Doenças cardíacas em cães e gatos 🐶🐱

Doenças cardíacas em cães e gatos 🐶🐱

É comum escutarmos sobre doenças cardíacas em pessoas. Com certeza alguém próximo já teve algum tipo de doença cardíaca, seja familiar ou não. Mas e os animais, também desenvolvem esse tipo de doença? A resposta é SIM.

Todo animal tem em seu tórax esse órgão tão famoso, responsável pela atenção de todos: o coração. Este órgão tem como função principal bombear o sangue para todo o corpo, pois é através do sangue que todas as substancias como os nutrientes, dejetos metabólicos, substancias em geral e principalmente os gases como oxigênio e dióxido de carbono são transportados. Não fica difícil assim salientar que se trata de um órgão vital, de fundamental importância para o funcionamento correto de todo o organismo. Porém, assim como nos humanos, ele também pode apresentar doenças em nossos amiguinhos pets.

A cardiologia veterinária vem se fortalecendo a cada dia. O avanço tecnológico, assim como a acessibilidade a novos métodos de diagnóstico e tratamento, são responsáveis por um grande avanço na cardiologia de pequenos animais. A cada dia há mais centros especializados, assim como um aumento no número de profissionais capacitados para esse fim. Sem dúvidas é uma área com um futuro promissor em nosso país.

O PeritoAnimal preparou este artigo sobre as principais doenças cardíacas em cães e gatos.

Problemas cardíacos nos cães e gatos

O que são doenças cardíacas?

Também chamadas de cardiopatias, essas doenças são alterações patológicas que ocorrem no coração. Podem ter distintas causas, assim como várias formas de manifestações nos animais. Também podem ser classificadas de distintas maneiras, como gravidade, forma de evolução e localização anatômica. Outro ponto importante é que podem ocorrer tanto no próprio músculo do coração (cardiomiopatias), nas válvulas cardíacas (valvulopatias) ou nas artérias que irrigam o coração (coronariopatias).

O que causam?

As doenças cardíacas são alterações que exigem uma atenção especial tanto por parte do tutor como também do médico veterinário. Por se tratar de um órgão vital, qualquer alteração pode levar a serias complicações, inclusive a morte. As complicações dessas enfermidades costumam se refletir em várias partes do corpo, levando a distúrbios variados, tanto leves como graves. Sempre que há um problema nessa bomba, o sangue circula com dificuldade e isso implica uma série de ocorrências, que se transformam em um efeito “bola de neve”.

Entre as principais doenças cardíacas em pequenos animais a Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) está entre as mais graves e que ocorrem com maior frequência nos pets. Se trata de uma condição onde o coração está insuficiente para realizar seu trabalho, que é bombear o sangue. Dessa maneira, o sangue tende a se acumular nos vasos sanguíneos onde deveria ter um fluxo normal, esse acumulo de sangue leva a formação do edema que é um acumulo de liquido em regiões do corpo. Quando essa condição ocorre nos pulmões, os animais apresentam sintomas como tosse e cansaço fácil, outro sinal muito comum dessa doença é o acumulo de liquido na cavidade abdominal (ascite ou popularmente "barriga d´água") e edema nos membros posteriores (pernas).

Sopro no coração em cães e gatos

As valvulopatias, também conhecidas como “sopro” são juntamente com a ICC, doenças muito comuns em cães e gatos. Se trata de uma falha anatômica nas válvulas, levando a uma falta de controle da passagem do sangue por elas que consequentemente causa reflexos no próprio coração e em outros órgãos. As valvulopatias também podem ser uma das causas da Insuficiência Cardíaca.

Cães de pequeno porte como yorkshire, poodle, pinscher e maltês tem uma predisposição natural para desenvolver a endocardiose, que é uma síndrome que reflete grandes complicações ao coração. Por outro lado, raças maiores como boxer, labrador, dobermam, rottweiler e dogue alemão, podem ser acometidos com mais facilidade pela miocardiopatia dilatada, que é outra afecção com grandes efeitos negativos no coração.

Cães que vivem próximos ao mar podem ser acometidos pela dirofilariose, que é um verme transmitido pela picada de um mosquito e que se concentra no coração, dificultando a passagem do sangue e funcionamento do mesmo.

Nossos amigos bichanos também têm uma grande tendência a desenvolverem cardiopatias ao longo de sua vida. Uma observação importante em relação aos felinos é que nesses animais as doenças cardíacas ocorrem de forma silenciosa, sendo detectadas geralmente num quadro já muito avançado.

Sintomas de doenças cardíacas em cachorro e gato

Os principais sinais de doenças cardiovasculares em cães e gatos são:

  • Dispneia: dificuldade para respirar
  • Tosse contínua
  • Apatia
  • Edema de abdômen ou nas pernas
  • Cansaço fácil

Leia o nosso artigo completo sobre os sintomas de doenças cardíacas em cachorros.

Como detectar e prevenir doenças cardíacas em cães e gatos

A avaliação periódica por um médico veterinário é fundamental para um diagnóstico e tratamento ainda no começo da doença. Vale a pena ressaltar que independentemente da apresentação ou não de sinais de cardiopatias, é fundamental um controle de rotina do seu pet. Principalmente em animais com idade avançada que apresentam uma maior tendência a manifestar esse tipo de enfermidade.

Outro ponto importante na prevenção é a alimentação e exercício físico. Animais que consomem alimento humano, com excesso de sal e gordura ou que comem demasiado, são fortes candidatos a terem algum tipo de doença cardíaca ao longo de sua vida. O sedentarismo que vem se tornando comum nos pets devido à rotina de seus proprietários, também é um dos grandes causadores de doenças cardíacas. Assim sendo, evitá-lo é uma maneira simples e efetiva de prevenção.

A prevenção é sempre o melhor remédio para seu melhor amigo.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doenças cardíacas em cães e gatos 🐶🐱, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças cardiovasculares.