área nasal, a ponto de gerar uma hemorragia. Ainda que a maioria seja resultante de problemas pequenos, devemos saber em que casos uma visita ao veterinário sera essencial, devido à gravidade do quadro e ao consequente risco para a vida do gato. Então, veremos o que fazer se um gato está sangrando pelo nariz.

Epistaxe nasal em gatos

Como foi dito, a epistaxe consiste na perda de sangue pelo nariz. Nos gatos, muitas vezes pensamos que esse sangramento provém do exterior do nariz, já que não é estranho que, entre os seus semelhantes, eles se arranhem por brincadeiras ou brigas. Este último ponto será mais frequente em gatos com acesso ao exterior, especialmente se forem machos não castrados com fêmeas no cio ao seu alcance e tendência a disputa por questões territoriais.

Portanto, se o nosso gato está sangrando pelo nariz, do lado de fora, o que fazer? Nestes casos se recomenda a castração do gato e o controle, ou mesmo a restrição do acesso ao exterior. Embora essas feridas externas não sejam graves, as lutas repetidas podem causar lesões significativas e transmitir doenças para as quais não há cura, como a imunodeficiência ou a leucemia felina. Além disso, temos que controlar que essas feridas cicatrizem bem, pois, devido às características da pele felina, elas podem fechar em falso e terminar desenvolvendo uma infecção que vai exigir um tratamento veterinário. Se são feridas superficiais é normal que em pouco tempo parem de sangrar e apenas se note um pouco sangue seco no nariz. Podemos desinfetá-las, por exemplo, com clorexidina.

Veremos algumas causas comuns de epistaxe em gatos nas próximas seções.

Gato sangrando pelo nariz. Qual o motivo?

Os espirros podem ser a causa mais frequente da hemorragia nasal. Se o nosso gato espirra e sai sangue, isso pode ser explicado pela presença de um corpo estranho dentro do nariz. Nesses casos, veremos um súbito acesso de espirros e o gato poderá esfregar o nariz com as patas ou contra algum objeto para tentar se livrar do desconforto. A menos que vejamos o objeto apontar, devemos ir ao nosso veterinário para removê-lo se o quadro não se reverte.

O sangramento é explicado pela ruptura de algum vaso ou por lesões causadas por um corpo estranho. Geralmente, esse sangramento consiste em gotículas que veremos polvilhadas pelo solo e pelas paredes. Por essa mesma razão, o gato apresenta sangue no muco, o que também acontece em infecções bacterianas ou fúngicas que se tornam crônicas. Se o nosso gato sangra pelo nariz nessas circunstâncias, o que fazemos? Devemos visitar o nosso veterinário para prescrever um tratamento adequado. Cura a infecção, vai parar de sangrar do nariz.

Quando a hemorragia nasal em gatos é grave?

Existem situações de sangramento nasal em que não podemos esperar que regrida sozinho, ainda que seja o único sintoma que observamos, o nosso gato precisa de uma avaliação veterinária completa para descartar danos mais sérios. Essas situações seriam as seguintes:

  • Traumatismos: nestes casos o gato sangra pelo nariz por um golpe, como pode ser recebido por um carro ou, muito frequentemente, caindo de uma altura. O veterinário deve descobrir de onde vem o sangramento.
  • Envenenamentos: a ingestão de algumas toxinas pode causar hemorragias nasais, anais ou orais. É uma emergência veterinária desde que a vida do gato está em risco.
  • CID: é a coagulação intravascular disseminada que ocorre em casos graves de diferentes alterações, como insolação ou infecção viral. É difícil revertê-lo, por isso, é uma emergência que requer assistência veterinária imediata. A epistaxe em gatos também pode aparecer em outros problemas de coagulação.
  • Tumores: um rápido diagnóstico veterinário é necessário, pois, o seu prognóstico pode melhorar se os detectamos nas fases iniciais.

Portanto, nestes casos, se o nosso gato está sangrando pelo nariz, o que devemos fazer? Ir imediatamente a um centro veterinário!

O que fazer quando um gato está espirrando sangue?

Além das particularidades que comentamos, se o nosso gato sangra pelo nariz, podemos seguir as seguintes dicas:

  • O mais importante é a tranquilidade, mantenha a calma para que o gato não fique nervoso.
  • Pode ser necessário confiná-lo em um espaço pequeno, como o banheiro ou, se o notamos muito nervoso a ponto de causar mais danos, talvez tenhamos que colocá-lo em seu transporte.
  • O colar elizabetano também pode ajudar a evitar que o animal se arranhe e provoque mais feridas.
  • Devemos procurar a origem do sangramento.
  • Podemos tentar aplicar frio na área, embora seja difícil devido ao tamanho do nariz dos gatos. Se utilizarmos gelo, ele deve sempre ser envolvido em um pano. O objetivo é que o frio produza vasoconstrição de modo que estanque o sangramento.
  • Encontrado o ponto de sangramento, podemos pressioná-lo constantemente com gaze.
  • Em caso de lesões no nariz que causam sangramento, devemos limpá-las e desinfetá-las.
  • Se a hemorragia não regredir, se não sabemos a causa ou se trata de casos considerados graves, devemos ir imediatamente ao nosso centro veterinário de referência.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato espirrando sangue, o que devo fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.