Doenças do gato siamês

Doenças do gato siamês

Os gatos siameses são pets muito saudáveis, desde que eles venham de criadores responsáveis e éticos e não existam problemas de consanguinidade ou outros fatores negativos. No entanto, alguns que se encontram em adoção são vítimas destas práticas.

Os gatos siameses vivem mais que outras raças, alcançando uma esperança média de vida de cerca de 20 anos. É nos em que se convertem em "avós" que, as dores e doenças próprias da velhice aparecem. No entanto, existem algumas doenças ou malformações que se acusam desde jovens.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e se informe adequadamente sobre as mais frequentes malformações e doenças do gato siamês.

Câncer de mama

Quando as gatas siamesas são maiores costumam surgir cistos mamários. A maioria deles são benignos, mas alguns convertem-se em cancerígenos. Por este motivo, o veterinário deverá controlar os cistos se aparecerem, analisá-los e proceder a uma cirurgia no caso de serem malignos.

Com uma visita veterinária a cada 6 meses será suficiente para prevenir este problema e detetá-lo a tempo caso ocorra.

Alguns gatos siameses jovens sofrem de episódios de problemas respiratórios, URI, que os deixa em um estado idêntico à gripe que nós humanos sofremos. Também podem sofrer de inflamações nasais e de traqueia. Não são infecções frequentes porque os gatos siameses são basicamente caseiros e não andam vagueando pelas ruas. Ao serem maiores já não estão expostos ao URI. Estes episódios bronquíticos temporais devem ser controlados por parte do veterinário.

Transtornos obssessivos/compulsivos

Os gatos siameses são animais de estimação sociáveis que precisam da companhia de outros animais ou humanos, e o melhor é se conviver com ambos em simultâneo. A solidão excessiva pode levá-los a um transtorno causado pelo tédio ou a ansiedade pela espera do regresso das pessoas de casa. Uma compulsão que consiste em uma limpeza excessiva, chegam a lamberem-se tanto que podem provocar falhas no pelo.

Este transtorno tem o nome de alopecia psicogênica. De forma indireta a ingestão de pelo também lhes pode causar problemas intestinais como consequência das bolas de pelo. É conveniente administrar-lhes malta para gatos.

Doença vestibular

Esta doença costuma ser causada por problemas genéticos e, está relacionada com o nervo que conecta o ouvido interno.

A doença vestibular causa no gato tonturas e perdas de equilíbrio, costuma durar pouco tempo e curar-se por si mesma. Se isto ocorrer de forma frequente, deve ser tratada pelo veterinário.

Distúrbios ópticos

Os gatos siameses também podem sofrer de alterações que não são propriamente doenças, mas sim desvios do padrão do gato siamês. Um exemplo é o estrabismo, o gato vê perfeitamente bem, apesar dos seus olhos estarem orientados de forma estrábica visivelmente.

O nistagmo é outra alteração do nervo óptico, tal como o estrabismo. Esta alteração provoca uma oscilação dos olhos da direita para a esquerda ou de cima para baixo. Não é frequente mas pode ocorrer em gatos siameses. Deve consultar o veterinário, porque pode ser um sinal de que o gato sobre de alguma doença renal ou cardíaca.

Confira também nosso artigo sobre gato com Síndrome de Down existe?

Porfiria

Esta anomalia genética já desapareceu praticamente, embora antigamente era procurada por se tratar de um traço típico de alguns gatos orientais. Não influencia em nada na saúde do gato, a cauda é corta e torcido em uma espécie de saca-rolhas, idêntica às caudas dos porcos.

A porfiria é uma doença metabólica normalmente hereditária. É muito complexa e de difícil diagnóstico, pode ter diversos graus de intensidade e afetar diferentes órgãos. Altera as enzimas que favorecem a síntese da hemoglobina sanguínea.

Pode ser muito leve ou grave. Como pode atacar diferentes órgãos: coração, rins, fígado, pele, etc, são inúmeros os sintomas que pode apresentar: urina avermelhada, vômitos, alterações da pele, convulsões e, inclusive ser assintomática. Apenas um veterinário competente conseguirá faze um diagnóstico adequado.

Hidrocefalia

No gato siamês trata-se de uma alteração genética do gene hy. A acumulação de líquido cefalorraquidiano no cérebro pressiona o cérebro pode causar danos irreversíveis. Um sintoma claro é a inflamação da cabeça, nesta situação deverá a atenção imediata de um veterinário.

Já deve ter notado que a grande maioria dos transtornos se devem a deficiências nas linhas genealógicas do gato. É por este motivo que é importante adotar filhotes em lojas de confiança, profissionais que possam assegurar a origem dos gatos siameses.

Desparasitação

Além disso, devemos ter em conta, especialmente se o nosso gato entra e sai de casa com frequência, a importância de desparasitar o nosso gato siamês. Desta forma, vamos evitar o aparecimento de parasitas intestinais e parasitas externos como as pulgas e carrapatos.

Descubra no PeritoAnimal remédios caseiros para desparasitar gatos.

Você adotou recentemente um gato siamês? Veja a nossa lista de nomes para gatos siameses.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doenças do gato siamês, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.