Exercício para cachorros adultos

Exercício para cachorros adultos

Praticar exercício é imprescindível para qualquer cachorro adulto embora a intensidade e duração deste dependerão da sua idade concreta, tamanho e caraterísticas físicas. Exercitar o seu animal de companhia irá ajudar a prevenir problemas de obesidade, fará senti-lo livre de estresse e, sem dúvida que passará um bom momento.

Também lhe damos alguns conselhos básicos como, por exemplo se deve praticar exercício antes ou depois de comer, qual é o nível de intensidade para um cachorro que pratique agility ou como isso lhes ajuda no autocontrole.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal sobre exercício para cachorros adultos e escolha a opção que mais gostar. Algumas propostas também farão com que você fique em forma, por isso preste atenção.

Benefícios do exercício

Incentivar o seu cachorro a praticar exercício ou algo ainda melhor, praticar exercício com ele tem muitos benefícios saudáveis para ambos. Para começar deve saber que o exercício físico é ideal para os cachorros que sofrem estresse ou problemas de comportamento no geral, uma vez que lhes ajuda a liberar o mal-estar que acumularam.

Por outro lado, o exercício físico é uma forma eficaz de prevenir a obesidade no cachorro, um problema muito comum e habitual. Manter o seu cachorro afastado do sobrepeso significa também manter-se afastado do aparecimento de artrite, osteoartrite ou displasia. Embora estas doenças se costumem desenvolver na fase idosa do cachorro, por vezes podem ocorrer em cachorros com um excesso de peso.

É muito indicado para cachorros que trabalham obediência no geral, seja avançada (como no caso do Agility) ou básica. Estar com o seu cachorro praticando exercício no exterior, ajuda-o a continuar se relacionando com o ambiente, com cachorros e com outras pessoas.

Como? Quando? Onde?

Se o seu cachorro nunca praticou exercício antes não o deve forçar de repente. Deve ser um processo progressivo e no qual ele seja o protagonista, pois o objetivo será fazê-lo desfrutar. Antes de praticar exercício devemos passear com o nosso cachorro tranquilamente para que faça as suas necessidades e não tenhamos que estar parando o ritmo constantemente.

É muito importante ter em conta que o cachorro não deve praticar exercício se acabou de comer, deve fazê-lo sempre algum tempo depois para evitar uma torção gástrica.

Escolha um momento do dia ideal para fazer exercício como de manhã ou no final do dia. Evite as horas do dia nas quais está demasiado calor, pois devemos evitar a tudo o custo um golpe de calor no cachorro.

Por último, seria ideal praticar exercício em um ambiente seguro, no qual o cachorro se sinta cômodo e ao ar livre. Ainda assim não se preocupe, se não pode cumprir com estas três opções, devemos adaptar o exercício físico às nossas possibilidades.

Embora existam exercícios em que não participemos ativamente, a verdade é que o cachorro ficará agradecido se nos exercitarmos com ele, ou seja, sendo participantes desta atividade. Se ele observar que apenas prestamos atenção ou se encontra preso é provável que se deixe de exercitar em pouco tempo.

Tenha cuidado se o seu cachorro pertencer às raças de físico forte uma vez que têm problemas para respirar corretamente. Estas raças deverão praticar exercício moderado. Alguns exemplos são:

  • Boxer
  • Buldogue Inglês
  • Bulmastife
  • Dogue de Bordéus
  • Pug
  • Rottweiler

Canicross com o cachorro

Se gosta de correr e o seu cachorro também parece gostar, pode começar a praticar canicross com ele. Não vai precisar de muitas coisas apenas de uns tênis para si, uma correia (se quiser também pode fazer sem ela) e um local apropriado para isso. Desfrute correndo e fazendo com que o seu cachorro o siga durante um tempo para que se exercite ativamente.

O canicross

O canicross é um exercício muito completo para cachorros incansáveis que permite que você e o seu animal de estimação corram juntos unidos por uma correia. Corpo a corpo, sem utilizar os braços. É muito bom para cachorros que precisem de fazer muito exercício, mas lembre-se que precisará de um tempo de adaptação que lhe permita começar a ganhar músculo e a ganhar o ritmo adequado. Deverá estar sempre de olho no seu cachorro e nas sensações que manifesta assim como o seu nível de cansaço.

A nível de competição recomenda-se realizar uma consulta veterinária antes de iniciar o cachorro no canicross ativo, uma vez que é um exercício muito exigente.

Conselhos para os cachorros que fazem canicross

  • Revise a parte debaixo das patas regularmente para se certificar que não estão danificadas.
  • Em especial no canicross, tenha muito cuidado para evitar que o seu cachorro sofra de um golpe de calor. Leia as nossas dicas para aliviar o calor do cachorro.
  • Leve sempre consigo um pequeno bebedouro portátil, pode ser útil.
  • Adapte a alimentação do cachorro ao seu nível de atividade física.
  • Consulte de forma regular o veterinário para se certificar de que está tudo bem.
  • Adapte o ritmo e a duração do treino à sua capacidade.

Passear de bicicleta com o cachorro

A bicicleta é um esporte divertido e adequado para cachorros ativos mas obedientes, desta forma estaremos a exercitá-lo ativamente pela cidade, montanha ou outros locais com a vantagem de nós não nos cansarmos tanto.

Lembre-se que é imprescindível que o seu cachorro seja obediente e compreenda bem as ordens básicas de "quieto", "vamos", "direita" e "esquerda" para não provocar um acidente.

