Partilhar

Exercícios para gatos

 
Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 15 fevereiro 2018
Exercícios para gatos

Ver fichas de  Gatos

O exercício dos gatos domésticos é um dos pilares básicos e imprescindíveis para que o nosso pet possa desfrutar de uma ótima qualidade de vida, embora não nos possamos esquecer de outros fatores essenciais como a alimentação, os cuidados de higiene e de saúde, o descanso e, obviamente, a nossa companhia e amor.

Um gato doméstico necessita de praticar exercício físico porque, através dele, obterá um bem-estar pleno, se sentirá melhor fisicamente e conservará todas as estruturas do organismo dele em boa forma, além de desfrutar de um comportamento equilibrado. Neste artigo do PeritoAnimal, você encontrará ideias para manter o seu felino tão saudável quanto possível. Continue lendo e descubra tudo sobre o exercício para gatos obesos, gordos ou normais!

Também lhe pode interessar: Exercício para gatos obesos

Gatos de interior

Se o seu gato não tem acesso ao exterior, é essencial que você encontre forma de dar saída aos instintos dele e, assim, praticar exercício físico. Embora isto seja um pouco mais complexo do que isso, é muito fácil cumprir este objetivo através da brincadeira.

Em seguida, sugerimos algumas ideias que permitem que o seu gato pratique exercício dentro de casa:

  • É praticamente imprescindível que você disponha de um arranhador em casa. Existem muitos tipos de arranhador para gatos, sendo que alguns deles incluem até outros acessórios para o seu felino brincar e afiar as unhas, algo fundamental para ele.
  • Os brinquedos que dispensam erva-do-gato são outra excelente opção. Os gatos adoram esta planta e não existem dúvidas de que continuarão perseguindo o brinquedo continuamente até obter o catnip, como também é chamada.
  • Qualquer brinquedo que se mova ou que esteja atado a uma corda é perfeito para despertar o instinto de predador do seu gato que não se cansará de persegui-lo.

Dica: Acesse também esse artigo para conhecer 10 brincadeiras para gato e entreter o seu pet enquanto ele se exercita.

Exercícios para gatos - Gatos de interior

O gato que desfruta do exterior

De acordo com muitos etólogos, o gato é um animal adaptado à vida doméstica, o que não implica necessariamente que seja um animal domesticado. Com isto queremos dizer que este animal possui uma grande necessidade de permanecer em contato com o ambiente exterior.

Não podemos afirmar que não deixar o gato sair seja uma coisa má. Na verdade, esta prática implica alguns riscos, mas é conveniente dizer que, quando existem pequenas presas para caçar, árvores para trepar e um ambiente silvestre, o gato acaba por se exercitar naturalmente, além de seguir os seus instintos.

Permitir que o gato explore o seu instinto em ambiente natural como, por exemplo, o seu jardim, fará com que ele mesmo pratique exercício físico como algo que faz parte da natureza dele. Se a alimentação for adequada, o risco de sofrer de obesidade felina desaparece quase por completo.

Contudo, você deve assegurar que o seu pet continua o calendário de vacinação, já que o seguimento do mesmo determina o momento em que o gato pode sair para a rua sem correr riscos relacionados com o sistema imunitário dele.

Você necessita de tempo para que o gato faça exercício

As opções que te mostramos anteriormente ajudarão a fazer com que o seu gato pratique exercício em um ambiente doméstico, mas também é muito importante que você participe ativamente e que dedique, no mínimo, 20 minutos diários para interagir com o seu gato através de jogos e brincadeiras.

Além disso, você também pode querer levar o gato para o exterior com a sua supervisão e controlo. Isso é possível, sim, se você ensinar o gato a passear com trela, algo que pode ser muito benéfico se ele apenas está acostumado a estar dentro de casa.

Exercícios para gatos - Você necessita de tempo para que o gato faça exercício

Se deseja ler mais artigos parecidos a Exercícios para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Escrever comentário sobre Exercícios para gatos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Exercícios para gatos
1 de 3
Exercícios para gatos

Voltar ao topo da página