Documentários de animais

Documentários de animais

A vida animal é tão real como surpreendente e impactante. Centenas de milhares de espécies de animais habitam o planeta Terra muito antes que os seres humanos sequer imaginassem viver aqui. Isto é, os animais são os primeiros habitantes deste lugar que chamamos de lar.

É por isso que o gênero documental, de cinema e televisão, rende homenagens a vida e obra de nossos legendários amigos selvagens em produções espetaculares onde podemos ver, nos apaixonarmos e entrar um pouco mais neste universo tão extenso que é o mundo animal.

Natureza, muita ação, lindos cenários, criaturas complexas e incríveis são as protagonistas destas histórias. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal, onde te mostraremos fascinantes, incríveis e cativantes documentários de animais. Prepare a pipoca e aperte o play!

Blackfish: fúria animal

Se você adora um zoológico, aquário ou circo e ao mesmo tempo é amante dos animais, te recomendados ver este surpreendente documentário, pois te fará refletir. É um filme de denúncia e exposição do grande corporativo americano dos parques aquáticos SeaWorld. Em "Blackfish" se fala a verdade sobre os animais em cativeiro. Neste caso, as orcas, e sua triste e precária situação como atração de turismo, em que vivem em um constante isolamento e maltrato psicológico. Todos os animais da Terra merecem viver em liberdade.

A Marcha dos Pinguins

Os pinguins são animais muito valentes e com uma coragem impressionante, fariam o que quer que fosse por sua família. São um exemplo a seguir no que diz respeito a relações. Neste documentário a espécie de pinguins-imperadores faz uma viagem anual durante o cruel inverno antártico, nas condições mais severas, com a intenção de sobreviver, levar comida e proteger seus filhotes. A fêmea sai para buscar comida, enquanto o macho fica cuidando dos filhotes. Um verdadeiro trabalho em equipe! É um espetacular e educativo documentário sobre a natureza narrado pela voz do ator Morgan Freeman. Devido às condições climáticas, o filme demorou um ano para ser gravado. O resultado é simplesmente inspirador.

Chimpanzé

Este documentário de animais da Disneynature é puro amor. É muito emocionante e enche o coração de apreço pela vida animal. "Chimpanzé" nos leva diretamente à extraordinária vida destes primatas e à estreita relação entre eles, dentro de seu habitat na selva africana. O mais interessante é que o filme gira em torno do pequeno Oscar, um bebê chimpanzé que é separado de seu grupo e logo é adotado por um chimpanzé macho adulto, e, a partir daí, trilham um caminho espetacular. O filme é visualmente lindo, cheio de verde e muita natureza selvagem.

The Cove - A Baía da Vergonha

Este documentário de animais não é adequado para toda a família, mas vale a pena vê-lo e recomendá-lo. É bastante doloroso, perspicaz e inesquecível. Sem dúvida nos faz valorizar mais todos os animais do mundo e respeitar seu direito à vida e à liberdade. Ele teve muitas críticas de diversas naturezas, entretanto, é um documentário muito apreciado e aclamado pelo público em geral e, ainda mais, dentro do mundo dos direitos dos animais.

O filme descreve abertamente a sangrenta caça anual aos golfinhos no Parque Nacional de Taiji, em Wakayama, no Japão, as razões pela qual acontece e quais são suas intenções. Além dos golfinhos serem protagonistas deste documentário, também temos Ric O' Barry um ex-treinador de golfinhos em cativeiro, que abre os olhos e transforma sua forma de pensar e sentir sobre a vida animal e se converte em um ativista pelos direitos dos animais marinhos.

O Homem Urso

Este filme de não-ficção é um dos documentários de animais dos mais interessantes. "O Homem Urso" com seu nome já diz quase tudo: o homem que viveu com ursos durante 13 verões no território inóspito do Alaska e, por falta de sorte, terminou assassinado e sendo comido por um deles em 2003.

Timothy Treadwell era um ecologista e fanático por ursos que pareceu perder a conexão com o mundo humano e se deu conta que queria experimentar a vida como uma criatura selvagem. A verdade é que este documentário vai além e se converte em uma expressão artística. Mais de cem horas de vídeo esperavam para converter-se no mais extenso e melhor detalhado documentário sobre ursos. Este foi só o resumo, para saber de toda essa história você terá que assisti-lo.

Imagem: Reprodução/espinof.com

A vida secreta dos cachorros

Os cachorros são animais mais familiares e próximos ao ser humano. Entretanto, ainda sabemos pouco sobre eles e frequentemente nos esquecemos do quanto são extraordinários. Este criativo, divertido e emocionante documentário "A vida secreta dos cachorros" se aprofunda de uma forma espetacular na natureza, comportamento e essência dos nossos grandes amigos. Por que um cachorro faz isso? É assim ou ele responde de alguma outra forma? São algumas das incógnitas que se resolvem neste curto, porém muito completo, documentário de animais caninos. Se você tem um cachorro, este filme te fará entender mais sobre ele.

