Expectativa de vida do boxer

Expectativa de vida do boxer

Se você já vive ou está pensando em adotar um cachorro boxer é normal que se pergunte sobre a sua longevidade, é algo totalmente compreensível, devemos saber tudo o que esteja relacionado com o nosso pet. Mas qual é a expectativa de vida do boxer?

Neste artigo do PeritoAnimal vamos detalhar quanto tempo de vida tem um boxer assim como alguns conselhos para melhorar a sua qualidade de vida durante o tempo que o tiver. Como todos sabemos mais vale prevenir que remediar.

Continue lendo e descubra quantos anos vive um boxer e o que precisa saber para que esta seja muito superior à esperada.

Quanto tempo vive um boxer?

Como regra geral as raças de tamanho grande vivem menos tempo que as raças pequenas, assim sendo o boxer, embora não pertença ao grupo dos gigantes, encontra-se entre o tamanho médio e grande. É mais propenso a uma expectativa de vida curta.

A expectativa de vida do cachorro boxer varia de 8 a 10 anos, embora se encontrem casos surpreendentes de boxers que tenham alcançado os 13 ou os 15 anos. A expectativa de vida de um cachorro pode variar dependendo dos cuidados e das atenções que lhe oferecemos, tal como do próprio cachorro em si e do seu estado de saúde.

Que fatores influenciam a expectativa de vida do boxer

A verdade é que não existem remédios nem truques que façam com que o nosso cachorro boxer viva mais anos que os que lhe correspondem, mas isso não significa que não possamos tentar reduzir os efeitos da idade, adiantando-nos a eles e sabendo que problemas podem afetar o nosso boxer.

Tal como acontece com as pessoas, quando um cachorro boxer se aproxima dos 6 ou 7 anos devemos começar a ter mais cuidados. Para isso é fundamental que o nosso cachorro disponha de uma cama confortável, de alimento de qualidade (específico para cachorros sênior) e deve começar a ir de forma mais regular ao veterinário.

Doenças comuns nos cachorros boxer

Para finalizar este tema da expectativa de vida do boxer é importante conhecer as doenças que afetam esta raça de cachorro em idade avançada. Será fundamental para entender o que devemos esperar no futuro:

  • Tumores
  • Problemas de coração
  • Torção de gástrica
  • Espondilose
  • Displasia do quadril
  • Epilepsia

Embora o nosso cachorro não mostre nenhuma destas doenças, no momento em que ele começa a envelhecer devemos procurar atenções e cuidados próprios de um cão idoso, uma vez que uma doença detectada a tempo é sempre mais tratável.

Tal como também deve reduzir a dose de exercício (especialmente se sofre do coração) e começar a praticar junto com ele exercícios específicos para cães idosos.

Além disso, se conhecer os progenitores do seu cachorro pode perguntar aos seus proprietários se estes sofreram algum tipo de problema. Conhecer o seus estado de saúde pode indicar a que tipo de problema é propenso a sofrer um determinado cachorro.

Agora que você já sabe quantos anos vive um boxer e viu que a expectativa de vida desta raça varia entre 8 e 10 anos, mas há registros de boxers que viveram até 15 anos, não percam este outro artigo no qual listamos sugestões de nomes para boxers.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Expectativa de vida do boxer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.