Ensinar o nome ao seu gato

Ensinar o nome ao seu gato

Pode ser que seja difícil para você saber como educar um gato e, mais ainda saber como ensinar-lhe a vir até si quando o chama pelo seu nome, mas acredite que não é algo tão complicado se utilizar os estímulos corretos para motivar o seu felino a aprender.

As duas coisas que mais dão prazer aos felinos são a comida e o carinho, pelo que só tem de saber utilizá-los para treinar sempre com o reforço positivo e para o seu pet associar o seu nome a uma experiência agradável.

Os gatos são animais muito inteligentes e que aprendem com facilidade, pelo que se continuar lendo este artigo do PeritoAnimal sobre como ensinar o nome ao seu gato, de certeza que mais tarde ou mais cedo o conseguirá.

Escolher o nome adequado

Para ensinar o nome ao seu gato, primeiro precisa de o escolher adequadamente. Deve ter em conta que o nome que escolher tem de ser simples, curto e sem ser composto por mais de uma palavra para facilitar assim a sua aprendizagem. Além disso, também deve ser um nome fácil de pronunciar para que o felino o associe corretamente e não possa se parecer a qualquer outra ordem de adestramento que lhe ensinou, pois assim não há hipóteses de se confundir.

Recomenda-se chamar o seu gato sempre da mesma forma, sem recorrer a diminutivos e sempre com o mesmo tom de voz, para ser mais fácil entender que se está referindo a ele.

O normal é escolher o nome do seu gato com base nas suas caraterísticas físicas ou um traço em concreto da sua personalidade, mas na realidade, enquanto seguir as regras anteriores, pode escolher o nome para o seu gato que mais gostar.

Se ainda não se decidiu e está procurando um nome para o seu gato, deixamos-lhe alguns artigos que o poderão ajudar:

  • Nomes para gatos fêmeas
  • Nomes para gatos machos muito originais
  • Nomes para gatos laranjas
  • Nomes de gatos famosos

Coisas a ter em conta

Apesar da grande maioria das pessoas acreditarem que os gatos não se podem treinar, a verdade é que são animais muito inteligentes e que aprendem com grande facilidade se lhe der o estímulo adequado. São rápidos como os cães, mas o que acontece é que o seu caráter independente, curioso e desapegado faz com que seja mais difícil chamar a sua atenção, mas na realidade apenas precisamos de encontrar forma de os motivar, tal como se ensina um cachorro a reconhecer o seu nome.

Na hora de educar um gato, o ideal é começar a fazê-lo o quanto antes, sobretudo nos primeiros 6 meses de vida, que é quando o felino tem mais capacidade de aprendizagem já que está em plena fase de socialização.

Os estímulos que os gatos mais gostam são a comida e o carinho, por isso é isto que vai utilizar para atrair a sua atenção e ensinar-lhe o seu nome. A comida que lhe der, vai atuar como "recompensa", não deve dar-lha diariamente, deve ser alguma guloseima especial que sabemos que ele gosta e que é irresistível para o seu pet, pois assim a aprendizagem será muito mais eficiente.

O momento mais adequado para ensinar o nome ao seu gato é quando este estiver mais receptivo, ou seja, quando vir que não está distraído jogando com algo sozinho ou descansando depois de comer, sem estar nervoso, etc... porque nestes momentos não vai conseguir captar o seu interesse e será impossível realizar o treino.

Se o seu gato não foi socializado corretamente ou teve algum problema psicológico, é possível que tenha mais dificuldade em aprender o seu nome, mas qualquer gato é capaz de o fazer se se utilizarem os estímulos e as motivações adequadas. Sobretudo no momento em que entendem que depois de terem feito algo bem, você lhe dá uma recompensa em forma de guloseima.

Como ensinar o seu gato a reconhecer o nome?

Como referimos anteriormente, a chave para ensinar o nome ao seu gato é o reforço positivo, por isso a primeira coisa que tem de fazer para começar a treinar é escolher as guloseimas apetitosas que vai utilizar como recompensa.

De seguida, comece chamando o gato pelo seu nome pronunciando-o claramente a uma distância menor de 50 centímetros e com um tom suave e carinhoso para associar o seu nome com algo agradável. Isto é muito importante, pois temos que conseguir que o nosso felino relacione este som com situações de prazer, positivas e divertidas para fazer o que quer e venha até si quando o chamar.

De seguida, se conseguiu chamar a atenção do seu felino e conseguiu que ele olhasse para si, dê-lhe a recompensa em forma de guloseima. Se não olhou para você, então não lhe dê nada, assim saberá que só terá a sua recompensa quando lhe prestar atenção.

Se para além de ter olhado para si, o seu gato se aproximou de si quando o chamou pelo seu nome, então você deve dar-lhe além de guloseimas, carícias e mimos, que são outro dos estímulos mais positivos para entender que estamos contentes pelo seu comportamento. Assim, pouco a pouco, o animal irá associando o som do seu nome com experiências agradáveis para ele. Em contrapartida, se olhar para você mas não for até você, então aproxime-se dele um pouco para lembrá-lo do que o espera como recompensa se o fizer.

É importante que saiba que com 3 ou 4 vezes por hora que fizer este exercício é suficiente para não aborrecer o felino e captar a mensagem. O que pode fazer é ensinar o nome ao seu gato todos os dias e aproveitar qualquer momento agradável, como quando lhe põe comida no prato, para o chamar pelo seu nome e reforçar assim essa palavra ainda mais.

À medida que vir que o gato está aprendendo o seu nome, podemos ir aproximando-nos cada vez mais um pouco para o chamar, e se for até nós, então devemos recompensá-lo com mimos e guloseimas para o fazer entender que fez bem. Caso contrário, não devemos recompensá-lo e devemos continuar tentando com paciência e perseverança, mas sempre com cuidado para não cansar o pet.

Cuidados para usar o seu nome

Os estímulos negativos são muito mais eficazes que os positivos nos gatos, de maneira que apenas um só negativo pode acabar com o exercício de muitos positivos, por isso é importante não utilizar o seu nome para o chamar em vão ou em algum momento negativo, como por exemplo tem que o repreender por algo.

A única coisa que conseguirá chamando-o para vir quando temos de o repreender é que o felino pense que o enganamos, não só não o recompensando com uma guloseima mas para além disso repreendendo. Por isso, da próxima vez que fizer o mesmo o seu pet pensará "não vou porque não quero ser repreendido". Se tem que repreender o gato por algo, o melhor é se aproximar dele e utilizar uma linguagem corporal e um tom de voz diferente do normal para que saiba diferenciá-los.

Tenha em conta que todos os membros da sua casa devem utilizar o mesmo nome para chamar o seu felino e devem recompensá-lo da mesma forma que você, com comida e muito carinho. Não se preocupe por o tom de voz de todos ser diferente, pois os gatos sabem distinguir perfeitamente sons específicos, pelo que conseguirá sem qualquer problema reconhecer a voz de cada um de vocês.

Assim, ensinar o nome ao seu gato pode servir para muitas coisas, por exemplo, para o chamar quando você não está em casa e ele se escondeu, para o avisar de algum perigo ou acidente doméstico, para o chamar quando fugir de casa ou simplesmente para o avisar que já tem a sua comida pronta na prato ou quando lhe apetece interagir com ele com os brinquedos dele. O que lhe asseguramos é que este exercício servirá para fortalecer o vosso vínculo e fazer com que a relação de vocês fique melhor.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ensinar o nome ao seu gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.