Estrabismo em gatos

Estrabismo em gatos

Alguns gatos podem sofrer de estrabismo, trata-se de uma condição pouco habitual mas que afeta muitas vezes os gatos siameses, mas também atinge animais vira-latas e de outras raças.

Esta anomalia não afeta a boa visão do felino, mas pode ser um exemplo palpável de cruzamento indevido de animais. É um aviso para o tutor, uma vez que futuras ninhadas podem sofrer de lesões mais graves e, por isso, o cruzamento de um gato vesgo deve ser evitado.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para descubrir as principais causas e o tratamento do estrabismo em gatos.

Tipos de estrabismo

No mundo felino, o estrabismo não é tão comum. Entretanto, entre os gatos siameses, o problema é hereditário, por isso há mais registros de casos de gatos vesgos desta raça. Antes de falar sobre o que pode provocar o estrabismo em gatos, é importante saber que existem quatro tipos básicos de estrabismo, embora eles possam combinar entre si:

  • Esotropia
  • Exotropia
  • Hipertropia
  • Hipotropia

O gato estrábico, popularmente conhecido como gato vesgo, deve ser visto por um veterinário, pois ele é quem vai avaliar se este estrabismo afeta a correta visão do gato ou se o peludo pode ter uma vida normal com.

Habitualmente os gatos afetados por estrabismo desde o seu nascimento não têm problemas de visão. No entanto, se um gato com visão normal sofre de um episódio de estrabismo, é necessário levá-lo ao veterinário para que seja avaliado.

Neste outro artigo, você descobre como é a catarata nos gatos - sintomas e tratamento.

Causas do estrabismo nos gatos

Estrabismo congênito

O estrabismo congênito é quando o estrabismo é de nascimento, produto de uma linha genealógica deficiente. É a causa de estrabismo em gatos mais habitual e não costuma provocar problemas maiores que o simplesmente estético. Ou seja, em muitos casos, um gato vesgo pode enxergar normalmente.

Esta modalidade de estrabismo pode ocorrer em todas as raças de gatos, mas entre os gatos siameses costuma ocorrer em maior volume.

Nervo óptico anormal

Uma alteração ou má formação no nervo óptico do felino pode ser a causa do seu estrabismo. Se a má formação for congênita, não é muito preocupante.

Se a anomalia for adquirida (o gato tinha a vista normal), e de repente o gato adquire uma vista estrábica, você deve levá-lo de imediato ao veterinário.

Uma inflamação, infecção ou traumatismo no nervo óptico pode ser a causa do repentino estrabismo do gato. O profissional veterinário diagnosticará a causa e recomendará a solução mais adequada.

Neste artigo do PeritoAnimal, explicamos para você como cuidar de um gato cego.

Músculos extraoculares

Por vezes os músculos extraoculares são a causa do estrabismo nos gatos. A alteração ou má formação congênita desses músculos não é grave, uma vez que os gatos vesgos que nascem assim podem seguir uma vida totalmente normal.

Como acontecia com o nervo óptico, se existir uma lesão ou doença nos músculos extraoculares do felino, de repente produz-se algum tipo de estrabismo, deve-se levar o felino de imediato ao veterinário para ser examinado e tratado. Pode ser que seja necessário fazer uma cirurgia ao gato - apesar de que na maioria das vezes a terapia é capaz de resolver este tipo de problema de gato vesgo.

Como saber que tipo de estrabismo o meu gato tem?

A posição mais habitual dos olhos nos gatos afetados por estrabismo congênito é o estrabismo convergente (esotropia). Acontece quando ambos os olhos convergem em direção ao centro.

Quando os olhos convergem em direção ao exterior, chama-se estrabismo divergente (exotropia). Os cachorros Pugs costumam ter este tipo de estrabismo.

O estrabismo dorsal (hipertropia), é quando um olho ou ambos, têm tendência a ficarem localizados para cima, escondendo parcialmente a íris sob a pálpebra superior.

O estrabismo vertical (hipotropia), é quando um olho, ou os dois, fica permanentemente desviado para baixo.

Tratamento para um gato vesgo

No geral, se o gato vesgo conta com uma boa saúde, o veterinário não nos aconselhará nenhum tratamento. Apesar de esteticamente poder parecer preocupante, os gatos que sofrem de estrabismo podem seguir uma vida totalmente normal e feliz.

Os casos mais graves, ou seja, aquele que acontecem por causa adquirida ou que não podem seguir um ritmo de vida natural, devem se submeter a um tratamento cirúrgico para uma melhor qualidade de vida. O especialista irá determinar se o caso do seu gato em concreto precisa de um tratamento e que medidas poderá adotar.

Gato vesgo Belarus

E já que estamos falando de gatos estrábicos, não poderíamos deixar de falar do gato vesgo mais famoso da internet, o Belarus. Adotado em 2018 em São Francisco, nos Estados Unidos, este lindo gatinho de olhos amarelhos e com estrabismo convergente ganhou o mundo com sua fofura.

A fama começou quando sua tutora decidiu criar um perfil no Instagram para o felino (@my_boy_belarus). O gato vesgo rapidamente conquistou a todos com suas poses divertidas e beleza cativante. Até a última atualização deste artigo, em novembro de 2020, o gato Belarus possuía mais de 347 mil seguidores na rede social.

Devido ao reconhecimento internacional, uma ONG convidou Belarus para ajudar outros animais. Ao ceder sua imagem para a campanha de uma ONG no início de 2020, em poucas semanas foram arrecadados o equivalente a R$ 50 mil reais.

E agora que você sabe tudo sobre o estrabismo em gatos e sobre o gato vesgo Belarus, você pode descobrir como os gatos enxergam neste outro artigo.

Imagem: Reprodução/@my_boy_belarus

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Estrabismo em gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • R7. Conheça Belarus, o gato vesgo que conquista a web fazendo poses. Disponível em: https://lifestyle.r7.com/prisma/procura-se-cachorro/fotos/conheca-belarus-o-gato-vesgo-que-conquista-a-web-fazendo-poses-07022020#!/foto/1>. Acesso em 30 de novembro de 2020.