Dietas caseiras

Frutas, verduras e legumes que cachorros podem comer

Eva López
Por Eva López, Jornalista. Atualizado: 27 julho 2023
Frutas, verduras e legumes que cachorros podem comer
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

No seu habitat natural, o cachorro se alimentaria exclusivamente de carne, pois é um animal carnívoro. Através do alimento meio digerido de suas presas, o cão também absorveria os nutrientes e vitaminas fornecidos pelas frutas, verduras e vegetais, que são muito necessários para manter seu organismo em perfeitas condições.

Devido ao processo de domesticação, atualmente o cachorro é considerado um animal carnívoro facultativo e não estrito (ou onívoro facultativo, de acordo com a fonte de estudo), o que significa que ele pode seguir uma dieta onívora, mas dando maior importância à carne e ao peixe. Como em nossa casa o cachorro não pode caçar e somos nós quem fornecemos o alimento para sua sobrevivência, devemos considerar o que nosso cão precisa para selecionar a melhor dieta para ele. Os especialistas sempre recomendam optar por uma alimentação variada, composta principalmente por carne ou peixe e, em pequenas quantidades, frutas e vegetais naturais. Quer saber quais são as melhores? Continue lendo e descubra no PeritoAnimal quais são as frutas, verduras e legumes que cachorros podem comer tranquilamente.

Também lhe pode interessar: Frutas que gatos podem comer

Índice

  1. Benefícios das frutas, verduras e legumes para cachorros
  2. Frutas que cachorro pode comer
  3. Verguras e legumes que cachorro pode comer
  4. Como dar frutas, verduras e legumes para cachorro
  5. Verduras e legumes que cachorro não pode comer
  6. Frutas que não pode dar para cachorro

Benefícios das frutas, verduras e legumes para cachorros

No geral, as rações para cachorros de qualidade contam com as proteínas, vitaminas, minerais, gorduras e óleos que o nosso cachorro precisa de forma equilibrada. No entanto, também apresentam carências nutricionais que, a longo prazo, podem afetar a saúde do nosso cão, tais como a falta de fibra e antioxidantes.

É provável que você já tenha ouvido falar da importância que é para nós ingerir alimentos ricos em antioxidantes para eliminar os radicais livres e prevenir, assim, o envelhecimento prematuro.

No entanto, sabia que para os animais esses alimentos também são bastante benéficos? Uma falta de antioxidantes não vai afetar o cachorro em forma de rugas, mas a oxidação celular se manifesta através de lesões celulares que diminuem o seu sistema imunológico e favorece o aparecimento de doenças degenerativas próprias da velhice, doenças cardiovasculares ou câncer.

Por sua vez, a fibra ajuda a prevenir a prisão de ventre no nosso cachorro e na quantidade proporcional adequada, favorece o sistema digestivo. É importante ressaltar que a porcentagem que o nosso organismo precisa de fibra, não é a mesma necessidade do cachorro.

Os veterinários recomendam que a fibra não supere 3,5% da dieta, pois um excesso poderia resultar em uma obstrução do tubo digestivo, entre outros problemas. No entanto, consumida adequadamente pode ser bastante benéfica para o nosso cachorro.

Se a ração que oferecemos ao nosso cachorro não apresentar antioxidantes, nem fibra, a melhor forma de complementar sua alimentação é através das frutas e legumes crus. Além de suprir as carências da ração, quebramos com a rotina alimentar do nosso companheiro, oferecendo uma dieta variada que lhe ajudará a não enjoar rapidamente da comida, evitando assim, que ele deixe de comer a ração.

