Existe pílula do dia seguinte para cachorro?

Existe pílula do dia seguinte para cachorro?

Embora a castração seja recomendada no âmbito da posse responsável, a realidade é que há muitas cadelas inteiras, ou seja, não castradas, que convivem nos lares. Nos seus dias férteis ou de cio, que se repetem algumas vezes por ano, por mais cuidado que tenhamos, é possível que ocorra uma monta indesejada, por exemplo, se a cadela fugir ou algum macho conseguir aceder a ela.

É nesse momento, quando o cuidador descobre ou suspeita que sua cadela pode ter sido fecundada, que começa a preocupação e a busca por soluções para evitar o nascimento de uma ninhada indesejada. Entre elas, e extrapolando as alternativas oferecidas pela medicina humana, os cuidadores podem querer recorrer à conhecida pílula do dia seguinte. Mas existe a pílula do dia seguinte para cachorro? A verdade é que não, não existe uma pílula do dia seguinte para cães, mas existe um tratamento injetável equivalente. Explicamos isso neste artigo do PeritoAnimal.

Existe pílula do dia seguinte para cadelas?

A pílula ou comprimido do dia seguinte é um medicamento utilizado na medicina humana para tentar impedir uma gravidez indesejada. É administrado por via oral o mais rapidamente possível após a relação sexual considerada de risco, porque foi praticada sem proteção ou porque esta falhou. Mas na medicina veterinária não existe pílula do dia seguinte para cães, ou seja, não existe um tratamento anticoncepcional de emergência por via oral. Quando suspeitamos que uma cadela foi fecundada, o mais comum é que o veterinário recomende a castração, que é a intervenção em que se extraem os ovários e o útero. Desta forma, logicamente, evita-se o nascimento de uma ninhada indesejada e, além disso, impedimos que ocorra outra monta acidental, bem como o desenvolvimento de patologias ou problemas de comportamento associados às hormonas do ciclo sexual. A cadela não voltará a estar no cio. Nestes casos, recomenda-se realizar a castração o mais rápido possível e não esperar que a gestação avance. Embora existam veterinários que operam até o último momento, a verdade é que, quanto mais avançada estiver a gestação, maiores serão os riscos ao passar pela cirurgia.

Dissemos que não existe a pílula do dia seguinte como tal para cães, mas existe um tratamento hormonal injetável que pode ser equivalente (Alizin) e que, obviamente, deve ser sempre administrado por veterinários. Se não quisermos ou, por qualquer motivo, não for possível a castração, podemos recorrer a este abortivo, que impede a continuação da gestação e, consequentemente, provoca o aborto nos sete dias seguintes à ingestão. Deve ser injetado antes de 45 dias a partir da monta.

Efeitos colaterais do tratamento hormonal injetável

Apesar da administração do tratamento hormonal injetável e da ocorrência do aborto, a cadela voltará a entrar no cio e poderá ocorrer outra monta e outra gestação. Um dos efeitos colaterais do medicamento é que o cio pode antecipar-se. Além disso, é possível que nem todos os fetos sejam expelidos, daí a necessidade de controle e acompanhamento veterinário.

Não é um tratamento para ser usado como contraceptivo habitual, mas apenas em caso de emergência. A recomendação continua sendo a castração, pois esse tratamento abortivo pode desencadear efeitos colaterais graves, como piometra (infecção no útero), bem como desconforto no local da injeção, anorexia, depressão, nervosismo, diarreia ou vômitos, entre outros.

Preço do tratamento equivalente à pílula do dia seguinte para cães

O preço do Alizin, da marca Virbac, varia conforme a clínica veterinária. No Brasil, o valor da aplicação costuma ficar em torno de R$ 400 a R$ 600, mas pode ser maior dependendo da região e dos honorários do profissional.

Posso dar pílula do dia seguinte para a minha cachorra?

A pílula do dia seguinte comercializada para mulheres é específica para elas, ou seja, não pode nem deve ser usada em cadelas. Como já dissemos, se suspeitarmos que nossa cadela foi acasalada por um macho durante seus dias férteis, teremos que ir ao veterinário. Neste caso, e em qualquer outro, medicar nosso animal por conta própria pode ser contraproducente e até mesmo colocar em risco a vida do animal.

Dei uma pílula do dia seguinte à minha cadela, o que pode acontecer com ela?

A pílula do dia seguinte para mulheres é um medicamento hormonal que impede a ovulação, o avanço dos espermatozoides ou a implantação, se a fertilização tiver ocorrido. Por ser um medicamento para uso humano, não existem estudos que avaliem sua segurança em cães nem sua eficácia. Mas, considerando as diferenças entre os hormônios e os ciclos sexuais de cadelas e mulheres, não podemos esperar que ele impeça a gestação, caso tenha ocorrido fertilização.

Além disso, é preciso levar em conta que se trata de uma dose pensada para uma mulher, com um peso que pode ser muito superior ao de uma cadela. Isso poderia causar efeitos tóxicos por overdose, desequilíbrio hormonal ou, em qualquer caso, efeitos adversos desconhecidos em qualquer órgão ou sistema. Portanto, se nossa cadela ingeriu ou lhe demos uma pílula do dia seguinte, devemos entrar em contato com o veterinário imediatamente.

Por todo o exposto, o ideal é não administrar pílula do dia seguinte para humanos em nossa cachorrinha, pois estaremos colocando sua vida em risco.

Métodos contraceptivos para cachorros

Agora que você sabe que não existe uma pílula do dia seguinte para cães, quais métodos existem? Falamos sobre a castração como o método contraceptivo recomendado pela posse responsável devido às suas vantagens e poucos inconvenientes, mas não é a única opção. Vamos revisar os métodos disponíveis atualmente:

  • Castração: como explicamos, trata-se da remoção dos ovários e do útero nas fêmeas e dos testículos nos machos. Os animais castrados não poderão ter descendentes nem nenhuma das patologias cujo desenvolvimento depende dos hormônios sexuais. Recomenda-se castrar antes do primeiro cio para impedir o aparecimento de tumores mamários.
  • Esterilização: embora se costume falar em esterilizar quando queremos dizer castrar, a verdade é que a esterilização consistiria apenas em tornar os animais estéreis. Isso seria conseguido com a laqueadura nas fêmeas ou a vasectomia nos machos. Isso raramente é feito ou recomendado na veterinária, pois os cães continuariam tendo o cio e todos os problemas associados a ele (tumores mamários, piometras, etc.)
  • Medicamentos para cadelas: há muito tempo são comercializados hormônios injetáveis ou em comprimidos para impedir o cio das cadelas e, portanto, sua fertilidade. O problema é que eles estão associados a efeitos colaterais consideráveis. Por esse motivo, embora possam ser usados pontualmente, não são recomendados como método contraceptivo a longo prazo.

  • Medicamentos para machos: nos últimos anos, surgiram opções para controlar a fertilidade do macho sem ter que recorrer à castração. Trata-se da castração química, que consiste em um implante hormonal colocado sob a pele que produz o mesmo efeito que a castração, inibindo a atividade dos testículos. Esse efeito é temporário (entre 6 e 12 meses).

Se pretende ler mais artigos parecidos a Existe pílula do dia seguinte para cachorro?, recomendamos que entre na nossa categoria de Cio.

Bibliografia
  • de Pedro, J. (2006). Anticoncepción en perros y gatos. Elsevier vol. 20, núm. 6, pp. 70-72.