Ensinar um cão adulto a passear com guia

Ensinar um cão adulto a passear com guia

Compartilha a sua casa com um cão adulto que não sabe passear com guia? Esta é uma situação especialmente habitual em casos de adoção de cachorros adultos, uma vez que muitos deles não tiveram os cuidados necessários e também não saíram para passear com guia antes. Por vezes, a esta situação adicionam-se outros problemas, como acontece no caso dos cães maltratados, cujo adestramento pode ser mais complexo devido às suas reações de medo e insegurança.

Em qualquer caso, os passeios diários são necessários para o equilíbrio e saúde do seu pet. Por isso, neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar como ensinar um cão adulto a passear com guia.

Habituação aos acessórios

Para ensinar um cão adulto a passear com guia vai precisar principalmente de amor e paciência, tentando que esta aprendizagem seja para o seu cachorro uma aprendizagem agradável e prazerosa. Para que a incorporação de conhecimentos novos seja agradável deve ser também progressiva. Neste sentido, a primeira coisa que deve conseguir é que o seu pet se habitue aos acessórios que o vão acompanhar durante o passeio: a coleira e a guia.

Primeiro deve começar pela coleira, não a coloque sem antes o seu cachorro a cheirar o suficiente, depois pode colocá-la e deixá-la com ele alguns dias até perceber que já não é um elemento estranho para o seu cachorro. Agora é a vez da guia e, tal como acontece com a coleira, primeiro deve deixar cheirá-la e se familiarizar com a sua textura. Recomendamos que use uma guia não extensível para facilitar o controle pelo menos durante os primeiros passeios no exterior.

Não lhe coloque a guia durante os primeiros dias, segure-o apenas com as suas mãos e aproxime a guia do cachorro durante alguns momentos ao longo do dia.

Simulação de passeios no interior de casa

É imprescindível que simule vários passeios no interior de casa antes de levar o seu cachorro para fora dela. Para isso, deve conseguir que o seu cachorro se encontre calmo antes de lhe colocar a guia. Uma vez posta, caminhe firmemente ao seu lado, se ele a quiser tirar, pare até que ele pare também. Cada vez que lhe obedecer e se comportar como você deseja, é o momento de utilizar o reforço positivo para solidificar a aprendizagem. Para o reforço positivo pode usar vários métodos, pode ser o adestramento com clicker ou as guloseimas para cães.

Ao simular passeios dentro de sua casa, recomendamos que um ponto de paragem seja a porta de saída. Ao chegar aí, deve sempre pedir ao seu cachorro que pare e recompensá-lo depois, esta será a forma mais eficaz de sair para a rua, o seu pet não deve sair primeiro que você, pois se for assim ele tentará marcar todo o percurso, algo que não faz parte das tarefas do cachorro.

O primeiro passeio fora de casa

A primeira vez que passear o seu cachorro adulto fora de casa é imprescindível que este se encontre calmo antes de sair. No entanto, durante o passeio pode mostrar-se inquieto e nervoso, esta é uma resposta normal.

Quanto à forma de o dirigir e recompensar deve atuar como nas situações anteriores em que simulamos o passeio dentro de casa. Se o cachorro quiser tirar a guia, deve parar até que ele pare também. Depois será o momento de lhe dar uma recompensa.

Deve acontecer o mesmo quando o cachorro urinar ou defecar fora de casa, a recompensa deve ser imediata para entender que o exterior é o lugar onde deve fazer as suas necessidades. Para mais detalhes, pode consultar o nosso artigo que explica como educar um cachorro a fazer as necessidades fora de casa.

Como dono responsável deve levar bolsas de plástico para tirar os excrementos do solo.

O que fazer se o cachorro não se quiser mexer?

Esta é uma reação normal em cães adultos que foram adotados e geralmente trata-se de uma situação de medo, provavelmente causada por situações estressantes e traumáticas pelas quais passou antes.

Se começar a ensinar o seu cachorro adulto a passear com guia e se ele não quiser caminhar, nunca deve forçar o seu cachorro a sair para passear se se encontrar neste estado, pois seria uma experiência muito desagradável para ele. O que deve fazer nestas situações é excitar antes o seu cachorro. Incentive-o com a sua voz (enquanto o segura com a guia) de forma a dar saltos sobre si e andar à sua volta, depois mostre-lhe uma bola e jogue com ele até se encontrar muito excitado.

Por último, permita-lhe morder a bola e tê-la na sua boca para canalizar toda esta energia de excitação. No final, verá como o cachorro estará mais predisposto para o passeio e calmo, este será o momento ideal para sair de casa.

Passeie o seu cão adulto diariamente

Como referimos inicialmente, para ensinar o seu cão adulto a passear com guia é preciso muita paciência e, embora no início possa ser difícil, a rotina fará do passeio uma prática muito agradável para o seu pet e para si.

Apesar das dificuldades, não deixe de passear o seu cachorro diariamente, uma vez que o passeio será a sua principal fonte de exercício físico, irá discipliná-lo e permitirá uma adequada gestão do estresse. Se quer saber se é melhor passear depois ou antes de comer com o cachorro, não perca este artigo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ensinar um cão adulto a passear com guia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.