Frutas, verduras e legumes que cachorros podem comer - Benefícios das frutas, verduras e legumes para cachorros

Frutas que cachorro pode comer

Embora existam muitas as frutas recomendadas para cachorros, vale salientar que nem todas as frutas que cachorro pode comer, pois muitas delas são altamente tóxicas para eles. As melhores frutas para cachorros são as seguintes:

  • Mirtilos. Uma das características mais destacadas dos mirtilos é que a fruta é rica em antioxidantes, sendo uma das melhores para prevenir o aparecimento de doenças relacionadas com o coração do nosso cachorro. Além disso, também são ricos em vitamina C e fibra. É importante lembrar de retirar as sementes que se encontram no seu interior antes de dar este alimento ao seu cachorro, pois estas podem lhe causar graves danos.
  • Maçã. Tanto pelas suas propriedades digestivas e adstringentes, ideais para tratar a diarreia em cachorros e outros problemas estomacais, quanto pela grande quantidade de vitamina C, cálcio e propriedades anti-inflamatórias, a maçã é uma das frutas que cachorro pode comer que faz muito bem. Antes de oferecer a fruta, lembre-se de a lavar bem, retirar o talo e as sementes. Se você quiser dar a maçã para tratar a diarreia, é melhor tirar a casca, mas se a quiser dar para combater a prisão de ventre, dê ao seu cachorro pedaços de maçã com casca.
  • Pera. 80% da sua composição é água, por isso o seu valor calórico é muito baixo. É uma fonte perfeita de fibra e potássio, que além de favorecer o trânsito intestinal, contribui com a prevenção das condições cardiovasculares. Cachorros com diabetes também podem se alimentar da pera.
  • Banana. Esta fruta contém uma grande quantidade de fibra insolúvel, mas a ingestão em excesso, pode provocar graves consequências no cachorro. Em quantidades muito pequenas, a banana pode ser bastante benéfica para ele e ajuda a combater a prisão de ventre, para aqueles que sofrem com o problema. Se o seu cachorro se encontra em perfeitas condições e, após a ingestão da banana, apresentar diarreia, elimine esta fruta da dieta dele.
  • Damasco e pêssego. Ambas as frutas são ricas em fibra solúvel e, por isso, favorecem a regulação do trânsito intestinal no nosso cachorro. Além disso, o sua grande quantidade de ferro, possibilita a prevenção do aparecimento de anemia. Essas frutas também são fontes naturais de antioxidantes e são compostas principalmente por água, por isso não promovem a obesidade no nosso cachorro. É recomendado retirar as cascas antes de oferecer essas frutas ao seu cachorro.
  • Morango. Tal como os Mirtilos, os morangos apresentam os melhores antioxidantes, por isso são ideais para manter a saúde da pele do seu cachorro e prevenir a oxidação celular. Além disso, são altamente benéficas para os seus ossos e contam com propriedades diuréticas e digestivas que melhoram o seu trânsito intestinal.
  • Melancia. Estão também são compostas principalmente por água, recomendadas em pequenas porções e sem sementes, pode ajudar ao nosso cachorro combater o calor corporal. Além disso, devemos oferecer a melancia com moderação pelo sua grande quantidade de frutose.
  • Melão. É uma excelente fonte de vitamina A e E, além de contar com fortes propriedades diuréticas e antioxidantes muito importantes para manter a saúde do nosso cachorro. Como as outras frutas citadas, devemos retirar as sementes e cortar a fruta em pedaços, antes de oferecer ao nosso fiel companheiro.
  • Kiwi. Devido à sua elevada quantidade de vitamina C, fibra e potássio, é uma fruta altamente recomendada para combater a prisão de ventre. Sem dúvida, é uma das frutas que cachorro pode comer, pois melhora o trânsito intestinal; no entanto, deve ser oferecida com moderação devido à quantidade de açúcar que contém.

Verguras e legumes que cachorro pode comer

No geral, os melhores legumes para cachorros são os de folhas verdes, pela grande variedade de vitaminas que contêm, além das suas propriedades antioxidantes, fibra e muitos outros benefícios. No entanto, não são as únicas, pois dentro dos legumes bons para cachorros, existem outros ricos em betacarotenos, que fortalecem a imunidade, muito recomendados.

