Festival de Yulin: carne de cachorro na China

Festival de Yulin: carne de cachorro na China
Imagem: Reprodução/Wikipedia

Desde 1990 no sul da China acontece o festival de Yulin de carne de cachorro, onde, como o nome já indica, se consome carne de cachorro. São muitos os ativistas que lutam todos os anos pelo fim desta "tradição", no entanto o governo chinês (que observa a popularidade e o mediatismo de tal evento) não considera deixar de realizar.

Nesse artigo do PeritoAnimal mostramos os principais acontecimentos e a história do consumo de carne de cachorro uma vez que, na América Latina e na Europa, os ancestrais também consumiam carne de animais domésticos, tanto por fome como por hábito. Além disso, vamos explicar algumas irregularidades que acontecem nesse festival e também o conceito que muitos asiáticos têm sobre o consumo de carne de cachorro. Continue lendo esse artigo sobre o Festival de Yulin: carne de cachorro na China.

Consumo de carne de cachorro

Atualmente encontramos cachorros em praticamente qualquer lar doméstico do mundo. Por essa mesma razão, muitas pessoas acham o fato de comer carne de cachorro algo maldoso e monstruoso pois não compreendem como o ser humano pode alimentar-se de um animal tão nobre.

No entanto, é também uma realidade que muitas pessoas não têm problema em ingerir alimentos tabu para outras sociedades como por exemplos as vacas (um animal sagrado na Índia), o porco (proibido no islão e no judaísmo) e o do cavalo (muito reprovado nos países nórdicos europeus). O coelho, o porquinho-da-índia ou a baleia são outros exemplos de alimentos tabu em outras sociedades.

Avaliar quais animais deveriam fazer parte da dieta humana e quais não deveriam não é um tema controverso nem polêmico, é apenas uma questão de analisar os hábitos, a cultura e a sociedade, afinal, eles modelam a visão da população e direcionam para um ou outro lado de uma linha de aceitação e condutas.

Países onde se come carne de cachorro

Saber que os antigos astecas se alimentavam de carne de cachorro pode parecer algo longínquo e primitivo, uma conduta reprovável mas compreensível pela época. No entanto, seria igualmente compreensível se você soubesse que essa prática foi vivenciada nos anos 20 na França e na Suíça em 1996? E também em alguns países para atenuar a fome? Seria isso menos cruel?

Porque os chineses comem carne de cachorro

O festival de Yulin começou a celebrar-se em 1990 e o seu objetivo era comemorar o solstício de verão a partir do 21 de Julho. Um total de 10.000 cães são sacrificados e degustados pelos residentes asiáticos e turistas. Considera-se que promove a boa sorte e a saúde de quem o consome.

No entanto, este não é o início do consumo de carne de cachorro na China. Anteriormente, durante as épocas de guerras que provocavam muita fome entre os cidadãos, o governo decretou que os cachorros deviam ser considerados um alimento e não um animal de estimação. Por essa mesma razão, raças como o Shar Pei estiveram à beira da extinção.

A atual sociedade chinesa está dividida, pois o consumo de carne de cachorro tem os seus defensores e detratores. Ambos os lados lutam pelas suas crenças e opiniões. O governo Chinês, por sua vez, se demonstra imparcial afirmando que não promove o evento, também afirma agir com contundência diante dos roubos e envenenamentos dos animais de estimação.

Festival de Yulin: por que é tão polêmico

Comer carne de cachorro é um tema controverso, tabu ou desagradável segundo a opinião de cada pessoa. Não obstante, durante o festival de Yulin algumas investigações concluíram que:

  • Muitos cachorros são maltratados antes da morte;
  • Muitos cachorros sofrem fome e sede enquanto esperam pela morte;
  • Não existe um controle sanitário dos animais;
  • Alguns cachorros são animais de estimação roubados de cidadãos;
  • Especula-se sobre o mercado negro de tráfico de animais.

Cada ano o festival reúne ativistas chineses e estrangeiros, budistas e defensores dos direitos animais contam aqueles que praticam a matança de cachorro para o consumo. Destinam-se grandes quantidades de dinheiro a resgatar cachorros e, inclusive, acontecem motins graves. Apesar disto, parece que ninguém consegue travar este evento repugnante.

Imagem: Reprodução/BBCBrasil

Festival Yulin: o que você pode fazer

As práticas que acontecem no festival de Yulin horrorizam as pessoas de todo o mundo que não hesitam em se envolver para acabar com o próximo festival. Figuras públicas como a Gisele Bundchen já pediram o fim do festival de Yulin ao governo chinês. Acabar com o festival é impossível se o atual governo chinês não intervir, no entanto, pequenas ações podem ajudar a mudar esta dramática realidade, são elas:

  • Boicote os produtos de pele chineses;
  • Juntar-se a protestos que se organizam no decorrer do festival, quer seja no seu país ou na própria China;
  • Promova o festival Kukur Tihar em defesa dos direitos dos cachorros, um festival hindu do Nepal;
  • Junte-se à luta dos direitos dos animais;
  • Una-se ao movimento vegetariano e vegano;
  • Sabemos que o consumo de carne de cachorro no Brasil é inexistente e a maioria das pessoas não concordam com essa prática, por isso existem milhares de brasileiros que assinam pelo fim do festival Yulin de carne de cachorro e também, utilizando a #pareyulin.

Infelizmente, é muito difícil salvá-los e acabar com o festival de Yulin, mas se fizermos a nossa parte divulgando estas informações, podemos gerar algum impacto e, inclusive, discussões que podem acelerar o fim do festival. Você tem alguma proposta? Se tiver alguma ideia de como podemos ajudar, comente e dê a sua opinião e não deixe de compartilhar essas informações com o máximo de pessoas que puder.

Imagem: Reprodução/BBCBrasil
Imagem: Reprodução/BBCBrasil

Se deseja ler mais artigos parecidos a Festival de Yulin: carne de cachorro na China, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.