E se quiser saber como deve ensinar o seu cachorro a andar de bicicleta consigo, de seguida oferecemos-lhe um simples passo a passo que deverá praticar durante um tempo antes de começar:

  1. Apresente a bicicleta ao seu cachorro se este ainda não a conhecer, deixe que a cheire, que olhe para ela e que a observe em movimento sem medo.
  2. Adquira um adaptador que una o arnês, a correia e a bicicleta.
  3. Pratique dando voltas com o cachorro e a bicicleta sem estar em cima dela e veja como reage. Recomendamos que procure um lugar tranquilo para que não o distraiam.
  4. Se o cachorro se adaptar a passear com a bicicleta experimente andar nela a uma velocidade moderada.

Conselhos para andar de bicicleta com o seu cachorro

  • Comece a trabalhar em lugares tranquilos e modere a dificuldade progressivamente.
  • Não se exceda na velocidade, observe o ritmo do seu cachorro e respeite-o.
  • Verifique a parte debaixo das patas regularmente para se certificar que não sofrem danos.
  • Ande por lugares seguros, não exponha o seu cachorro a uma aproximação excessiva dos carros.
  • Faça isso com um equipamento adequado e cômodo para o animal. Deve optar por aqueles que ofereçam um melhor amortecimento.

Agility

Iniciar-se no Agility, seja em competição ou não, é uma ótima forma de praticar obediência e exercitar o seu animal de estimação de forma ativa, pois trata-se de um esporte muito completo que até poderia levar a cabo na sua casa se tiver espaço para isso. É indicado para cachorros curiosos e ágeis que tenham facilidade de memorizar como costumam ser os Border Collie.

O Agility consiste em um percurso de obstáculos que o cachorro deve seguir e superar. Os circuitos incluem túneis, rodas, cercas entre muitos outros. É divertido e exercita ativamente o cachorro enquanto que nós temos de simplesmente o guiar.

Natação e hidroterapia

Tal como para as pessoas, levar o seu cachorro a nadar no mar ou na piscina é uma forma bastante completa de praticar exercício físico, além de muito divertida. Para isso, será fundamental que o nosso cachorro aceite e tolere a água, se não o melhor é pensar em outra opção.

Especialmente neste caso devemos ter cuidado para evitar um possível afogamento ou uma torção gástrica, algo que pode acontecer se lhe tivermos dado de comer recentemente. Preste atenção ao seu cachorro a todo o momento.

Por outro lado, a hidroterapia é perfeita para cachorros que sofram de problemas musculares, lesões, luxações, displasia, artrite e osteoartrite. Ajuda-os a exercitar sem sentirem dor nas suas extremidades. É muito recomendáveis para manter os cachorros delicados saudáveis.

Conselhos para os cachorros que praticam natação

  • A natação é um exercício muito ativo, hidrate-o adequadamente.
  • Se vai começar a praticar natação de forma regular com o seu cachorro deveria considerar adaptar a sua alimentação para uma mais completa.
  • Revise as suas patas para que não fiquem úmidas durante muitas horas, caso contrário poderia favorecer o aparecimento de fungos.

Esportes com grupos de cachorros

Mushing

Se tem vários cachorros atléticos e com muita energia como podem ser um grupo de vários Husky Siberianos poderá praticar o Mushing, um esporte que consiste em que um grupo de cachorros puxe um cachorro que leva um passageiro seja na neve ou na terra.

Skijoring

Trata-se de um esporte que precisa de um nível de obediência alto, pelo menos por parte dos cachorros "guia". É uma ótima forma de os exercitar em matilha sempre sem os forçar e sempre sob uma adequada revisão das almofadas das patas.

Aproveitando a neve, vamos fazer referência ao Skijoring, um esporte que consiste em um cachorro e um esquiador unidos por um arnês como aquele que se utiliza no canicross, embora este possua uma correia mais comprida que permite uma separação adequada entre esquiador e cachorro.

É um esporte muito completo que levará o seu cachorro para um lugar totalmente diferente. Lembre-se que é importante ter à sua disposição um bebedouro portátil assim como dedicar sempre uns minutos a revisar as almofadas das patas do seu cachorro para evitar que se queimem com o frio.

Opções mais relaxadas

Deixe o seu cachorro correr no parque

Esta primeira opção permite que o seu cachorro corra livremente e se exercite sozinho, algo que deveria fazer em cada passeio pelo menos durante 5 minutos, tal como recomendam os etólogos.

Praticar exercício sem correia reforça o nosso vínculo com ele, para além disso ele gosta de se sentir livre e sem estar preso no exterior. Também é importante praticar obediência se pensarmos em ir a caminhadas ou simplesmente como uma forma de prevenir que um dia se perca.

Jogos

No momento de praticar exercício sem correia pode utilize uma bola para que a persiga, um frisbee, um pedaço de um tronco para saltar por cima dele. Todas as opções são válidas sempre que o seu cachorro desfrute junte a si. O tempo ótimo de passeio está entre os 60 e 90 minutos de duração, repartidos em um, dois e inclusive em três passeios. Combinando sempre o exercício e a caminhada.

Primeiros socorros

Ter umas noções de primeiros socorros é realmente útil para o nosso cachorros. Em seguida deixamos-lhe alguns links para que saiba o que fazer em determinadas situações:

  • Feridas
  • Envenenamento
  • Queimaduras

Se deseja ler mais artigos parecidos a Exercício para cachorros adultos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.