Doença do carrapato em gatos (Erliquiose Felina) - sintomas, diagnóstico e tratamento!

Doença do carrapato em gatos (Erliquiose Felina) - sintomas, diagnóstico e tratamento!

Os gatos, tal como os cachorros, podem ser mordidos por carrapatos e serem infectados por uma das inúmeras doenças que estes parasitas transportam. Uma dessas doenças é a erliquiose felina, também conhecida por doença do carrapato em gatos.

Embora a doença do carrapato seja rara em gatos, existem vários casos relatados por médicos veterinários no Brasil. Por esse motivo, é importante que você conheça e esteja atento aos possíveis sintomas desta doença, para que possa rapidamente agir se desconfiar que esteja acontecendo com o seu felino.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre a doença do carrapato em gatos, continue lendo!

Erliquiose felina

A Erlichia canis está amplamente estudada nos cachorros. A erliquiose canina é endêmica em muitas zonas do Brasil. Por outro lado, a erliquiose felina ainda está pouco estudada e não existem muitos dados. O que é certo, é que existem cada vez mais relatos de casos e os tutores de gatos devem estar atentos.

A erliquiose felina é causada por organismos intracelulares conhecidos por Rickettsia. Sendo que os agentes mais comuns na erliquiose felina são: Ehrichia risticii e Ehrichia canis.

Para além da doença ser ruim para o seu gatinho, é importante relembrar que a erliquiose é uma zoonose, ou seja, ela pode ser transmitida aos seres humanos. Os gatos domésticos, tal como os cachorros, podem ser reservatórios de Erlichia sp e eventualmente transmitirem aos seres humanos através de um vector, como um carrapato ou outro artrópode, que ao picar o animal infectado e posteriormente o ser humano, transmite o micro-organismo.

Como se transmite a erliquiose felina?

Alguns autores sugerem que a transmissão seja feita por carrapatos, tal como acontece com o cachorro. O carrapato, ao picar o gato, transmite a Ehrlichia sp., um hemoparasita, ou seja, um parasita do sangue. Porém, um estudo feito com gatos portadores deste hemoparasita apenas detectaram possível exposição a carrapatos em 30% dos casos, o que sugere que possa existir um vector desconhecido que seja o responsável pela transmissão desta doença para os gatos[1]. Alguns especialistas acreditam que a transmissão também pode ser feita através da ingestão de roedores que os gatos caçam.

Quais os sintomas da doença do carrapato em gatos?

Os sinais costumam ser inespecíficos, ou seja, são semelhantes ao de diversas doenças e por isso pouco conclusivos. Os sintomas da doença de carrapato em gatos mais comuns são:

  • Falta de apetite
  • Perda de peso
  • Febre
  • Mucosas pálidas
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Letargia

Diagnóstico da doença de carrapato em gatos

O médico veterinário perante a suspeita de doença de carrapato em gatos, faz algumas provas laboratoriais. As alterações laboratoriais mais comuns da erliquiose felina são:

  • Anemia não regenerativa
  • Leucopenia ou leucocitose
  • Neutrofilia
  • Linfocitose
  • Monocitose
  • Trombocitopenia
  • Hiperglobulinemia

Para ter um diagnóstico definitivo, o médico veterinário costuma se auxiliar de uma prova chamada de esfregaço sanguíneo, que basicamente permite observar o micro-organismo no sangue com o microscópio. Esta prova nem sempre é conclusiva e por isso o veterinário pode precisar também da prova de PCR.

Para além disso, não estranhe se o seu médico veterinário realizar outras provas como o Raio X, que permite ver se existem outros órgãos afetados.

Tratamento da erliquiose felina

O tratamento da erliquiose felina depende de cada caso e da sintomatologia. Geralmente, o médico veterinário utiliza antibióticos do grupo das tetraciclinas. A duração do tratamento também é variável, sendo por média de 10 a 21 dias.

Nos casos mais graves, pode ser necessário internar o gato e fazer terapia de suporte. Para além disso, nos casos de gatos com anemia grave, pode ser necessário uma transfusão sanguínea.

Se o problema for detectado a tempo e o tratamento inciado de imediato, o prognóstico é positivo. Por outro lado, gatos com o sistema imunitário comprometido, têm um pior prognóstico. O importante é que você siga à risca o tratamento e indicações do profissional que está acompanhando o caso.

Como prevenir a doença do carrapato em gatos

Embora seja menos comum que os gatos sejam infetados por doenças transmitidas pelo carrapato ou outros artrópodes, isso pode acontecer! Por isso, é essencial que você mantenha o plano de desparasitação sempre atualizado pelo seu médico veterinário e observe diariamente a pele do seu felino. Leia o nosso artigo completo sobre as doenças que os carrapatos podem transmitir.

Caso você detecte qualquer sintoma ou alteração comportamental estranha no seu gato, consulte de imediato o seu médico veterinário de confiança. Ninguém melhor do que você conhece o seu felino e se a sua intuição diz que algo não está certo, não hesite. Quanto mais cedo um problema for diagnosticado, melhor é o prognóstico!

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doença do carrapato em gatos (Erliquiose Felina) - sintomas, diagnóstico e tratamento!, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.

Referências
  1. Lappin M. (2001) Feline ehrlichiosis and hemobartonellosis. Proceedings of the 26th World Small Animal Veterinary Association World Congress; Vancouver, BC.
Bibliografia
  • Braga I. et al (2014) Detection of Ehrichia canis in domestic cats in the central-western region of Brazil. Brazilian Jornal of Microbiology. 45 (2) 641-645.
  • McQuiston, J. Erlichiosis and Related infections in cats. MSD Veterinary Manual. Available in: https://www.msdvetmanual.com/cat-owners/disorders-affecting-multiple-body-systems-of-cats/ehrlichiosis-and-related-infections-in-cats