Esporotricose em gatos e cães: sintomas, causas e tratamento

Esporotricose em gatos e cães: sintomas, causas e tratamento
Imagem: researchgate.net

A esporotricose é uma zoonose, ou seja uma doença que pode ser transmitida de animais para pessoas. O agente desta doença é um fungo, que geralmente usa uma ferida na pele como meio perfeito de entrada no organismo.

Esta doença terrível pode afetar diversos animais, incluindo o cachorro e o gato! Sendo que ela pode ser transmitida ao ser humano, é imprescindível ter alguns cuidados. Por esse motivo, o PeritoAnimal escreveu este artigo com tudo o que você precisa saber sobre a esporotricose em cães e gatos: sintomas, causas e tratamento.

O que é a esporotricose

A esporotricose é um tipo de micose causada pelo fungo Sporotrix Schenkii capaz de criar lesões na pele ou até mesmo em órgãos internos. Sendo mais comum em gatos que em cachorros, nos felinos geralmente podemos observar feridas profundas na pele, na maioria das vezes, com pus, que não cicatrizam. A doença evolui de forma acelerada e provoca muitos espirros nos gatos.

Esporotricose em gatos

O fungo causador da esporotricose, também conhecida por doença da roseira, está por todo lado na natureza, por isso não é difícil que o seu pet tenha contato com ele. Principalmente os gatos que têm acesso ao exterior, podem contactar com este fungo na terra e nos jardins que frequentam.

Este fungo gosta especialmente de lugares quentinhos e úmidos para se reproduzir e é por isso que é mais comum em climas tropicais. A melhor forma de prevenir o aparecimento deste fungo é manter sempre os locais devidamente limpos, especialmente a caixa de areia do seu gato!

É importante referir que, segundo alguns estudos, a transmissão a partir dos gatos para os humanos é mais comum do que a partir dos cachorros. Por vezes, o animal pode não ter a doença mas ser portador do fungo. Por exemplo, se o seu gatinho esteve em contato direto com este fungo na rua e numa brincadeira lhe fizer um arranhão, pode ser o suficiente para te contaminar. Desinfete rapidamente a ferida! Por isso é tão importante averiguar e acompanhar a esporotricose em gatos.

Esporotricose em cachorro

A esporotricose em cachorro é considerada rara. Sendo mais comum existirem dermatofitoses causadas por outros agentes, como o Microsporum canis, Microsporum gypseum e o Trichophyton mentagrophytes. De qualquer forma, existem alguns casos relatados e, por isso, todo cuidado é pouco. Tal como nos gatos, a higiene é o mais importante de tudo, tanto para manter o seu cachorro a salvo destes fungos oportunistas, como você mesmo.

Na imagem abaixo temos um caso bem avançado de cachorro com esporotricose.

Imagem: researchgate.net

Causas da esporotricose em gatos e cachorros

Como já referimos, o que causa a esporotricose em gatos ou a esporotricose em cachorros é o fungo Sporotrix Schenckii que, normalmente, aproveita pequenas lesões ou feridas para entrar no organismo do animal.

Podemos considerar que existem três tipos de esporotricose:

  • Cutânea: nódulos individuais na pele do animal.
  • Cutâneo-linfática: quando a infeção progride e para além de afetar a pele, atinge o sistema linfático do animal.
  • Disseminada: quando a doença atinge um estado tão grave que todo o organismo fica afetado.

Sintomas de esporotricose

Ao contrário de outras doenças de pele, as lesões causadas pela esporotricose não costumam causar coceira. Confira a seguir os principais sintomas da esporotricose.

Sintomas de esporotricose em cachorro e gato

  • Nódulos firmes
  • Áreas de alopécia (regiões do corpo sem pelo)
  • Úlceras no tronco, cabeça e orelhas
  • Perda de apetite
  • Perda de peso

Aém disso, quando a doença é disseminada, uma série de outros sinais clínicos podem ser apresentados, conforme os sistemas afetados. Desde problemas respiratórios, locomotores e, até mesmo, gastrointestinais.

Diagnóstico da esporotricose em gatos e cachorros

São necessárias provas de diagnóstico feitas pelo médico veterinário para confirmar que o animal padece de esporotricose. Esta doença pode ser facilmente confundida com outras que apresentem sinais clínicos semelhantes, como a leishmaniose, herpes, etc.

Estes são os meios de diagnóstico mais comuns:

  • Citologia por esfregaço direto
  • Impressão
  • Raspado cutâneo

Muitas vezes, pode ser necessário fazer uma cultura fúngica e biópsia para identificar a esporotricose em cachorro e gato. Além disso, não estranhe se o veterinário precisar realizar várias provas no seu pet. Os exames complementares são extremamente importantes para descartar possíveis diagnósticos diferenciais e, recorde que, sem um correto diagnóstico, as probabilidades do tratamento ser eficaz são muito inferiores.

Esporotricose em gatos e cachorros - tratamento

O tratamento de eleição para a esporotricose em gatos e cachorros é o iodeto de sódio e potássio.

No caso da esporotricose em gatos, o veterinário terá especial cuidado porque existe um maior risco de ocorrer iodismo como efeito secundário deste tratamento, sendo que o gato pode apresentar:

  • Febre
  • Anorexia
  • Pele ressecada
  • Vômitos
  • Diarreia

Outros fármacos podem ser utilizados para ajudar na cicatrização das lesões, como imidazóis e triazóis. É importante referir que o uso destes fármacos também pode ter efeitos colaterais como:

  • Anorexia
  • Náuseas
  • Perda de peso

Se o seu pet apresentar qualquer efeito colateral da medicação, você deve contatar de imediato o médico veterinário que está a acompanhar o caso.

Esporotricose tem cura?

Sim, a esporotricose tem cura. Para isso, você deve levar o seu pet à clínica veterinária assim que verificar alguns dos sintomas que referimos anteriormente. Quanto mais depressa for iniciado o tratamento, melhor é o prognóstico.

Prognóstico da esporotricose

O prognóstico desta doença é bom se for identificado a tempo e se fizer um tratamento correto. Podem existir recidivas mas, geralmente, estão associadas a um uso incorreto de medicamentos. Por esse motivo, mais uma vez, frisamos que você jamais deve medicar o seu pet sem a supervisão do veterinário, visto que esse ato pode parecer resolver o problema no momento mas piorar a saúde do seu animal no futuro.

Agora que você já sabe tudo sobre a esporotricose em gatos e a esporotricose em cachorros, você talvez se interesse por este vídeo com as 10 doenças mais comuns em gatos:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Esporotricose em gatos e cães: sintomas, causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.

Bibliografia
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Esporotricose. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/3024-esporotricose>. Acesso em 25 de fevereiro de 2021.
  • Londero, A.T. Castro, R. M. Fichman, O. (N. D) Two cases of Sporotrichosis in Dogs in Brazil.
  • Souza, N.T. Nascimento, A.C.B.M. Souza. J. O. T Santos, F.C.C.A. Castro, R. B. (2009) Esporotricose canina: Relato de Caso. Arq. Bra. Med. Vet. Zootec. 61(3) p.572-576
  • Bernard P et al (1983) Sporotrichosis acquired from a cat. J AM ACAD DERMATOL 8 pp. 386-391