Envenenamento em cachorros - Sintomas e primeiros socorros

Envenenamento em cachorros - Sintomas e primeiros socorros

Se você tem cachorros ou está considerando incluir um na família, com certeza esse artigo vai ser útil. Este é um tema muito importante que precisamos de conhecer para preservar a saúde do nosso cachorro e, em caso de acidente, salvar a sua vida. O envenenamento é mais comum do que possa parecer, uma vez que o cachorro pode entrar em contacto com uma substância tóxica para ele.

Sabemos que os cachorros são, no geral, muito curiosos, descuidados e trapalhões, especialmente os filhotes. Por isso, você deve ter cuidado e vigiá-los sempre que puder, assim como estar informado sobre envenenamento em cachorros - sintomas e primeiros socorros. Esperamos que nunca necessite agir de acordo com o que vamos explicar mas, se não tiver escolha, procure manter a calma para ser eficaz. Leia este artigo do PeritoAnimal com atenção.

Cachorro envenenado: causas e prevenção

Podemos evitar situações em que o nosso fiel amigo pode ficar ferido ou envenenado por acidente. Para isso, é importante manter objetos potencialmente perigosos fora do seu alcance de forma segura, guardando em estantes altas de armários ou em armários com chave. Evitar que coma qualquer coisa na rua, não permitir que beba água da piscina ou que nadem nela quando foi tratada com produtos químicos como cloro também é essencial. O mesmo acontece com os pesticidas de jardim, com os quais os cachorros nunca devem ter contato até estarem secos, e muitas outras medidas de prevenção.

Como falamos sobre cachorro envenenado, aqui explicamos três formas de intoxicação canina:

  1. Via cutânea: Quando o veneno entra em contacto com a pele do animal, sendo absorvido e entrando no organismo.
  2. Via respiratória: Quando a substância tóxica é inalada pelo nosso cachorro e entra no seu organismo através da absorção das vias respiratórias e pulmões.
  3. Via oral: Quando o cachorro ingere algo inadequado, provocando a intoxicação.

Em seguida, indicamos os venenos e tóxicos mais comuns que ocasionam envenenamento de cachorro:

  • Chiclete com xilitol, abacate, uva, nozes de macadâmia, cebola, alho, etc.
  • Medicamentos para pessoas (paracetamol, xarope para a tosse, etc)
  • Inseticidas, pesticidas, venenos, herbicidas e fertilizantes (carbamato, amitraz, piretrina, arsênico, varfarina, estricnina, etc)
  • Tintas e baterias de automóveis (de chumbo)
  • Fungos venenosos (diferentes tipos de cogumelos)
  • Insetos e outros animais peçonhentos (moscas espanholas, cobras, sapos)
  • Plantas venenosas (cianeto)
  • Produtos de limpeza (solventes, cloro, amaciadores, detergentes, etc)
  • Desparasitantes (alguns produtos pulverizados sobre os animais e seu ambiente para afastar e remover parasitas externos)
  • Álcool (em bebidas e outros formatos)
  • Tabaco (nicotina)

Estes produtos e substâncias são químicos e enzimas tóxicas para canídeos e outros pets, causando o envenenamento de cachorros porque os seus organismos são incapazes de metabolizá-los. metabolizar.

Sintomas de envenenamento em cães

Em caso de um cachorro envenenado, os sintomas podem aparecer rapidamente ou demorar horas até se manifestarem. Além disso, eles variam muito de acordo com a substância que provocou a intoxicação, assim como a quantidade. Alguns dos sintomas de cachorro envenenado incluem:

  • Vômitos e diarreias, incluindo com sangue
  • Dor intensa com gemidos
  • Depressão e fraqueza
  • Tosse e espirros
  • Pupilas dilatadas
  • Tremores, espasmos musculares involuntários e convulsões
  • Nervosismo
  • Tonturas
  • Rigidez muscular
  • Desorientação
  • Paralisia de alguma área afetada ou de corpo inteiro
  • Sonolência grave ou letargia
  • Excitabilidade súbita e hiperatividade
  • Colapso e inconsciência
  • Fraqueza e febre
  • Salivação excessiva
  • Sangramento de vários orifícios
  • Problemas respiratórios e cardíacos
  • Dificuldade de coordenação dos membros provocada por problemas neurológicos (ataxia)
  • Apatia
  • Escurecimento das membranas mucosas, em alguns casos
  • Sede excessiva (polidipsia)
  • Micção muito frequente (poliúria)
  • Irritação gástrica
  • Inchaço, irritação, erupção cutânea e marcas na pele
  • Perda de apetite e anorexia

Se detectar algum destes sintomas de envenenamento em cachorro, entre imediatamente em contato com as urgências veterinárias.

Cachorro envenenado: primeiros socorros

Quando ocorre um envenenamento de cachorro ou intoxicação, você deve dirigir-se ou ligar de imediato ao seu veterinário de confiança ou a uma clínica de urgência veterinária. Sabia, no entanto, que existem algumas coisas que você pode fazer como primeiros socorros enquanto o veterinário está a caminho? Devemos, no entanto, fazê-lo de acordo com o tipo de veneno e apenas se o veterinário concordar. A atuação rápida pode salvar a vida do seu fiel companheiro.

Depois de detectar os sintomas de cachorro envenenado anteriormente descritos, se possível com a ajuda de alguém, informe o veterinário de todos os indícios observados, como o estado do cachorro, os sintomas, os possíveis venenos que provocaram o problema, a sua composição, embalagens, rótulos e tudo o que for possível. Além disso, preste atenção aos sintomas do seu pet intoxicado para identificar a origem do envenenamento. Mantenha a calma e atue com rapidez.