  • Espinafre. Este vegetal ajuda o nosso cão a regular o movimento intestinal devido ao seu conteúdo de fibras. Além disso, é rico em vitaminas A, C, E, B e F. No entanto, deve ser oferecido com moderação porque contém ácido oxálico, que pode favorecer a formação de cristais de oxalato de cálcio em combinação com o cálcio, e nitratos, que podem causar metemoglobinemia. Devemos fornecer este vegetal ao nosso cão bem lavado, preferencialmente cozido a vapor e cortado em pedaços. Cães com problemas renais ou anemia não devem consumir espinafres.
  • Ervilha. São um dos melhores vegetais para cães por várias razões; na verdade, é comum encontrá-las em muitas receitas de rações e comida caseira para cães. Contêm uma grande quantidade de proteínas e fibras, e muito pouca gordura, o que favorece o trânsito intestinal e ajuda a manter a saúde do cão em perfeitas condições. É recomendável oferecê-las cozidas a vapor, sozinhas como recompensa ou misturadas com outros ingredientes em caso de oferecer uma refeição caseira ao cão. Se o seu cão não está acostumado a mastigar a comida, não lhe dê ervilhas, ele pode engasgar.
  • Alface e repolho. Ambos os vegetais são ricos em ferro, antioxidantes e têm propriedades analgésicas e depurativas. Antes de dar esses alimentos ao cão, também devemos lavá-los e cortá-los em pedaços para evitar possíveis engasgos. Em ambos os casos, podem ser oferecidos crus ou cozidos a vapor. No entanto, não é recomendado abusar do seu consumo.
  • Aipo. Assim como o aipo é altamente benéfico para nós, também é para o nosso cão. No entanto, em quantidades moderadas, lavado e bem cortado. É também um potente antioxidante natural, tão importante para manter a saúde do nosso cão em perfeitas condições; é diurético, digestivo, anti-inflamatório e fortalece o sistema imunológico. É ideal para cães com artrite, pois ajuda a reduzir a dor. Você pode fornecer este vegetal na sua forma natural ou preparar um suco e oferecê-lo ao seu cão uma vez por mês, de manhã e em jejum. Não é aconselhável dar este alimento mais de duas vezes por mês.
  • Feijão verde. Ricos em vitaminas A e C e com propriedades antioxidantes, digestivas e, acima de tudo, energéticas, esses vegetais são altamente benéficos para o nosso cão em quantidades moderadas. Devem ser oferecidos cozidos ou cozinhados a vapor e cortados em pedaços.
  • Cenoura. Podemos dizer que a cenoura é um dos melhores vegetais para cães devido às suas propriedades antioxidantes, depurativas e digestivas. São ricas em betacarotenos e, portanto, destacam-se pela sua capacidade de beneficiar a visão e o sistema imunológico. Além disso, a cenoura é um alimento ideal para tratar a diarreia em cães, sempre sob supervisão veterinária e com a causa claramente identificada. Por fim, crua ajuda a fortalecer os seus dentes e a prevenir o tártaro. O ideal é oferecê-la cozida ou cozinhada a vapor, mas também pode ser dada crua, previamente descascada e cortada, quando se pretende favorecer a saúde dental. É importante controlar as quantidades para não dar em excesso.
  • Abóbora. É recomendada, especialmente, para cães que sofrem de prisão de ventre. É rica em fibras, antioxidantes e diuréticos, por isso podemos fornecê-la de forma moderada, sempre descascada, cortada e sem sementes. Como nos casos anteriores, é aconselhável cozinhá-la a vapor ou fervida.
  • Brócolis e couve-flor. Ambos os vegetais estão repletos de vitaminas e minerais, são antioxidantes, depurativos e digestivos. O mais aconselhável é cozinhá-los fervidos ou a vapor, mas também podem ser consumidos em pequenos pedaços crus (sem o talo e bem lavados).
  • Abobrinha. Na quantidade adequada, a abobrinha é um excelente vegetal para os cães devido à sua grande quantidade de água, vitaminas, fibras, minerais e baixo teor calórico. No entanto, contém cucurbitacinas, por isso, em excesso, pode ser tóxica, daí a importância de controlar a quantidade. É conveniente remover a pele, o talo e lavá-la antes de oferecê-la ao cão. Pode ser oferecida crua, cozida, a vapor, assada ou triturada.
  • Batata. Este tubérculo muitas vezes está nas listas de alimentos tóxicos para cães devido à solanina presente nas partes verdes do produto. No entanto, descascando a batata, retirando todas as partes verdes e cozinhando-a, reduz-se a solanina e ela se torna um alimento adequado. Portanto, nunca devemos dar batata crua ao nosso cão, mas sim da forma descrita anteriormente.
  • Batata-doce. É uma excelente fonte de carboidratos, vitaminas A, C e E, bem como de potássio e fósforo. De forma ocasional, como recompensa ou petisco, ou como parte da dieta caseira seguindo as indicações de um profissional, é um vegetal muito bom para cães. Deve ser oferecido descascado e cozido, nunca cru.
Frutas, verduras e legumes que cachorros podem comer - Verguras e legumes que cachorro pode comer

