Gato atropelado - primeiros socorros

Gato atropelado - primeiros socorros

Infelizmente são muitos os gatos que são atropelados. Tanto animais de rua como domésticos morrem todos os anos nas estradas. Muitas vezes o que acontece é que ficam cegos pelos faróis dos carros e são incapazes de fugir.

Também é normal os gatos refugiarem-se debaixo dos carros para evitar o sol e fazer um cochilo. Seja como for, as lesões causadas por estes acidentes podem ser muito graves e na maioria dos casos requerem atenção veterinária.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe falar sobre as lesões mais frequentes causadas quando um gato é atropelado e como agir perante esta situação. Confira os primeiros socorros para um gato atropelado de seguida.

Como agir no caso de atropelamento

Se encontrar um gato atropelado é importante agir com calma. Se estiver estendido no solo, verifique se respira e se tem pulso. Nos pontos seguintes vamos lhe explicar como deve agir perante diferentes lesões no gato.

Se o golpe não foi muito forte é provável que o gato se refugie debaixo de carros próximos. Estará muito assustado e mesmo que seja um gato doméstico, procurará estar sozinho.

Dê-lhe espaço e vá se aproximando pouco a pouco. Quando o alcançar trate-o com muito cuidado. Pode utilizar uma manta ou toalha para o envolver. Assim evitará arranhões e poderá pegar nele sem exercer demasiada pressão. Se tiver uma caixa de transporte para gatos, utilize-a para o transportar.

É fundamental levá-lo o quanto antes ao veterinário. Embora, como vamos ver de seguida, lhe possa administrar os primeiros socorros, é essencial que o gato seja atendido por um especialista.

Mesmo que não observe lesões externas, lembre-se que pode sofrer de danos internos que precisam de atenção veterinária. Não lhe dê água nem comida pois é provável que o veterinário o medique.

Estado de choque

Depois de uma contusão ou traumatismo, o gato pode entrar em estado de choque. Este estado carateriza-se pelos seguintes sintomas:

  • Palidez na pele
  • Respiração agitada
  • Aumento da frequência cardíaca
  • Perda de consciência

Em casos extremos pode causar a morte. Devemos agir o quanto antes e com muita delicadeza. Acaricie-o enquanto o envolve em uma manta para o levar ao veterinário.

Inconsciência

Quando o gato está inconsciente devemos prestar atenção à sua respiração. Se é irregular e respira com dificuldade deve posicionar o gato de lado com a cabeça ligeiramente inclinada para cima. Assim facilitará a sua respiração. Se não pode ouvir a sua respiração, tome-lhe o pulso. O melhor lugar para tomar o pulso a um gato é na sua virilha, onde as patas posteriores se unem ao quadril.

Como o gato não tem consciência, não sabemos quando tem dor. Por este motivo é melhor colocá-lo sobre uma superfície plana para o mover. Pode utilizar um papelão e colocar por cima uma manta ou toalha. Mexa-o o menos possível e chame de imediato o veterinário.

Feridas superficiais

Se as feridas não forem profundas e não sangrarem em excesso pode curá-las, ou pelo menos desinfetá-las e limpá-las antes de receber o tratamento veterinário. Utilize sempre materiais apropriados.

Limpe a ferida com soro fisiológico para eliminar a sujidade. Pode cortar com muito cuidado o pelo ao redor para não entrar na ferida, especialmente se for um gato de pelo comprido. Uma vez limpa, utilize uma gaze e desinfetante de iodo diluído (iodo, betadine,...) para tratar a ferida.

Pode utilizar o que utiliza para si, mas sempre diluído em uma proporção de 1:10. 1 parte de iodo e 9 partes de água.

Uma vez atendido pelo veterinário, é provável que este lhe recomende utilizar uma pomada cicatrizante que acelerará o tempo de curação.

Hemorragias

Se a ferida não for profunda pode limpá-la como explicamos no ponto anterior. Se o gato apresentar uma hemorragia, com sangue em abundância, deve pressionar a ferida com uma gaze ou toalha e ir de imediato ao veterinário.

O ideal é cobrir a ferida com uma compressa esterilizada e elástica. Não é aconselhável usar um torniquete, pois param a circulação e podem ser perigosos. Se a hemorragia for em uma pata pode fazê-lo, mas não deve pressionar demasiado e nunca o deve manter por mais de 10 ou 15 minutos.

Hemorragias internas

Nos atropelamentos é frequente os gatos sofrerem de lesões internas. Se vir que o gato sangra pelo nariz ou pela boca significa que tem lesões internas. São lesões muito graves que precisam de atenção médica urgente.

Não tape o nariz nem a boca do gato, envolva-o com muito cuidado na mante e leve-o de imediato ao veterinário.

Luxações e fraturas

Quando ocorrem luxações ou fraturas em alguma das extremidades pode ser difícil pegar no gato. Elas são muito dolorosas e causam-lhe muito estresse, pelo que estará na defensiva. Fale para ele com calma até se conseguir aproximar. Mexe nem com cuidado para não o magoar e nunca tente curar uma fratura em casa, pois precisa de atenção médica.

Em muitos casos ocorrem fraturas nas costelas, podendo chegar a perfurar um pulmão. É difícil determinar isso a olho nu. Se suspeita que a fratura está na pata esquerda por exemplo, deite-o sobre o lado direito para o levar, sempre com muito cuidado.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato atropelado - primeiros socorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.