Ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo

Ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo

Com o adestramento positivo podemos ensinar um animal de forma eficiente a não urinar em casa. É uma excelente forma de educar o seu cachorro a ir fazer as necessidades no lugar certo e também uma forma muito rápida de adestrar o cachorro.

O adestramento positivo conhece-se também como reforço positivo e consiste basicamente em premiar as atitudes do cachorro que nos agradam com snacks, palavras amáveis ou carinhos. Para funcionar de forma adequada e para ser fácil de lembrar para o seu cachorro, tem que ir observando o seu cachorro e ser rápido a premiá-lo.

É frequente combinar o reforço positivo fora de casa com o adestramento com papel dentro de casa para conseguir melhores resultados. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra como ensinar o seu cachorro a fazer xixi no lugar certo.

O que é o reforço positivo?

O reforço positivo consiste em felicitar e recompensar o seu cachorro cada vez que fizer as suas necessidades em um sítio permitido. Para isso tem que identificar as zonas em que é permitido o seu cachorro fazer as necessidades. Também tem que ter registrado a que horas costuma fazer as suas necessidades.

Com estes dados poderá saber a que horas tem que se preocupar porque o seu cachorro quer fazer xixi ou cocô. Depois meia hora antes do horário em que o seu cachorro faz as suas necessidades, leve-o à zona (o jardim, parque ou outro sítio) em que é permitido fazê-lo e deixe-o urinar.

O momento ideal

Depois espere até que ele faça as suas necessidades. Assim que terminar, felicite-o e dê-lhe um prêmio, alguma guloseima para cachorros. Se estiver se iniciando no uso do clicker, este será também o momento certo para fazer click.

O seu cachorro não vai precisar de muito reforço adicional, uma vez que fazer as suas necessidades é uma necessidade primária. No entanto, fazer click, dar-lhe a ordem de liberação ou felicitá-lo com um tom de voz animado irá demonstrar que está contente com o que fez. Tenha cuidado para não fazer tudo isto enquanto ainda estiver fazendo as suas necessidades, neste caso poderia correr o risco de o interromper.

Ajude-o a associar o xixi com a rua

Uma vez que os horários do seu cachorro para fazer as suas necessidades sejam mais claros, quando for urinar diga-lhe simplesmente "faz xixi" antes de o fazer. Quando acabar de fazer suas necessidades, faça click ou dê-lhe uma guloseima para cães. Evite utilizar uma palavra ou frase que usa normalmente na sua vida cotidiana.

Pouco a pouco irá se habituar a essa palavra e irá relacioná-la com a rua, com o xixi e com os passeios. No entanto, o cachorro só vai urinar se tiver vontade, mas a verdade é que uma ótima forma de o ajudar a lembrar e a associar esta nova rotina.

Não se esqueça que...

Dentro de casa, quando conseguir supervisionar o seu cachorro, permita-lhe estar em outros cômodos livremente. Quando sair de casa será melhor fazer uma zona limitada com muitos jornais. Com o tempo, o seu cão irá se habituar a fazer as suas necessidades nos locais que definiu para isso. No entanto, não espere que isto aconteça antes do seu cachorro ter seis meses.

O reforço positivo é muito útil e irá ajudar a ensinar ao seu cachorro comandos de adestramento básicos com mais eficácia. Tenha em conta que, usando a combinação de métodos, o seu cachorro irá se habituar a fazer as suas necessidades tanto nas zonas permitidas como sobre o jornal. Por isso, tenha cuidado para não deixar jornais espalhados pelo piso.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.