Partilhar

Ensinar seu gato a sentar

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 6 novembro 2018
Ensinar seu gato a sentar

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais muito inteligentes que, tal como no caso dos cachorros, podemos ensinar truques. Com paciência qualquer gato pode aprender truques simples. Se o seu gato é jovem pode ser mais fácil, mas até um gato adulto pode realizar os truques com a motivação adequada.

É uma experiência muito gratificante que vos irá unir ainda mais. Você precisa de ter paciência para observar os resultados, mas em pouco tempo já estará vendo as novas habilidades do seu gato.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar como ensinar seu gato a sentar, de forma normal e sobre as suas patas de trás.

Também lhe pode interessar: Ensinar o meu cachorro a sentar passo a passo

Como ensinar truques a gatos

Deve escolher um momento do dia no qual o gato esteja ativo, não o deve acordar para aprender a fazer truques. Deve ser um momento de brincadeira entre você e o gato. Deverá realizar várias sessões de adestramento antes do seu gatinho entender o que você lhe está pedindo.

Utilize sempre a mesma ordem para o mesmo truque, pode escolher qualquer palavra, mas deve ser sempre a mesma. "Senta" ou "sentado" são algumas das opções que pode utilizar para esta ordem.

Use como recompensa algo que o seu gato goste, caso contrário perderá de imediato o interesse. Pode utilizar snacks para gatos ou um pouco de comida de lata. Também pode usar pequenas pedaços de frango. O principal é que o seu gato goste e consiga chamar a sua atenção.

Pode usar um "Clicker" combinado com a recompensa que escolher. Este permite instrumente emite um som que o seu gato associará com a recompensa.

Ensinar seu gato a sentar - Como ensinar truques a gatos

Truque de sentar

Ensinar o seu gato a sentar é o truque mais simples que lhe pode ensinar. Pode ensinar-lhe duas variantes deste truque.

Sentado:

O gato senta-se e fique quieto até você dar ordem em contrário. É a posição habitual do seu gato se sentar. É o truque mais simples com o qual pode começar a treinar o seu gato.

De pé sobre as suas patas:

Nesta posição o gato fica de pé sobre as patas de trás, levantando as da frente. Pode começar pelo primeiro truque e, quando já o dominar, passar para este.

Ensinar seu gato a sentar - Truque de sentar

Ensinar a sentar sobre as duas patas de trás

Para ensinar o seu gato a sentar-se sobre as suas duas patas de trás deve seguir estes conselhos:

  1. Chame a atenção do seu gato. Deve estar ativo e tranquilo, em um ambiente que conheça.
  2. Levante a recompensa acima do seu gato sem que este a possa alcançar.
  3. Diga "Para cima" ou "Up" ou a palavra que você escolher.
  4. Não o deixe alcançar a comida e diga "Não" se a tentar tocar com a pata ou alcançar com a boca.
  5. Pouco a pouco adaptará a sua posição corporal dependendo da distância da recompensa.
  6. Quando ficar quieto sobre as suas patas é o momento de lhe dar a recompensa.

Vai precisar de várias sessões para o seu gato entender o que tem de fazer. O número de sessões é algo que depende de gato para gato, alguns entendem mais rápido que outros.

Lembre-se que deve ter paciência e evitar gritar ou repreender o seu gato. O momento de lhe ensinar algo novo deve ser divertido para ambos. Se se cansar e perder o interesse durante uma sessão é melhor deixá-la para outro momento.

Ensinar a sentar normalmente

Ensinar o gato a sentar-se é ainda mais fácil que o truque anterior. A posição que pretendemos é mais natural pelo que o seu gato se sentará quando lhe der a ordem.

As sessões de treino deverão ser idênticas à descrita no passo anterior. Utilize outra palavra diferente "Senta", "Para baixo" ou a que escolher. Não é necessário que experimente várias distâncias, o essencial neste truque é que não tente pegar a recompensa. Deve sentar-se e esperar que seja você a dar-lhe a recompensa.

Pode utilizar este truque em muitas situações e pouco a pouco pode ir eliminando as recompensas. Embora seja sempre conveniente repetir uma sessão de treino de vez em quando e recompensá-lo.

Ensinar seu gato a sentar - Ensinar a sentar normalmente

Tenha paciência

Lembre-se que cada animal é única, cada um conta com a sua personalidade e caráter. Qualquer gato pode aprender truques mas nem todos demorarão o mesmo tempo.

Deve ser paciente e ter calma, apesar do seu gato entender tudo rapidamente, vai precisar de repetir de forma habitual alguns treinos. Assim continuará motivado e não deixará de fazer os truques ao fim de um tempo.

Não se aborreça com o seu gato se ele não lhe obedecer, ou se se cansar de treinar. Deve entender o seu caráter e adaptar-se um pouco a ele. Estimule-o com a sua comida favorita para treinar e verá como surge de novo o seu interesse. Utilize sempre o reforço positivo.

Ensinar seu gato a sentar - Tenha paciência

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ensinar seu gato a sentar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Conselhos
  • Faça sessões de treino de 10 minutos.
  • Utilize sempre o reforço positivo. Seja paciente e constante, de certeza que assim conseguirá ensiná-lo.

Escrever comentário sobre Ensinar seu gato a sentar

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Ensinar seu gato a sentar
1 de 5
Ensinar seu gato a sentar

Voltar ao topo da página