Dois gatos podem usar a mesma caixa de areia?

Dois gatos podem usar a mesma caixa de areia?

Os gatos são animais de estimação incríveis, divertidos, independentes e muito limpos. Todo mundo sabe que esses felinos costumam fazer suas necessidade em uma caixa de areia. Na verdade, esse fator é uma das principais razões pelas quais muitas pessoas optam por adotar um gato, uma vez que eles não precisam ir à rua com tanta frequência quanto um cachorro.

Porque os felinos são animais muito sociáveis, é comum que algumas pessoas prefiram ter mais de um gato. É neste momento que surge a dúvida de quantas caixas de areia são necessárias. Muitas pessoas têm apenas uma caixa de areia em casa, usada por vários gatos, mas será que isso é correto? Afinal, dois gatos podem usar a mesma caixa de areia? Tire suas dúvidas neste artigo do PeritoAnimal!

Quantas caixas de areia por gato?

Como dissemos, são muito comuns os lares que incluem dois felinos em seu núcleo familiar. Por isso, vários de nossos leitores nos perguntam: dois gatos podem usar a mesma caixa de areia? Bem, de acordo com especialistas em comportamento felino, é aconselhável ter o número de caixas de areia igual ao número de gatos mais um [1] [2]. Ou seja, se temos dois gatos, o ideal é dispor de três caixas de areia.

Um número adequado de caixas de areia é essencial para prevenir problemas de comportamento, como urinar ou defecar fora da caixa de areia, e até mesmo problemas veterinários, como a cistite idiopática felina, por exemplo. No entanto, isso não quer dizer que seja uma ciência exata, uma vez que muitas famílias com vários gatos usam menos caixas de areia e não apresentam quaisquer problemas. Nestes casos, a limpeza das caixas é imprescindível e os responsáveis ​​pelos gatos devem limpá-las em média quatro vezes ao dia. Vale lembrar que a caixa de areia acumula uma grande quantidade de resíduos que, se não removida, pode levar o animal a parar de usá-la.

Se você mora com mais de um gato e observou que um deles urina ou defeca fora da caixa de areia e, além disso, coincide com o fato de ambos compartilharem uma caixa de areia, você acabou de descobrir a causa do problema! Os gatos são animais territoriais e, portanto, muitos deles odeiam compartilhar a caixa de areia. Para evitar problemas, o ideal seria que cada um tivesse a sua, como dissemos, e uma a mais. A caixa extra pode ser colocada nas áreas onde ele costuma fazer as suas necessidades, pois representam seus lugares preferidos.

Mesmo para aquelas famílias em que ambos os gatos compartilham uma caixa sanitária sem problemas, é aconselhável oferecer uma caixa extra para alguma eventualidade.

Neste outro artigo mostramos para você qual é a melhor caixa de areia para gatos e, neste mesmo artigo, você conhecerá também a caixa de areia para gatos fechada. Será que ela é uma boa opção? Descubra!

Tipos de caixa de areia para gatos

O tipo de caixa de areia também é muito importante, pois é mais um motivo pelo qual um gato não pode usá-la. Assim, se você vive com vários gatos, certifique-se de oferecer caixas de diferentes tipos para ver qual é a favorita de cada um deles.

Em todo caso, a caixa deve sempre ter quase o dobro do tamanho do gato para que ele possa se mover livremente e sem se sentir pressionado. Da mesma forma, você deve escolher o local mais adequado para colocá-la e garantir que o animal se sinta confortável ao utilizá-la. E qual seria? Aquele que está longe de barulhos, é de fácil acesso, tranquilo e, acima de tudo, longe de suas tigelas de comida e água.

Talvez este outro artigo em que falamos sobre como mudar a caixa de areia do gato de lugar possa te interessar.

Caixa de areia automática para gatos

Se você não sabe que tipo de caixa de areia escolher, a caixa de areia automática é uma das opções mais inovadoras e ideais para os companheiros de gatos que não têm muito tempo para mantê-la sempre limpa. Sua principal vantagem é que pode ser programada para fazer até quatro limpezas por dia e até mesmo para se limpar toda vez que o gato a utilizar.

No mercado atual existem diversos modelos, todos com o mesmo conceito e objetivo: coletar os dejetos do animal, limpar e secar a areia, deixando a caixa pronta para o próximo uso. Porém, seu alto custo certamente é um impeditivo para muita gente, pois o valor pode variar de R$ 800 a R$ 2000 atualmente (valores em março de 2021). Por esse motivo, recomendamos a utilização de uma caixa comum por gato, e empregar a caixa automática como extra, se você preferir comprá-la.

Tipos de areia para gatos

O tipo de areia também é muito importante para conseguir que os animais usem as caixas de areia. Você deve ter em mente que cada gato tem preferências diferentes, pois são animais muito seletivos. Assim, o ideal é tentar descobrir que tipo de areia cada um dos seus gatos prefere e utilizar em sua caixa. No entanto, já adiantamos que a maioria dos gatos prefere areias com grãos mais finos e sem odores.

Para mais informações, não perca nosso artigo sobre os diversos tipos de areia para gatos.

Então, dois gatos podem usar a mesma caixa de areia? Agora que você já viu que o aconselhável é que não, você talvez possa se interessar no vídeo a seguir em que apresentamos 10 acessórios para gatos e a importância de cada um deles:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dois gatos podem usar a mesma caixa de areia?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Referências
  1. Agustín, A. (2008). La adopción: comportamiento y bienestar. Consulta de difusión veterinaria. 16, 153. 31-35.
  2. Neilson, J. (2004). Thinking outside the box: feline elimination. Journal of Feline Medicine and Surgey. 6, 5-11.