Espécies de tartarugas de água doce

Espécies de tartarugas de água doce

Está pensando em adotar uma tartaruga? Existem tartarugas de água doce ao redor do mundo diferentes e bonitas. Podemos encontrá-las em lagos, pântanos e inclusive nos leitos dos rios, no entanto, tratam-se de animais de estimação muito populares especialmente entre as crianças pelo seu cuidado simples.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para se informar sobre as espécies de tartarugas de água doce para saber qual é a mais conveniente para si e para a sua família.

Tartaruga de ouvido vermelho

Para começar vamos falar da tartaruga de orelhas vermelhas, embora o seu nome científico seja Trachemys scripta elegans. O seu habitat natural encontra-se no México e Estados Unidos, sendo o Mississippi a sua principal casa.

São muito populares como animais de estimação e, as mais habituais em pontos de venda uma vez que se encontra espalhada por todo o mundo. Podem alcançar os 30 centímetros de comprimento sendo as fêmeas maiores que os machos.

O seu corpo é de cor verde escuro e com algumas pigmentações amarelas. No entanto, o seu traço mais destacado e pelo qual recebem o seu nome é por possuir duas manchas de cor vermelha nas laterais da cabeça.

A carapaça deste tipo de tartarugas está ligeiramente inclinada, em sua parte inferior, até ao interior do seu corpo uma vez que se trata de uma tartaruga semi-aquática, ou seja, pode viver na água e na terra-

Esta é uma tartaruga semi-aquática. São fáceis de ver nos rios do sul dos Estados Unidos, para ser mais específico no rio Mississippi.

Tartaruga de orelha amarela

Agora é a vez da tartaruga de orelhas amarelas, também chamada de Trachemys scripta scripta. Também se tratam de tartarugas provenientes das zonas entre o México e os Estados Unidos e não são difíceis de encontrar à venda.

Chama-se assim pelas listras amarelas que a caraterizam no pescoço e na cabeça, assim como na parte ventral da carapaça. O resto do seu corpo tem uma cor marrom escura. Podem alcançar os 30 centímetros de comprimento e gostam de passar longos períodos desfrutando da luz solar.

Esta espécie adapta-se com bastante facilidade à vida doméstica, mas se for abandonada pode converter-se em uma espécia invasora. Por este motivo, devemos ter muito cuidado se já não a podermos manter, garantindo que alguém a possam aceitar em sua casa, nunca devemos abandonar um animal de estimação.

Tartaruga de Cumberland

Vamos finalmente falar da tartaruga de Cumberland ou Trachemys scripta troosti. É proveniente dos Estados Unidos, mais concretamento de Tennessee e Kentucky.

Alguns científicos consideram que se trata da evolução dos híbridos entre as duas tartarugas anteriores. Esta espécie conta com uma carapaça verde com manchas claras, amarelas e pretas. Pode chegar a alcançar os 21 cm de comprimento.

A temperatura do seu terrário deve oscilar entre os 25ºC e os 30ºC e deve ter um contato direto com a luz solar, uma vez que passará longos momentos desfrutando dela. É uma tartaruga omnívora, uma vez que se alimenta de algas, peixes, girinos ou lagostins.

Tartaruga nariz de porco

A tartaruga nariz de porco ou Carettochelys insculpta é proveniente do norte da Austrália e Nova Guiné. Tem a carapaça mole e uma cabeça incomum.

São animais que podem chegar a medir uns incríveis 60 centímetros de comprimento e podem chegar a pesar 25 quilos de peso. Devido à sua aparência são muito populares dentro do mundo dos animais de estimação exóticos.

São praticamente aquáticas uma vez que só saem do seu meio para por ovos. Tratam-se de tartarugas omnívoras que se alimentam tanto de plantas como de matéria animal embora gostem de frutas e folhas de Ficus.

É uma tartaruga que pode alcançar um tamanho considerável, é por esse motivo que devemos tê-la em um aquário grande, além disso deve se encontrar sozinha uma vez que têm a tendência a morder se se sentirem estressadas. Evitaremos este problema oferecendo-lhe alimento de qualidade.

Tartaruga pintalgada

A tartaruga pintalgada é também conhecida como Clemmys guttata e trata-se de um exemplar semi-aquático que mede entre 8 e 12 centímetros.

É muito bonita, tem uma carapaça preta ou azulada com pequenas pintas amarelas que se estendem também pela sua pele. Tal como no caso das anteriores, trata-se de uma tartaruga omnívora que vive em zonas de água doce. É proveniente do leste dos Estados Unidos assim como do Canadá.

Encontra-se ameaçada em estado selvagem uma vez que sofre da destruição do seu habitat e a captura para o tráfico ilegal de animais. Por esse motivo, se decidir adotar uma tartaruga pintalgada certifique-se de que é proveniente de criadores que cumprem com as permissões e requisitos necessários. Não alimente o tráfico uma vez, entre todos, podemos extinguir esta maravilhosa espécie, a última da família Clemmys.

Sternotherus carinatus

O Sternotherus carinatus também é proveniente dos Estados Unidos e desconhecem-se muitos aspetos do seu comportamento ou necessidades.

Não são especialmente grandes, medem apenas cerca de 15 centímetros de comprimento e são de cor marrom escuro com marcas negras. Na carapaça encontramos uma pequena protuberância redonda, caraterística desta espécie.

Vivem praticamente na água e gostam de se misturar em zonas que oferecem muita vegetação onde se sentem seguras e protegidas. Tal como as tartarugas de nariz de porco só vão a terra firme para por os seus ovos. Precisa de um terrário espaçoso e praticamente cheio de água onde se vai sentir cômoda.

Um dado curioso é que esta tartaruga ao sentir-se ameaçada solta um odor desagradável que afasta os seus possíveis predadores.

Se você adotou recentemente uma tartaruga e ainda não encontrou o nome ideal para ela, veja a nossa lista de nomes para tartarugas.

Se quer saber mais sobre as tartarugas de água pode ver mais sobre os cuidados das tartarugas de água ou subscrever à nossa newsletter para receber exclusivamente todas as novidades do PeritoAnimal.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Espécies de tartarugas de água doce, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.