Estes são os passos mais comuns a seguir em caso de sintomas de envenenamento em cachorro :

  1. Caso o seu cachorro esteja muito fraco, quase desmaiado ou inconsciente, ou caso você saiba que a intoxicação aconteceu por via de inalação de alguma substância, a primeira coisa a fazer é levá-lo para uma zona aberta, ventilada e iluminada. Assim, poderá observar melhor os sintomas e oferecer ar fresco ao seu cão. Para levantá-lo, seja cuidadoso e procure fazê-lo de modo a pegar todo o corpo com firmeza. Caso não tenha uma área ao ar livre, zonas como o banheiro ou a cozinha são, geralmente, lugares bem iluminados. Além disso, tenha água por perto, o que pode ser necessário.
  2. Por outro lado, temos de retirar cuidadosamente o veneno visível para evitar que outros animais ou pessoas por perto se intoxiquem também. É necessário guardar uma amostra para que o veterinário possa fazer o diagnóstico.
  3. Enquanto você faz o passo anterior, outra pessoa pode falar com o veterinário. Caso esteja sozinho, remova o veneno e guarde uma amostra depois de ter estabilizado um pouco o cachorro. O profissional vai ajudá-lo a manter a calma e a se concentrar. Quanto mais cedo você chamar o veterinário, mais chances de sobrevivência seu cachorro terá.
  4. Se conseguiu identificar o veneno, deve dar o máximo de informação sobre ele ao veterinário. Isso inclui o nome do produto, os seus princípios ativos, a potência, uma estimativa da quantidade ingerida pelo animal e o tempo que passou desde o momento em que você suspeita que ele o ingeriu. Quanto mais indicações, dependendo do tipo de tóxico que provocou o envenenamento de cachorro, mais possibilidades de sobrevivência o seu pet terá.
  5. O veterinário vai indicar quais os primeiros socorros que deve administrar e quais não deve, segundo o veneno identificado. Por exemplo, uma das primeiras coisas que devemos fazer no caso de ingestão de veneno é induzir o vômito, mas você precisa saber que nunca deve fazê-lo se o cachorro estiver inconsciente ou desmaiado ou se o veneno for corrosivo. Caso o faça com o cachorro inconsciente, pode provocar uma aspiração do vômito, levando-o para o sistema respiratório e causando pneumonia. Além disso, no caso de o veneno ser uma substância corrosiva, a única coisa que você vai fazer é causar uma segunda queimadura cáustica no trato digestivo, faringe e boca do animal, piorando a situação. Se o tóxico foi ingerido há até duas ou mais horas, induzir o vômito será inútil pois a digestão já está muito avançada ou terminada. Assim, só deve induzir o vômito caso o animal não esteja inconsciente, se sabemos com segurança que a substância não é corrosiva como um ácido ou alcalino e caso a digestão tenha tido início há menos de duas horas.
  6. Não ofereça água, comida, leite, óleos ou nenhum outro remédio caseiro até saber com certeza qual foi o veneno ingerido e como proceder. Dessa forma, é melhor esperar que o veterinário dê indicações, enquanto damos a ele o máximo de informação. Essa é a opção certa, uma vez que é impossível saber o que vai acontecer quando administrar remédios caseiros e pode provocar um efeito contrário ao desejado, piorando o estado do seu melhor amigo.
  7. Se o veterinário decidir que, devido às circunstâncias, a melhor opção para o cachorro envenenado é induzir o vômito, siga as orientações apropriadas para isso, de forma a evitar danos desnecessários durante o processo. Essas orientações são abordadas no artigo como tratar um cachorro envenenado.
  8. Uma vez induzido o vômito, provavelmente conseguiu expulsar parte do veneno do corpo do seu cachorro envenenado. Mesmo assim, uma parte da substância deve ter sido absorvida pelo intestino e, por isso, você deve tentar reduzir a absorção do tóxico. Isto pode ser feito com carvão ativado.
  9. Caso a contaminação não tenha ocorrido por ingestão, mas sim por via tópica ou cutânea, envenenamento por pó ou substância oleosa que aderiu à pele do seu cachorro, deve retirar tal pó com uma escovagem intensa e dar um banho de água morna usando um sabão eficaz para remover a substância oleosa. Se ainda não conseguiu remover o revestimento tóxico, corte esse pedaço de pelo. É preferível remover alguma pelagem do que deixar o cachorro piorar ou se contaminar de novo.
  10. Se o cachorro foi envenenado por contato com as mucosas, a pele e os olhos, você deve lavar a região com água abundante para remover o máximo de substância nociva possível.
  11. Se o veterinário permitir e caso o cachorro envenenado esteja acordado e menos atordoado, é bom oferecer-lhe um pouco de água fresca, uma vez que muitos venenos ingeridos por cães afetam os rins e o fígado. Oferecer um pouco de água ajuda a reduzir o impacto sobre esses órgãos. Caso o cachorro não esteja bebendo sozinho, pode administrar lentamente a água usando uma seringa na sua boca.

Agora que você já conhece os sintomas de envenenamento em cachorro, sabe o que fazer em caso de um cachorro envenenado, talvez seja importante conhecer 10 coisas que podem matar seu cachorro.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Envenenamento em cachorros - Sintomas e primeiros socorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.