Como dar frutas, verduras e legumes para cachorro

Tal como referimos no início, os cachorros são animais carnívoros, portanto, as frutas e legumes devem ser um complemento para ajudar a suprir as carências da ração. Os especialistas e veterinários recomendam que 15% ou 20% da dieta do nosso cachorro seja composta por frutas e legumes, não mais que isso.

Devemos ter em conta que o organismo do cachorro não é igual ao nosso, por isso, não precisa das mesmas quantidades de alimentos que nós. Assim, se a nossa dieta deve ser composta por uma porcentagem considerável de frutas e legumes, a do cachorro não. O elevado grau de açúcar que as frutas contêm, por exemplo, não é recomendado para os cachorros tanto quanto é para nós, pois para os cachorros o açúcar em grande quantidade pode ser tóxico.

Se a ração que damos ao nosso cachorro já contém frutas e legumes, a quantidade destes alimentos crus deve ser menor. Se não for composta por estes produtos, então teremos de lhe dar cerca de 15% na sua versão natural. Como? Devemos dar a nosso cachorro todas as frutas descascadas e cortadas em pedaços, sem sementes nem caroços. Os legumes, por sua vez, terão que ser lavados e cortados em pedaços também, lembre-se que isso é essencial para evitar a asfixia do cachorro.

Não é recomendável dar mais de uma vez por semana frutas e legumes naturais, nem oferecer sempre o mesmo legume ou fruta. Devemos ir variando e intercalando.

Frutas, verduras e legumes que cachorros podem comer - Como dar frutas, verduras e legumes para cachorro

Verduras e legumes que cachorro não pode comer

Algumas verduras podem ser muito tóxicas para o seu cãozinho. Caso ofereça qualquer um desses alimentos em grande quantidade, seu cachorro corre o risco de contrair doenças graves, podendo ter anemia profunda, por exemplo. Alguns alimentos são prejudiciais tanto para os cachorros, quanto para os humanos.

Algumas verduras que cachorro não pode comer:

  • Cebola e alho: Podem causar anemia e problemas no sistema digestivo.
  • Batata crua: Contém solanina, que é tóxica para os cães.
  • Berinjela: Contém solanina e outras substâncias tóxicas para cães.
  • Pimentas e pimentões: Podem causar desconforto gastrointestinal em alguns cães.
  • Cogumelos: Alguns cogumelos selvagens podem ser venenosos para os cães.
  • Milho na espiga: A espiga de milho pode causar obstrução intestinal.
  • Abacate: Contém persina, uma substância tóxica para os cães.
Frutas, verduras e legumes que cachorros podem comer - Verduras e legumes que cachorro não pode comer

Frutas que não pode dar para cachorro

Algumas frutas, assim como o chocolate, possuem toxinas que podem causar sérias alterações no organismo do cachorro, como por exemplo alterações neurológicas, atrapalhar no funcionamento dos rins, além de prejudicar o coração deles.

