Doenças mais comuns em pitbull terrier

Doenças mais comuns em pitbull terrier

O pit bull terrier americano é uma raça canina muito resistente que só apresenta doenças específicas de sua raça. Pode ser acometido das mesmas doenças que outras ração de cães, mas em menor proporção. O principal motivo é que esse cão antigo foi criado para a desprezível atividade de lutas de cachorros. Atualmente proibidas, mas que em muitos locais ainda existe de forma clandestina.

Como resultado da atividade brutal para a qual o pit bull terrier foi criado, a fortaleza e dureza física deste cão foi aprimorada pelos criadores da raça. Obviamente, ambas virtudes físicas somente podem ser alcançadas por cachorros que não sejam propensos a doenças.

Continue lendo este post em Perito Anima e lhe relataremos as doenças mais comuns entre os cães pit bull terrier.

Enfermidades hereditárias

As doenças de origem genética ou hereditária são de longe as mais comuns entre os cães desta raça. Normalmente, tais enfermidades se manifestam em animais criados de forma deficiente. Os cães que sofrem este tipo de doença não devem ser, em nenhum caso, destinados para reprodução, já que irão transmitir estes problemas genéticos a seus filhotes. Além disso, em Perito Animal, não fomentamos em nenhum caso a reprodução de perros para fins comerciais já que existem muitos cachorros abandonados.

  • Deslocamento ou luxação de rótula. Nesta doença, a rótula sai do lugar e ou se enrijece. A cura se dá com cirurgia ou mediante um tratamento caro e doloroso para o cão. Pode surgir se realizarmos exercício muito intenso com nosso cão pit bull terrier.
  • Displasia de cadeira. Anomalia hereditária que provoca dor e faz o cachorro mancar. O fêmur não se ajusta bem à cavidade da cadeira. A displasia do quadril é uma das doenças mais comuns em cachorros de grande porte.
  • Lábio leporino. Esta malformação do lábio pode ser leve ou grave. Quando é leve não tem importância além da estética, mas se for grave, provoca muito sofrimento ao pobre do animal. Pode ser corrigido com intervenção cirúrgica, mas o animal afetado, seus irmãos e pais não devem se reproduzir.

Doenças de pele em pitbulls

O bull terrier algumas vezes sofre de doenças dermatológicas como qualquer outra raça de cachorro. É recomendável revisar sua pelagem de forma regular para nos assegurar de que não sofra de nenhum destes problemas:

  • Atopia. Trata-se de uma doença que é uma resposta alérgica da pela do cachorro a alguma substância alergênica (pó, pólen, caspa humana, penas, etc. Se caracteriza por uma coceira forte que leva o perro a se coçar muito e a lesar a pele com perda de pelo na zona afetada.
  • Demodicose. Doença causada pelo ácaro Demodex canis, presente em grande ou menor quantidade em todos os cães. No entanto, uma deficiência hereditária de seu sistema imunológico, pode afetar de forma grave o pit bull terrier.

Doenças degenerativas

O pit bull terrier está sujeito a sofrer alguma doença degenerativa. Estas são as enfermidades mais comuns nos cachorros pit bull terrier e que também afetam outras raças do tipo terrier:

  • Hipotireoidismo. Esta doença é consequência de falhas na glândula tireóidea. Geralmente os sintomas aparecem com o avanço da idade (4 a 10 anos), mas também pode ser de desde o nascimento do cão (Hipotireoidismo congênito), o qual seria uma doença hereditária. Os cães com esta alteração morrem cedo. Os sintomas da doença nos cães adultos com a falha do sistema endócrino são o mau estar generalizado do cachorro e problemas cardíacos.
  • Ictiose. Doença degenerativa grave que provoca o endurecimento da pele nas almofadinhas plantares e um aspecto escamoso e oleoso. Isso provoca muita dor no cachorro quando ele anda. É recomendável sacrificar os cães afetados para evitar que sofram. Pode ter origem hereditária.

O pit bull terrier têm a pele mais sensíveis que a de outras raças, por isso, é recomendável usar champú específico e antialérgicos.

Deficiências nutricionais

O pit bull terrier algumas vezes pode sobre de deficiências dietéticas por falta o má absorção de alguns oligoelementos.

  • Dermatose sensível ao zinco. Esta carência de zinco provoca a aparição de escaras, prurido, descamação e perda de cabelo ao redor dos olhos e focinho no cachorro. A causa é uma absorção deficiente no intestino do zinco. Com suplementação de zinco é possível controlar a doença.

Doenças fúngicas

Quando os cachorros da raça pit bull terrier vivem em locais com excesso de umidade podem desenvolver doenças fúngicas (causadas por fungo).

  • Micose. Problema dermatológico provocado por fungos. Ocorre quando o cão é submetido a um excesso de banho, ou quando vive em um local úmido e mal ventilado. O veterinário irá administrar o tratamento apropriado com base no tipo de fungo invasivo.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doenças mais comuns em pitbull terrier, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.