Partilhar

Ensinar o cachorro a passear sem guia

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 26 maio 2017
Ensinar o cachorro a passear sem guia

Ver fichas de  Cachorros

A ferramenta mais eficaz para fortalecer o vínculo entre um cachorro e o seu dono são os passeios, além deste efeito importante, os benefícios dos passeios vão muito mais além disso, pois ajudam o cachorro a gerir o estresse, a mantê-lo saudável e disciplinam-no de forma agradável.

Por vezes os nossos pets precisam de mais liberdade e espaço e, alguns donos também precisam que o seu cachorro se exercite de outra forma e em outro contexto, mas é necessário saber como o fazer para preservar a segurança do seu amigo peludo.

Se quer que o seu cachorro desfrute das suas saídas de outra forma, neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar como ensinar o cachorro a passear sem guia.

Também lhe pode interessar: Ensinar o gato a usar o vaso sanitário

Conhecimento das ordens básicas

Para que o seu cão possa caminhar ao seu lado sem guia e continuar obediente, deve conhecer primeiro as ordens básicas, é importante que não se encontre ainda no período de adestramento canino mas que já tenha assimilado bem estes conhecimentos.

Entre as ordens que o seu cachorro deve conhecer temos as seguintes:

  • Sentar-se
  • Levantar-se
  • Ficar quieto
  • Vir quando o chamar

Entre estas ordens, a mais importante para passear o seu cachorro sem guia é que este venha até si quando o chamar pelo seu nome, caso contrário corre o risco do seu pet fugir e ser muito difícil conseguir encontrá-lo.

Ensinar o cachorro a passear sem guia - Conhecimento das ordens básicas

É hábito o seu cachorro passear com guia?

Para ensinar o seu cão a passear sem guia é importante que este esteja habituado a dar passeios com a guia. Isto porque o exterior no início é muito excitante para o cachorro, que se pode sentir nervoso e manifestar inclusive insegurança através do seu comportamento.

Quando esta reação ocorre com a guia, você tem um meio de controle, mas se à primeira confrontarmos um cachorro com o ambiente exterior sem a ajuda de uma guia, corremos o risco de perder o controle.

Ensinar o cachorro a passear sem guia - É hábito o seu cachorro passear com guia?

Vá a um parque seguro e calmo

Nas primeiras vezes que deixar o seu cachorro solto não deve fazê-lo em qualquer ambiente, deve ir para um parque seguro, longe do trânsito e com as menores distrações possíveis para que o cachorro se mantenha em um estado de calma e tenha em conta tanto a sua presença como as suas ordens.

Leve-o com a coleira e a guia e deixe-o ir, mas com a guia colocada. Se o seu pet já está habituado a passear com guia, o fato de continuar sentindo o seu peso e textura facilitará a obediência e a adaptação a esta nova forma de passeio.

Deixe de exercer controle sobre a guia durante períodos curtos, por exemplo, de 10 minutos, posteriormente, durante o mesmo período de tempo deixe-o solte mas sem a guia segura à coleira.

Ensinar o cachorro a passear sem guia - Vá a um parque seguro e calmo

A chamada e a recompensa, uma ferramenta fundamental

Um cão precisa de supervisão por parte do seu dono, neste sentido, e mais ainda no início da aprendizagem, é imprescindível que não deixe de prestar atenção ao seu pet.

Quando no ambiente adequado retirar completamente a guia ao seu cachorro, deixe-o distanciar-se de si sem o perder de vista, depois chame-o para voltar a si, quando o fizer, deve usar o reforço positivo para solidificar a aprendizagem.

Cada vez que o seu cão vier até si quando o chamar, ofereça-lhe uma guloseima adequada para ele. Este sistema de recompensa deverá manter-se durante bastante tempo, no mínimo por um período de um mês e depois de uma forma progressiva, este hábito deverá passar a ser esporádico.

Ensinar o cachorro a passear sem guia - A chamada e a recompensa, uma ferramenta fundamental

Jogo das escondidas

Quando o seu cachorro já vier até si quando o chamar, é o momento de se esconder e chamá-lo para que ele seja capaz de buscar e ir até si, mesmo sem contato visual.

Isto será útil à medida que o espaço do passeio seja maior e o passeio mais dinâmico, uma vez que irá permitir que o seu cachorro caminhe ao seu lado e o siga sem que o tenha que estar a chamar de forma contínua a sua atenção.

Como referimos antes, é importante que mantenha o seu cachorro supervisionado, sem o perder de vista, esconda-se atrás de uma árvore e chame-o, quando voltar até si, ofereça-lhe uma guloseima para cães.

Ensinar o cachorro a passear sem guia - Jogo das escondidas

Amplie o espaço

Progressivamente e à medida que o seu cachorro vá integrando esta nova forma de sair para passear, pode levá-lo a parques maiores, com mais pessoas e com mais cães, sempre e quando a sua socialização for a adequada.

Recomendamos que tire a guia ao seu cachorro apenas em lugares seguros, ruas com trânsito ou próximas a zonas perigosas devido à circulação de veículos deverão ser evitadas se quiser que o seu cachorro passeie sem a guia.

Ensinar o cachorro a passear sem guia - Amplie o espaço

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ensinar o cachorro a passear sem guia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação avançada.

Escrever comentário sobre Ensinar o cachorro a passear sem guia

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Ensinar o cachorro a passear sem guia
1 de 7
Ensinar o cachorro a passear sem guia

Voltar ao topo da página