Mesmo que algumas frutas sejam permitidas para alguns cachorros, nem todos vão tolerar as propriedades dessas frutas. Por isso, é fundamental que o tutor ofereça em pequenas quantidades para perceber como seu cãozinho reage com essa alimentação, caso não se adapte bem, suspenda imediatamente.

Algumas frutas que não pode dar para cachorro são:

  • Uva
  • Açaí
  • Carambola
  • Abacate
  • Cítricos

Para conhecer a lista completa de frutas e legumes que você não deve oferecer ao seu pet, confira também o artigo Frutas e legumes proibidos para cachorro.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Frutas, verduras e legumes que cachorros podem comer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • “What Vegetables Can Dogs Eat?”. Wendy Newell. 2018, 13 August. Acessado em 28 de novembro de 2019. Disponível em: https://www.whole-dog-journal.com/food/what-vegetables-can-dogs-eat/
  • “What Fruits Can Dogs Eat?”. Sassafras Lowrey. 2018, 13 August. Acessado em 28 de novembro de 2019. Disponível em: https://www.whole-dog-journal.com/food/what-fruits-can-dogs-eat/
  • “Some food toxic for pets”. Natália Kovalkovičová, Irena Šutiaková, Juraj Pistl, Václav Šutiak. 2009, 28 Sep. Acessado em 28 de novembro de 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2984110/

Vídeos relacionados com Frutas, verduras e legumes que cachorros podem comer

1 de 2
Vídeos relacionados com Frutas, verduras e legumes que cachorros podem comer

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Vera Lucia
Amei a informação mas gostaria de saber se a laranja e mamão pode dar para os peta.E como posso dar os legumes cozidos ou cru ralados obtigado
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Vera Lucia. Tudo bem? Sim, cachorro pode comer laranja e mamão, mas ofereça a ele como prêmio, não como parte importante de sua alimentação, está bem? E eles também podem comer legumes cozidos e crus ralados da mesma forma que falamos.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal.
A sua avaliação:
Ney
Cachorro pode comer mamão
A sua avaliação:
Erivanete dos Santos Tarquino
Matéria excelente, bastante útil, a bastante em minhas dúvidas. Agradeço.
A sua avaliação:
Pablo Dione da Silva
Oii gostei muito do artigo,meu filgote comeu algumas uvas e estou preocupado ao saber que pode fazrr mal,me ajudem eu n sei oque fazer,devido isso automaticamente ela pode adoecer??
A sua avaliação:
Ilza
Meu cachorro tem muita fome mas está muito magro mesmo comendobem
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ilza! Este artigo pode te ajudar a encontrar a causa do problema: https://www.peritoanimal.com.br/porque-o-meu-cachorro-nao-engorda-20672.html

A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Ana Flávia
Eu adorei o artigo!
jose medeeiros
gostei e muito interessante tenho uma duvida posso alimentar meu cao diabetico com arroz natural vegetais frango iogurte e dispensar
a raçao
Luísa Savala
Oi José! Temos dois artigos que podem te ajudar, um sobre a diabetes em cães e outro sobre dieta para cachorros diabéticos, confira: https://www.peritoanimal.com.br/diabetes-em-caes-sintomas-e-tratamento-20302.html
https://www.peritoanimal.com.br/dieta-para-cachorros-diabeticos-20502.html
De qualquer forma, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Simone
Posso dar iogurte e queijo para meu cachorro?
Luísa Savala
Oi Simone! Se o seu cachorro tiver uma dieta balanceada, pode sim! Temos um artigo no PeritoAnimal que da alguns exemplos de dieta: https://www.peritoanimal.com.br/exemplo-de-dieta-barf-ou-acba-para-cachorros-20026.html
No entanto, o ideal sempre é buscar ajuda de um médico veterinário para te auxiliar.
Niza
Excelente artigo!
1 de 5
Frutas, verduras e legumes que cachorros podem comer