Formas de dizer te amo para um cachorro

Formas de dizer te amo para um cachorro

O cérebro humano permite que sejamos os únicos animais que tenham consciência de nossa própria morte. Essa capacidade um pouco inquietante é a única que nos permite considerar outros tipos de perguntas que nos inquietam. No caso das pessoas amantes de seus animais, uma dessas perguntas é "como dizer que eu amo meu cachorro?". Se você também se pergunta isso, não perca este artigo do PeritoAnimal, onde te contamos formas de dizer te amo para um cachorro e te ajudamos a resolver essa e outras dúvidas relacionadas ao tema para que o seu pet se sinta realmente amado!

Eu amo meu cachorro: como dizer a ele?

Eu sei que você já parou para pensar: "eu amo meu cachorro, mas não sei como dizer isso a ele", uma vez que a compreensão dos animais é diferente da dos humanos. Porém, existem certos atos de nossa parte que podem dar a entender ao nosso cachorro o amor que sentimos por ele e que estamos preocupados com seu bem-estar. Algumas dessas formas de dizer te amo para um cachorro são:

  • Levá-lo para passear: os cachorros gostam de sair para passear e ainda mais com um membro de um grupo com o qual ele tem um forte vínculo social e afetivo. Então, sair para caminhar com seu cachorro é o principal modo de demonstrar-lhe como ele é importante para você e o carinho que você tem por ele.
  • Dar-lhe liberdade nos passeios: levar o seu cachorro para passear e dar-lhe certa liberdade para explorar, marcar território em alguma árvore e socializar com outros cães é algo que eles agradecerão e também entenderão que você faz porque o ama.
  • Não castigá-lo: o castigo, além de não ser efetivo, pode prejudicar seriamente a relação com o seu cachorro. O ideal é optar pelo reforço positivo. Tratar seu cachorro com carinho e compreensão será também outra forma de fazê-lo entender que você tem amor por ele.
  • Preocupar-se com ele: preocupar-se em aprender, conhecer e compreender a linguagem gestual e corporal do cachorro é fundamental. Ele deve se sentir compreendido quando "fala" posturalmente, porque isso gera uma grande relação de apego com seu tutor humano e ao mesmo tempo faz com que ele sinta a consideração que você tem por ele.
  • Proteger-lhe de perigos: proteger o seu cachorro diante de uma situação que lhe gere medo e fazer com que ele se sinta seguro com você é fundamental para seu bem-estar e tranquilidade. Além do mais, gera um estado de confiança que o fará associar a sua imagem com a ideia de segurança e fará com que ele te veja como fonte de serenidade.
  • Passar tempo com ele: compartilhar tempo com seu cachorro sem necessidade que seja durante a prática de uma atividade física, como caminhar com ele, é outra forma de demonstrar que você ama seu cachorro.
  • Brincar com ele: talvez o ato mais óbvio de realizar para que um cachorro se sinta querido por seu tutor seja brincar com ele. Quando um animal associa seu companheiro com momentos de entretenimento, sem dúvidas isso irá gerar um forte laço afetivo entre vocês.

E mesmo que os cachorros não tenham a mesma compreensão que os humanos, você sempre pode dizer para ele: te amo, cachorro, porque o amor não precisa ser compreendido para ser sentido.

Agora você já sabe formas de dizer te amo a um cachorro, mas e o inverso? Como saber se o cachorro te ama?

Cachorros gostam de beijos?

Fisicamente não há dúvidas de que os cachorros sentem os beijos, mas sobre saber se os cachorros interpretam os beijos como os humanos, com certeza não. Se você se pergunta se cachorros gostam de beijos saiba que existem os que tem uma relação excelente com os seus tutores, mas não suportam serem beijados por eles. As demonstrações de afeto tão tipicamente humanas como os beijos são muito difíceis de serem compreendidas pelos animais.

Então, se os cachorros não curtem muito os beijos, como posso demonstrar que eu amo meu cachorro? O melhor modo, sem dúvidas é passando a maior quantidade de tempo com ele e gerar um estado de bem-estar. Quando o animal associa esse sentimento ao seu cuidador humano, seguramente tomará essa sensação como uma demonstração de afeto por sua parte.

A verdade é que com mais amor que você beije um cachorro, a ele custará muito, para não dizer que seja impossível, tomar essa atitude como uma demonstração de amor ou carinho, assim como enxergamos nos termos humanos.

Para saber mais, você também pode consultar esse outro artigo do Perito Animal que tem recomendações gerais para fazer o seu cachorro feliz.

Como saber se um cachorro é feliz?

Se os cachorros não tem a capacidade de compreender em toda a sua magnitude as demonstrações de carinho ou de amor por parte das pessoas, se não podem saber que são queridos e amados, se muitas vezes os gestos excessivos de carinho chegam a ser até incômodos para eles, quais são as melhores formas de dizer te amo para um cachorro? E se eles não sabem que os amamos, será que eles são realmente felizes? E se não são, como nós, humanos, podemos saber que o cachorro com o qual vivemos não é feliz?

Todas essas perguntas, produto exclusivo da excepcional mente humana, podem chegar, inclusive, a angustiar severamente as pessoas que as questionam.

O melhor conselho para obter uma resposta real, racional e não imaginária e idealizada é observar atentamente as condutas diárias do animal em questão e conhecer as bases da comunicação canina, dando ênfase para a linguagem gestual e corporal dele.

Sinais de um cachorro feliz

Um cachorro com atitude relaxada, que não demonstra temor diante da presença do seu tutor, que apresenta uma expressão facial com olhos bem abertos, orelhas em posição normal, cauda baixa, mas não entre as patas, uma postura de convite a brincadeira e que se aproxima do seu tutor quando o vê chegar, infere uma boa relação. É um parâmetro que faz supor um estado de felicidade e bem-estar do animal. Para mais informação não deixe de consultar esse outro artigo com 46 maneiras de fazer seu cachorro cachorro feliz.

Outro parâmetro é saber que o cachorro em sua rotina diária pode desenvolver e executar padrões de conduta típicos de um cachorro, ou seja, realizar caminhadas, farejar e deixar mensagens químicas a outros cachorros, realizar uma tarefa como avisar se há estranhos dentro do território, interagir com outros cachorros, entreter-se mordiscando algum osso ou algum substituto que faça as vezes de um osso, etc., além de outras típicas posições que demonstram que um cachorro é feliz.

Enfim, um cachorro que se permite fazer coisas de cachorros, além de ter um forte, positivo e afetuoso vínculo com seu companheiro humano, permite inferir com um alto grau de realismo que é um cachorro feliz, que sabe que é amado e pode oferecer de volta todo o seu amor de cachorro.

E por falar em amor de cachorro, não deixe de conferir o nosso vídeo com 10 sinais de que o seu cachorro te ama.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Formas de dizer te amo para um cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Desmond Morris. (1996). Guía para entender a los perros. Ed. EMECÉ.
  • Konrad Lorenz. (1985). Consideraciones sobre las conductas animal y humana. Ed. Planeta-Agostini.