Partilhar

Evitar que o cachorro coma a árvore de Natal

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 13 março 2018
Evitar que o cachorro coma a árvore de Natal

Ver fichas de  Cachorros

Os cães são animais curiosos por natureza, gostam de investigar tudo o que trás para casa. Por isso, é normal que uma nova árvore de Natal seja uma grande atração para ele. Se a isso adicionarmos as luzes, enfeites e em um possível lugar para urinar, já sabe o que vai acontecer.

As consequências de aparecer em sua casa com uma árvore de Natal podem incluir acabar sendo urinada e inclusive derrubada. Mas existe um problema maior, o seu cachorro comer a árvore de Natal.

Talvez não saiba, mas a árvore de Natal, ao ter folhas pontiagudas, pode chegar a perfurar o intestino do seu cachorro. Descubra como evitar que o seu cachorro coma a árvore de Natal neste artigo do PeritoAnimal.

Problemas que podem surgir

Como já referimos, se o seu cachorro comer a árvore de Natal corre o risco de perfurar o intestino com uma das folhas compridas e afiadas que a árvore possui. Embora não seja muito comum, é algo que pode acontecer.

Outro problema que pode surgir ao ingerir parte da árvore é o risco de intoxicação, visto que a árvore segrega uma substância viscosa tóxica. Por esse motivo, no PeritoAnimal lembramos você dos primeiros socorros perante a intoxicação de um cachorro.

Além destes problemas de saúde, uma árvore que não esteja fixa e bem situada no seu lugar pode se tornar num risco se o seu cachorro brincar com ela. Dependendo do tamanho, se cair em cima do seu cachorro pode magoá-lo.

Como evitar que o cão coma a árvore de Natal

Siga este passo a passo para evitar que o seu cachorro coma a árvore de Natal:

  1. O primeiro passo perante a chegada da árvore a casa vai ser abri-la e agitá-la para fazer cair as folhas soltas. À medida que os dias forem passando, deve ir pegando as folhas que forem caindo da árvore, para não ficar nenhuma folha no solo que o seu cachorro possa comer.
  2. De seguida, revise o tronco da árvore para se certificar que não ficam resíduos da substância viscosa que segrega. Se encontrar algo, limpe com água até ficar eliminado.
  3. O terceiro passo será cobrir o vaso da árvore de natal, visto que por vezes podem permanecer aí pesticidas que são tóxicos para o seu cachorro. Se decidir não o cobrir, evite regar a árvore para que o seu cachorro não tenha a tentação de beber dessa água.
  4. Por último, deve se certificar que o seu cachorro não consegue aceder à árvore para a comer. Pode utilizar cercas para bebês ou outro tipo de obstáculo, embora a melhor opção seja evitar deixá-lo sozinho com a árvore.
Evitar que o cachorro coma a árvore de Natal - Como evitar que o cão coma a árvore de Natal

Se deseja ler mais artigos parecidos a Evitar que o cachorro coma a árvore de Natal, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário sobre Evitar que o cachorro coma a árvore de Natal

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Evitar que o cachorro coma a árvore de Natal
1 de 3
Evitar que o cachorro coma a árvore de Natal

Voltar ao topo da página