Esportes

Exercícios para cachorros hiperativos

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 14 março 2018
Exercícios para cachorros hiperativos
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O seu cachorro tem uma grande energia? Muitos donos veem esta caraterística de forma negativa, uma vez que um cão com muita energia precisa de vias para a canalizar e na ausência destas pode mostrar comportamentos pouco equilibrados, no entanto, o excesso de energia em si não é negativo, mas obedece a determinadas necessidades que o dono deve proporcionar.

Algumas raças de cachorros como os Boxer, Dálmata, Beagle ou Retriever possuem muita energia que precisa de uma adequada estratégia de adestramento, mas atendendo às necessidades específicas destes cachorros podemos conseguir que sejam excelentes companheiros.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe mostrar vários exercícios para cachorros hiperativos que são imprescindíveis para gerir a energia do seu pet de uma forma saudável.

Também lhe pode interessar: Exercícios físicos para cachorros obesos

Índice

  1. Excesso de energia em cães, por que isso acontece?
  2. Caminhadas longas
  3. Running
  4. Agility
  5. Brinque com o seu cachorro
  6. A sua energia deve ser calma
  7. Não se esqueça de promover a tranquilidade dentro de casa

Excesso de energia em cães, por que isso acontece?

Por que alguns cachorros são tão enérgicos enquanto que outros são excessivamente tranquilos? Estas diferenças residem no metabolismo de cada cão.

Um metabolismo acelerado produz altos níveis de energia que tradicionalmente foram utilizados para atribuir a estes cachorros trabalhos árduos, como o pastoreio, a caça, o rastreio e as corridas de trenó.

Claro que, o metabolismo pode ser afetado por doenças endócrinas, como aquelas que afetam a glândula tireoide e também por fatores externos, como o clima ou a alimentação.

Quando observamos em um cachorro uma grande energia é imprescindível ajudá-lo a geri-la de modo adequado, caso contrário, estaremos perante um cachorro desobediente e destrutivo, mas está será a nossa responsabilidade, uma vez que não agimos tendo em conta as necessidades do nosso pet.

Um ingrediente imprescindível para um cachorro hiperativo é a prática diária de exercício físico, uma vez que esta é uma das formas mais saudáveis de utilizar adequadamente um excesso de energia.

Exercícios para cachorros hiperativos - Excesso de energia em cães, por que isso acontece?

1. Caminhadas longas

Um cão hiperativo não obtém os benefícios necessários de uma caminhada de 10 ou 15 minutos, pois o mais recomendável é que possa realizar uma caminhada de aproximadamente 1 hora de duração, e de forma diária.

O ambiente pode variar que será igualmente benéfico para o cachorro, no entanto se tiver a oportunidade, nada melhor que realizar uma saída para a montanha, que lhe permitirá um maior desgaste da sua energia.

Obviamente que, se o seu cachorro não está habituado a caminhar sobre este tipo de terrenos, revise as suas almofadas ao chegar a casa para descartar alguma possível pequena lesão.

Exercícios para cachorros hiperativos - 1. Caminhadas longas

2. Running

Se gosta de sair para correr, este é o melhor exercício que pode proporcionar a um cachorro hiperativo. Correr junto ao seu dono é excelente prática para um cachorro hiperativo, uma vez que lhe oferece uma forma muito rápida e eficiente de libertar o estresse, além disso ajuda-o a diminuir qualquer comportamento negativo, como o latido excessivo ou morder os móveis e objetos.

Claro que, se sair para correr com o seu cachorro faça-o de forma adequada, tendo em conta a seu segurança e proporcionando-lhe uma adequada hidratação durante a corrida.

Exercícios para cachorros hiperativos - 2. Running

3. Agility

O agility é um esporte canino que consiste em guiar o cachorro por um circuito de obstáculos que deve superar. Trata-se de uma excelente prática que permite melhorar a coordenação entre pet e dono.

Pode ser muito complexo guiar um cachorro hiperativo por um circuito de agility, mas esta prática esportiva oferece neste caso dois benefícios muito importantes:

  • Pela atividade física que gera no pet permite uma adequada liberação e gestão da energia.
  • Pela coordenação que requer, é uma excelente estratégia para melhorar a obediência do cão hiperativo.
Exercícios para cachorros hiperativos - 3. Agility

4. Brinque com o seu cachorro

Um cachorro hiperativo responde muito bem a uma sessão de jogos enérgica, tem várias opções embora talvez uma das mais adequadas seja o lançamento de um objeto que depois o seu cachorro deve lhe devolver, como por exemplo, uma bola (adequada para cachorros).

Isto obriga o seu cachorro a trabalhar a obediência e também lhe oferece uma prática esportiva que lhe permitirá uma melhor gestão da sua energia.

É tão importante que o seu cachorro brinque consigo como que brinque com outros cachorros, embora para isso tanto o seu pet como os outros devem estar socializados adequadamente.

Hoje em dia, já são muitos os parques que contam com um espaço específico para cachorros, desta forma, pode permitir que o seu cão se exercite junto a outros da sua espécie, como também pode caminhar nestes espaços. Ao regressar a casa, o seu cachorro irá se encontrar absolutamente calmo.

Exercícios para cachorros hiperativos - 4. Brinque com o seu cachorro

A sua energia deve ser calma

Se o seu cachorro é hiperativo e possui uma energia ilimitada, é relativamente normal que em algum momento possa se sentir nervoso perante o comportamento do seu pet, no entanto, isto é muito nocivo para ele.

Para acalmar um cachorro hiperativo deve trabalhar com ele com uma energia calma, por isso, antes de iniciar estes exercícios é imprescindível que aprenda a exercitar a sua paciência, a acompanhar o seu cachorro com tranquilidade e, com muito afeto.

Exercícios para cachorros hiperativos - A sua energia deve ser calma

Não se esqueça de promover a tranquilidade dentro de casa

Do mesmo modo que ajudamos o nosso cachorro a libertar-se do estresse fora de casa com jogos ativos e exercício, será fundamental que dentro de casa lhe proporcionemos calma e serenidade. Deste modo, estaremos a ensiná-lo quais são as horas de brincadeira e quais as de relaxamento.

Se dentro da sua casa o cachorro continua se comportando de forma nervosa, seria bom recorrer a algum jogo de inteligência para cachorros, como é o caso do kong, uma ferramenta muito útil para aliviar o nervosismo. Também pode espalhar alguns biscoitos para cachorro para ele ir cheirando e fazendo o percurso que faz com os biscoitos, algo que fomenta o olfato e a estimulação dos sentidos.

Exercícios para cachorros hiperativos - Não se esqueça de promover a tranquilidade dentro de casa

Se deseja ler mais artigos parecidos a Exercícios para cachorros hiperativos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Esportes.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 8
Exercícios para cachorros hiperativos