Doenças mais comuns do São Bernardo

Doenças mais comuns do São Bernardo

O cão São Bernardo é um símbolo nacional na Suíça, país de ondem provém. Esta raça caracteriza-se pelo seu enorme tamanho.

Esta raça é normalmente saudável e a sua esperança de vida é de uns 13 anos. No entanto, como acontece com a maioria das raças caninas, padece de algumas doenças prototípicas da raça. Alguma devido ao seu tamanho, e outras de procedência genética.

Continue a leitura deste artigo do Perito Animal, para conhecer melhor as doenças mais comuns do São Bernardo.

Displasia do quadril

Como acontece com a maioria dos cães de tamanho grande, o São Bernardo é propenso a sofrer de displasia do quadril.

Esta doença, muito em parte de origem hereditária, caracteriza-se pelo constante desajuste entre a cabeça do fêmur e o alvéolo do quadril. Esse mesmo desajuste provoca dor, andar mancando, artrite, e nos casos muitos graves pode inclusivamente incapacitar o cão.

Para prevenir a displasia do quadril é conveniente que o São Bernardo faça exercício regular e se mantenha no seu peso ideal.

Torção gástrica

A torção gástrica produz-se quando se acumula demasiado gás no estômago do São Bernardo. Esta doença é genética, fazendo com que o estômago se dilate devido ao excesso de gás. Esta doença é habitual em outras raças caninas grandes e de peito profundo. Pode ser muito grave.

Para a evitar devemos fazer o seguinte:

  • Umedecer a ração do cão
  • Não lhe dar água durante a refeição
  • Não fazer exercício imediatamente depois de comer
  • Não lhe dar comida em excesso. É preferível dar-lhe pequenas quantidades diversas vezes
  • Usar um banquinho para elevar o comedouro e bebedouro do São Bernardo, com a finalidade de ele não se agachar ao comer e beber

Entrópio

O entrópio é uma doença ocular, concretamente da pálpebra. A pálpebra vira-se para o interior do olho, roçando a córnea e provocando irritação ocular e inclusivamente pequenas lacerações da mesma.

É conveniente manter uma boa higiene dos olhos do São Bernardo, lavando-lhe os olhos regularmente com soro fisiológico ou uma infusão de camomila à temperatura ambiente.

Ectrópio

O ectrópio é quanto a pálpebra se separa excessivamente do olhos, provocando disfunções visuais ao longo do tempo. Uma vez isto reforça a ideia de que deve manter uma boa higiene ocular do seu cão.

Problemas cardíacos

O São Bernardo é propenso a sofrer problemas cardíacos. Os sintomas principais são:

  • Tosse
  • Falta de ar
  • Desmaios
  • Debilidade repentina nas patas
  • Sonolência

Estas doenças cardíacas podem ser paliadas com medicação se forem detectadas de forma célere. Manter o cão com o seu peso adequado e com exercício regular é uma boa forma de prevenir as doenças cardíacas.

Síndrome de Wobbler e outros cuidados

O Síndrome de Wobbler é uma doença própria da zona cervical. Esta doença pode provocar deficiências neurológicas e incapacidade. O veterinário deve avaliar e controlar este aspeto do São Bernardo.

A desparasitação interna e externa do São Bernardo é imprescindível pelo menos uma vez por ano.

O São Bernardo requer uma escovagem diária do seu pelo com uma escova de cervas firmes. Não deve dar-lhe banho muito frequentemente, uma vez que a sua tipologia de pelo não o requer. Quando lhe der banho, deve fazê-lo com xampus específicos para cães, de formulação muito suave. Essa composição do xampu tem a finalidade de não eliminar a camada protetora da dermes do São Bernardo.

Outros cuidados que esta raça precisa:

  • Não gostam de ambiente quentes
  • Não gostam de viajar de carro
  • Cuidados frequentes dos olhos

Quando o São Bernardo ainda é filhote, não convém submetê-lo a exercícios rigorosos até que o seu esqueleto ósseo esteja bem formado.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doenças mais comuns do São Bernardo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças hereditárias.