Ensinar o cachorro a soltar objetos

Ensinar o cachorro a soltar objetos

Ensinar o cachorro a soltar objetos é um exercício muito útil para treinar cachorros, brincar com eles e evitar a proteção de recursos. Durante este exercício, além de ensinar o seu cão a soltar coisas, estará a ensinar-lhe a brincar ao cabo de guerra ou à bola dependendo das regras.

A maioria dos treinadores que competem em esportes caninos, aproveitam o jogo para treinar os seus cães. Isto porque a comida é um excelente reforçador para treinar novos comportamentos, mas geralmente não proporciona a motivação intensa que oferecem os jogos.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar como ensinar o cachorro a soltar objetos e coisas de qualquer tipo como brinquedos e bolas. Continue lendo e siga nossas dicas!

Antes de começar

Os comportamentos instintivos associados à caça são os que mais se aproveitam no adestramento porque podem ser canalizados com relativa facilidade. Entre estes comportamentos, os mais aproveitados são os que levam à captura. Os jogos de cabo de guerra proporcionam uma forma simples de simular esses comportamentos predadores e, portanto são de grande utilidade para lhe dar mais intensidade e velocidades às respostas dos cães.

Outra vantagem de usar jogos durante o adestramento, é que a comida deixa de ser o único reforço positivo possível. Desta forma, aumenta-se a variedade de reforços de comportamento disponíveis e podem-se conseguir reforços capazes de competir com algumas distrações ambientais. Também dependerá do cachorro sentir-se atraído por um tipo de jogo ou outro. Os retriever, por exemplo, costumam se motivar mais com jogos de pegar como lançar a bola, do que com jogos de cabo de guerra.

Neste artigo aprenderá a ensinar ao seu cachorro a soltar um brinquedo com o qual está brincando ao cabo de guerra, pelo que irá ensinar a ordem "Solta" enquanto brinca com o seu cachorro. No entanto, antes de começar deve ter em conta algumas regras para que o jogo seja útil e seguro.

Regras para ensinar a ordem "Solta"

  • Nunca tire o brinquedo à força: Especialmente se o seu cachorro ainda não aprendeu, rosnar ou parecer não querer oferecê-lo, nunca deve tirar a bola da sua boca à força. Em primeiro lugar porque pode magoar os seus dentes ou pode ele pode magoá-lo a si. Em segundo lugar, o seu cachorro pensará que quer tirar-lhe o brinquedo e será mais difícil educá-lo.
  • Não esconda o brinquedo: O seu cachorro deve ter sempre o brinquedo à visto porque o jogo não se trata de quem fica com o brinquedo, mas sim de se divertir. O seu cachorro não deve ter a sensação de que deve proteger o seu brinquedo, mas sim de o compartilhar para passar um bom momento. É aí que aparecem os primeiros sinais de proteção de recursos.
  • O seu cachorro não deve morder as suas mãos ou roupa: Se o seu cachorro falhar e lhe tocar com os dentes, deve parar o jogo e mudar de ambiente ou situação por um tempo. É uma forma de lhe ensinar que perante esse comportamento nós não vamos continuar a brincar com ele.
  • Escolher um local de jogo: Brincar com uma bola dentro de casa pode ser um pouco arriscado para os seus móveis e decoração. É recomendável determinar um local no qual o seu cachorro possa brincar de forma tranquila. Desta forma, cria um estado de privação que aumenta a motivação pelo jogo. Pode-se dizer que desta forma o cachorro fica com "fome".

Como ensinar o cachorro a soltar objetos

Para que o seu cachorro solte o objeto que tem na boca, vai precisar de um pouco mais que indicações e carícias. Um prêmio saboroso como snacks para cães, pedaços de fiambre ou um pouco de ração podem ser os seus melhores aliados. Deverá escolher o prêmio em função do que o seu cachorro mais gosta.

Siga este passo a passo:

  1. Ofereça ao seu cachorro a bola e deixe-o brincar com ela.
  2. Chame a sua atenção e diga "Solta" enquanto lhe dá um pedaço de comida.
  3. O instinto natural do cachorro será comer a comida e soltar a bola.
  4. Pegue na bola e volte a lançá-la.
  5. Repita o procedimento de soltá-la durante 5 ou 10 minutos.

Este simples passo a passo ensinará o seu cachorro a relacionar corretamente a indicação verbal "Solta" com o próprio ato de deixar a bola. Além disso, ao devolver-lhe a bola e continuar o jogo o cachorro entenderá que você não está tentando roubá-la.

O cão já entende a ordem

Uma vez que o cachorro já tenha aprendido a soltar objetos, é o momento de continuar praticando para que este comportamento não seja esquecido ou comece a desenvolver comportamentos paralelos. O ideal será praticar todos os dias obediência entre 5 e 10 minutos revendo todas as ordens já aprendidas incluindo pegar e soltar objetos.

Além disso, deve começar a substituir o alimento por felicitações e carícias. Variar o "prêmio" do cachorro irá permitir-nos uma boa resposta tenhamos ou não comida. Também será útil praticar a mesma ordem em lugares diferentes.

Problemas comuns ao ensinar a ordem

  • Se o seu cachorro apresenta sinais de agressão, rosna ou sofre de proteção de recursos (um cachorro que cuida zelosamente das suas coisas), então recomendamos que consulte um profissional para o assessorar. À partida, se não tentar tirar-lhe o brinquedo e realizar corretamente o exercício não tem que acontecer nada, mas estaria se arriscando a que o seu cachorro lhe morda, seja de forma acidental ou com intenção.
  • O problema mais frequente deste procedimento é que os cachorros podem estar tão estimulados com o jogo que mordem qualquer coisa que encontram pela frente, embora essas coisas sejam as suas mãos ou a sua roupa. Nestes casos deve evitar repreendê-lo. Será suficiente dizer-lhe um simples "Não" e deixar de participar no jogo durante um tempo. Se não quer correr estes pequenos riscos, não pratique o exercício.
  • Se não se sente cômodo praticando este exercício, não o faça. O exercício é complicado para muitas pessoas que não tem experiência no adestramento, por isso não se sinta mal se não fizer este exercício.
  • Apesar da ideia do exercício seja que o jogo seja bastante movido, tenha cuidado para não fazer movimentos muito bruscos que possa magoar o seu cachorro, especialmente se é filhote. Pode magoar os músculos e vértebras do pescoço e costas do seu cachorro se mexer muito violentamente o brinquedo enquanto ele o morde.
  • Não pratique este exercício com cachorros que têm problemas de ossos ou de articulações, tais como displasia de quadril ou de cotovelo.
  • Se o seu cachorro é do tipo molosso tenha cuidado com o jogo intenso. Lembre-se que lhes custa respirar corretamente e que podem sofrer de um golpe de calor se juntarmos exercício intenso e calor.
  • Não pratique exercício logo depois do cachorro ter comido ou ter ingerido uma grande quantidade de água. Da mesma forma, espere pelo menos uma hora para lhe dar comida ou água em abundância depois do jogo. Pode dar-lhe um pouco de água para se refrescar depois do jogo, mas não o encha todo o seu recipiente de uma só vez porque pode acabar ingerindo mais ar que água e isto pode levar a uma torção gástrica.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ensinar o cachorro a soltar objetos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.