Doenças mais comuns em aves domésticas

Doenças mais comuns em aves domésticas

As aves domésticas estão constantemente a doenças que se podem propagar a grande velocidade se viverem em colônias. Por este motivo é conveniente a correta vacinação das aves contras as doenças mais comuns em aves domésticas.

Por outro lado, a higiene das instalações é fundamental para combater as doenças e os parasitas. Um estrito controlo veterinário é absolutamente necessário para enfrentar um eventual surto de uma doença.

Neste artigo do PeritoAnimal mostramos-lhe as principais doenças mais comuns em aves domésticas, continue lendo e informe-se!

Bronquite infecciosa

A bronquite infecciosa é causada por um coronavírus que afeta apenas as galinhas e frangos. Os transtornos respiratórios (sibilos, rouquidão), secreção nasal e olhos lacrimejantes são os principais sintomas. Propaga-se através do ar e completa o seu ciclo em 10-15 dias.

Esta doença comum em aves domésticas pode ser prevenida através de vacinas- Caso contrário é difícil de atacar esta doença.

Cólera aviária

A cólera aviária é uma doença muito contagiosa que ataca diversas espécies de aves. Uma bactéria (Pasteurella multocida) é a causadora desta doença.

A morte súbita de aves aparentemente saudáveis é a característica desta grave doença. Outro sintoma é que as aves param de comer e beber. A patologia transmite-se com o contato entre aves doentes e saudáveis. O surto surge entre 4 e 9 dias depois de contrair a doença.

A desinfecção das instalações e do equipamento é fundamental é absolutamente necessária. Assim como o tratamento com sulfas e bacterinas. Os cadáveres devem ser retirados de imediato para evitar que outras aves o biquem e se contagiem.

Coriza infecciosa

A coriza infecciosa é produzida por uma bactéria chamada Haemophilus gallinarum. Os sintomas são uns espirros e um exsudação nos olhos e seios nasais, o qual se solidifica e pode cusar a perda dos olhos da ave. A doença transmite-se através do pó suspenso no ar, ou pelo contacto entre aves doentes e saudáveis. Recomenda-se o uso de antibióticos na água.

Encefalomielite aviária

A encefalomielite aviária é causada por um picornavírus. Ataca principalmente os exemplares jovens (1 a 3 semanas) e também fas parte das doenças mais comuns em aves domésticas.

Tremores rápidos do corpo, andar vacilante e paralisia progressiva são os sintomas mais evidentes. Não existe cura e recomenda-se o sacrifício dos exemplares infectados. Os ovos dos exemplares vacinados imunizam os descendentes, daí a importância da prevenção através das vacinas. Por outro lado, as fezes e os ovos infectados são o principal vector de contágio.

Bursite

A bursite é uma doença produzida por um birnavírus. Ruído respiratório, penas eriçadas, diarreias, tremores e decaimento são os principais sintomas. A mortalidade não costuma superar os 10%.

É uma doença comum em aves domésticas muito contagiosa que se transmite por contato direto. Não se conhece nenhum cura, mas as aves vacinadas são imunes e transmitem a sua imunidade através dos seus ovos.

Influenza aviária

A influenza aviária é produzida por um vírus da família Orthomyxovridae. Esta grave e contagiosa doença produz os seguintes sintomas: penas eriçadas, cristas e papadas inflamadas e edemas nos olhos. A mortalidade aproxima-se dos 100%.

Acredita-se que são as aves migratórias o vector de infecção principal. No entanto, existem vacinas que diminuem a mortalidade da doença e ajudam a prevenir a mesma. Com a doença já contraída, o tratamento com cloridrato de amadantina é benéfico.

Doença de Marek

A doença de Marek, outra das patologias mais comuns em aves domésticas, é produzida por um vírus herpes. Uma paralisia progressiva nas patas e nas asas é um sintomas claro. Também se produzem tumores no fígado, ovários, pulmões, olhos e outros órgãos. A mortalidade é de 50% em aves não vacinadas. A doença transmite-se pelo pó incrustado nos folículos da ave infestada.

Os pintinhos devem ser vacinados no primeiro dia de vida. As instalações devem ser desinfectadas escrupulosamente se estiveram em contacto com aves doentes.

Doença de Newcastle

A doença de Newcastle é produzida por um paramyxovírus muito contagioso. Um piar rouco, tosse, chiado, crepitação e dificuldades respiratórias são seguidos por estranhos movimentos de cabeça (escondem a cabeça entre as patas e os ombros), e um andar anômalo para trás.

Os espirros das aves e os seus excrementos são o vector de contágio. Não existe nenhum tratamento eficaz contra esta doença tão comum em aves. Uma vacina cíclica é o único remédio para imunizar as aves domésticas.

Varíola aviária ou Bouba aviária

A varíola aviária é produzida pelo vírus Borreliota avium. Esta doença tem duas formas de se manifestar: úmida e seca. A úmida provoca úlceras nas mucosas da garganta, língua e boca. A seca produz crostas e cravos na cara, crista e papada.

O vector de transmissão são os mosquitos e a convivência com animais infectados. Apenas as vacinas podem imunizar as aves, uma vez que não existe nenhum tratamento eficaz.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doenças mais comuns em aves domésticas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.