Planeta Terra

Presenteie você e sua família com este documentário. Em outras palavras: espetacular e arrasador. Inclusive, não é somente um documentário sobre a natureza, mas, sim, uma série de 11 episódios vencedores de 4 categorias do Emmy e produzidos pela BBC Planeta Terra. Um documentário incrível, com uma produção surpreendente com mais de 40 equipes de câmeras diferentes em 200 lugares ao redor do mundo em um período de cinco anos, narra a tentativa de sobrevivência de algumas espécies em perigo de extinção e da mesma Terra onde habitam. Toda a série, do início ao fim, é um banquete de lindas e imagens, ao mesmo tempo tristes. É a verdade sobre o planeta que todos nós chamamos de lar. Vale a pena vê-la.

Professor Polvo

A Netflix também traz uma série de documentários de animais superinteressantes. Um deles é o "Professor Polvo". Com muita delicadeza, o filme mostra a relação de amizade, pode-se dizer, entre um cineasta e mergulhador e um polvo fêmea, além de revelar muitos detalhes da vida marinha em uma floresta subaquática da África do Sul. O nome não é por acaso, ao longo do processo Craig Foster, o cineasta do documentário, aprende com o polvo diversas lições sensíveis e bonitas sobre a vida e as relações que temos com os outros seres. Para aprender também você vai ter que assistir e garantimos que valerá a pena!

Imagem: Reprodução/Netflix

A Terra à Noite

Entre os documentários da Netflix sobre animais está "A Terra à Noite". Você não vai acreditar na beleza que é ver as imagens do nosso planeta com tanta nitidez e riqueza de detalhes no período noturno. Conhecer o hábito de caça dos leões, ver morcegos voando e tantos outros segredos da vida noturna dos animais será possível com esse documentário. Quer descobrir o que os animais fazem durante a noite? Assista a este documentário, você não vai se arrepender.

Planeta Bizarro

"Planeta Bizarro" é uma série documental de animais que é uma boa pedida para assistir em família. Narrado pela "mãe Natureza", o documentário traz imagens e informações curiosas sobre diversas criaturas, de pequeninas a gigantes, com um viés cômico. Assim como nós humanos temos as nossas "bizarrices" que podem ser bastante engraçadas, os animais também têm as deles. Este é um dos documentários da Netflix que vai garantir além de conhecimento sobre o mundo animal, boas risadas e um momento descontraído.

A Netflix fez até um vídeo dedicado aos TOP Hits que se referem à características, digamos, curiosas e engraçadas desses animais.

Nosso Planeta

"Nosso Planeta" não é um documentário propriamente dito, mas, sim, uma série documental composta por 8 episódios que mostra como as mudanças climáticas têm impacto sobre as criaturas vivas. A série "Nosso Planeta" relata, entre outras coisas, a importância das selvas na saúde do planeta.

Entretanto, ela trouxe consigo uma polêmica, já que no seu segundo episódio, intitulado "Mundos Congelados", traz cenas de morsas despencando de um desfiladeiro e morrendo com a alegação de que o motivo seria o aquecimento global.

Entretanto, de acordo com o portal UOL[1], uma zoóloga canadense, posicionou-se sobre a situação dizendo que a cena era a manipulação emocional em seu pior estado e explicou que as morsas não caem por estarem sem gelo e enxergarem mal, mas, sim, por assustarem-se com ursos, pessoas e até aviões e que aqueles animais, quase certamente, estariam sendo perseguidos por ursos polares.

Em defesa, a Netflix afirma que trabalhou com o biólogo Anatoly Kochnev, que estuda morsas há 36 anos, e um dos cinegrafistas do documentário reforça que não viu ação de ursos polares durante a gravação.

Natureza Discreta

Conhece a expressão "nos menores frascos é que estão os melhores perfumes"? Pois bem, este documentário da Netflix vai te provar que isso é verdade. Intitulado originalmente "Tiny Creatures", em tradução livre, pequenas criaturas, este é um dos documentários sobre animais que falam sobre animais especialmente pequeninos, suas características e métodos de sobrevivência em oito diferentes ecossistemas. Assista e encante-se com estas pequenas criaturas.

Imagem: Reprodução/Netflix

Dança dos Pássaros

Ainda entre os documentários da Netflix sobre animais está o "Dança dos Pássaros", desta vez dedicado inteiramente ao mundo das aves. E, assim como acontece com nós humanos, para encontrar o par ideal é preciso rebolar. Em outras palavras, dá trabalho!

Este documentário sobre animais mostra, de acordo com a descrição da própria Netflix, "como as aves precisam agitar as penas e executar coreografias caprichadas se quiserem ter alguma chance de conseguir um par". Ou seja, o documentário mostra como a dança, isto é, a movimentação do corpo, é importante e praticamente o matchmaker, o que dá liga, quando se trata da busca de um par entre as aves.

Terminamos por aqui a nossa lista de documentários de animais, se você se fascinou com eles e deseja ver mais filmes sobre o mundo animal, não perca também os melhores filmes com animais.

Imagem: Reprodução/Netflix

Se deseja ler mais artigos parecidos a Documentários de animais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. PORTILHO, Osmar. Cena de mortes de morsas em "Nosso Planeta" é criticada; especialistas rebatem. Disponível em: <https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2019/04/10/cena-de-mortes-de-morsas-em-nosso-planeta-e-criticada-especialistas-rebatem.htm> Acesso em: 03 de março de 2021.