Doenças mais comuns em filhotes de cães

Doenças mais comuns em filhotes de cães

Ao adquirir ou resgatar um filhote de cachorro na rua, alguns problemas comuns podem estar mais aparentes como sarna, micoses, pulgas e carrapatos. Outros problemas podem ainda estarem encubados ou em seus estágios iniciais nos quais os sintomas demoram para serem percebidos pelo tutor.

Devido a isso, a primeira coisa a se fazer com um novo filhote de cão é levá-lo ao médico veterinário para um exame completo, e somente após a constatação de que o filhote está saudável é que deve-se imunizá-lo contra as doenças mais comuns por meio da desparasitação e vacinação.

Para você ficar atento às doenças mais comuns em filhotes de cães, o PeritoAnimal preparou este artigo para você.

Quais as doenças mais comuns em filhotes de cachorros

Filhotes, por estarem no estágio inicial da vida e em fase de desenvolvimento são extremamente suscetíveis à doenças, pois seu sistema imunológico ainda não está completamente desenvolvido. Por isso, é tão importante a desparasitação, vermifugação e a vacinação. Para te ajudar o PeritoAnimal preparou este outro artigo no qual você pode ficar por dentro do Calendário de vacinas para Cachorro.

No entanto, mesmo com o protocolo vacinal do filhote em andamento, é necessário ter cuidado para não deixar o filhote em contato com animais doentes, ambientes contaminados ou ambientes com possíveis fontes de contaminação como parques públicos e praças, já que vacinação ainda não está completa, pelo menos, até os 4 meses de idade do filhote. E ainda, devemos ter cuidado com algumas doenças para as quais a vacina não é comprovadamente eficaz, como a cinomose, dirofilariose e outras.

Doenças mais comuns em filhotes de cães

As doenças mais comuns em filhotes de cães são as doenças relacionadas ao trato gastrointestinal do cachorro, que podem ter como agentes vírus, bactérias, protozoários e vermes intestinais. Como nos primeiros meses os filhotes dependem dos anticorpos recebidos através da mãe pela amamentação, e é um costume bem grande desmamar os filhotes com apenas 1 mês de idade, filhotes acabam ficando bem mais vulneráveis a uma série de doenças que, inclusive, podem levá-lo à óbito, já que doenças do trato digestivo tem como principal sintoma a diarreia o que leva a uma rápida desidratação do filhote.

  1. Quase todos os filhotes vêm infectados com vermes intestinais. Os parasitas mais comuns encontrados em cães são o Dypilidium, Toxocara canis, Ancylostama sp, Giardia sp. Os sintomas mais comuns são diarreia, perda de peso, barriga inchada, em alguns casos quando a infecção é muito grande, animais muito jovens podem vir à óbito. É possível identificar a infecção parasitária por meio de exames de fezes.
  2. Outra situação bastante comum em filhotes de cães resgatados das ruas são as pulgas e carrapatos, que são grandes transmissores de doenças importantes, como a Babesiose, Erliquiose e Anaplasmose, que podem levar o filhote à morte. O controle desses parasitas pode ser feito com o uso de antiparasitários específicos para filhotes e com o controle das pulgas e carrapatos no ambiente. Veja aqui no PeritoAnimal, mais dicas sobre Como eliminar as pulgas do cachorro.
  3. A Sarna é uma doença causada por ácaros e causa muita coceira e lesões em pontas de orelhas, focinho, cotovelos, axilas e extremidades do dorso. Alguns tipos de sarna são transmissíveis aos seres humanos e a outros animais, devendo-se ter cuidado ao manipular um filhote com sarna e mantê-lo isolado de outros cães e gatos saudáveis.
  4. Fungos também causam bastante coceira e são altamente transmissíveis a outros animais.

Doenças contagiosas em filhotes de cachorro

As doenças infectocontagiosas que mais acometem cães e as mais arriscadas à vida do filhote são:

  1. Parvovirose - O filhote pode morrer em poucos dias após infectado, devido à lesão na mucosa intestinal que faz com que ele tenha diarreia com sangue, desidratando-se muito rapidamente. O agente causador é um vírus extremamente resistente no ambiente, e pode infectar filhotes e animais com baixa imunidade por meio do contato com fezes de animais infectados, e até mesmo objetos inanimados como potes de comida e água, inclusive roupinhas e caminhas que tenham sido usadas por um animal doente. A parvovirose possui grande incidência em filhotes com menos de 6 meses de idade, podendo ser fatal, por isso é importante evitar lugares com muita aglomeração de cães dos quais não se sabe a procedência, já que cães adultos podem ser portadores do vírus no estágio inicial da doença, sem que o tutor tenha conhecimento disso.
  2. Cinomose - O agente causador também é um vírus, conhecido como vírus da cinomose canina. A transmissão pode ocorrer de forma direta ou indireta, pois o vírus da cinomose canina é resistente em ambientes secos e frios podendo sobreviver por até 10 anos, ao passo que em ambientes quentes e iluminados são bem frágeis, da mesma forma, o vírus não resiste à desinfetantes comuns. A doença causada pelo vírus acomete o sistema nervoso, e apesar de haver a cura se descoberta em seus estágios iniciais é comum que o cão fique com sequelas, em filhotes com menos de 45 dias de vida, quase sempre é fatal. Devido a isto, é importante vacinar os animais e higienizar muito bem o ambiente antes da chegada de um novo filhote, caso seu cão anterior tenha falecido por conta da cinomose.

Confira também nosso artigo sobre cachorro com Síndrome de Down existe?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doenças mais comuns em filhotes de cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.