Dinossauros onívoros - Características e exemplos

Dinossauros onívoros - Características e exemplos

Os dinossauros foram animais que dominaram a dinâmica dos habitats planetários milhões de anos atrás. Eles representavam um grupo muito diversificado, tanto do ponto de vista taxonômico quanto em termos das características que possuíam. Eles variavam desde indivíduos que não alcançavam um metro de altura até aqueles que mediam cerca de 30 metros.

Os hábitos alimentares dos dinossauros também variavam de uma espécie para outra. Assim, havia aqueles com uma alimentação carnívora, havia herbívoros e também outros que comiam ambos os tipos de alimentos. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para aprender sobre dinossauros onívoros, suas características e exemplos.

Os dinossauros onívoros existiram?

Se você já se perguntou se existiram dinossauros omnívoros, saiba que sim, existiram. As descobertas fósseis permitiram aos cientistas conhecer e identificar vários traços animais, e os dinossauros não são exceção, apesar da dificuldade em muitos casos devido aos tipos de amostras encontradas.

Entretanto, os restos dos corpos petrificados desses fascinantes animais ofereceram informações extremamente valiosas e, dentro disso, sabe-se que certas espécies tinham uma dieta que incluía outros animais mas também plantas, de modo que são definidos como dinossauros onívoros.

Características dos dinossauros onívoros

É importante ter em mente que o estudo de dinossauros é uma área que está avançando com o progresso da ciência. Às vezes o que se pensava para algumas espécies destes animais acaba não sendo assim. Portanto, é necessário ter em mente que nem sempre há aspectos absolutos ou definitivos a este respeito.

Abaixo, abordamos alguns aspectos relacionados com as características dos dinossauros onívoros:

  • Um número significativo desses animais descritos até agora se caracterizava pelo fato de serem bípedes, ou seja, movimentavam-se apenas em seus membros inferiores, e taxonomicamente pertencem ao grupo dos terópodes. Saiba mais sobre os Animais Bípedes: exemplos e características.
  • Em várias espécies, os membros dianteiros foram reduzidos, eram utilizados para várias tarefas, sendo a alimentação uma delas. Mas não era uma característica absoluta, outros tinham estas estruturas alongadas.
  • Os terópodes ancestrais eram considerados como carnívoros rigorosos, entretanto, sabe-se agora que certas espécies tinham flexibilidade alimentar, incluindo de forma facultativa a dieta herbívora, tornando-os onívoros.
  • Em alguns casos, os dentes dos dinossauros onívoros eram pequenos e não tão serrilhados.
  • Eram geralmente de pequeno a médio porte, com algumas exceções.
  • Os dinossauros onívoros não devem ter tido os dentes característicos de um carnívoro para rasgar a carne, nem o longo sistema digestivo de um herbívoro para processar e digerir plantas. Anatômica e fisiologicamente, eles se encaixavam entre carnívoros e herbívoros.
  • A habilidade de ser veloz é uma característica presente em vários dinossauros onívoros.
  • As bocas de certas espécies eram em forma de bico, nas quais pequenos dentes podiam estar presentes ou mesmo ausentes, indicando que as presas dos animais eram de tamanho muito pequeno.

O que os dinossauros onívoros comiam? - Alimentação detalhada

A alimentação de um dinossauro onívoro era mais flexível e variada do que a de carnívoros ou herbívoros exclusivos. Em certas espécies classificadas como onívoras, foram encontrados restos de gastrólitos, que são pequenas rochas utilizadas por animais herbívoros para ajudá-los a moer alimentos vegetais uma vez consumidos. Os dinossauros onívoros se alimentavam de:

  • Pequenos mamíferos.
  • Pequenos répteis.
  • Insetos.
  • Peixes.
  • Ovos.
  • Plantas: tais como cicadófitas, coníferas ou samambaias, entre outras.
  • Sementes.
  • Frutas.

Tipos de dinossauros onívoros

Entre os dinossauros onívoros, podemos destacar alguns dos mais conhecidos:

Pluma de cauda (Caudipteryx)

Neste gênero encontramos dinossauros muito semelhantes a uma ave: seus restos mortais foram encontrados na China. Eram bípedes, com dentes fracos, afiados, voltados para frente, presentes apenas na região frontal do maxilar superior. Restos de gastrolíticos foram encontrados nas moelas destes animais. Pensa-se que se alimentavam de insetos e plantas.

Mão terrível (Deinocheirus)

Trata-se de um dinossauro onívoro encontrado na Mongólia, excepcionalmente grande dentro do grupo onívoro, atingindo cerca de 10 metros de comprimento. Era bípede, com garras enormes. Tinha um bico parecido com de um pato, sugerindo que forrageava alimentos no chão ou na água. Acredita-se também que tenha uma mordida fraca, com uma mandíbula em forma de U inclinada para baixo, comum em herbívoros facultativos.

Você também pode estar interessado em dar uma olhada nestes outros tipos de dinossauros herbívoros.

Imitação de ema (Dromiceiomimus)

Este gênero de dinossauro onívoro foi encontrado no Canadá, a respeito do qual houve controvérsias taxonômicas. Era um bípede de cerca de 3,5 metros e cerca de 100 kg. Sua aparência deve ter sido muito semelhante à dos avestruzes de hoje, mas sem a plumagem, embora não seja descartada a possibilidade de ter tido alguma. Tinha um bico córneo e possivelmente se alimentava de insetos, outros animais e plantas.

Ladrão de ovos (Oviraptor)

Encontrado na Mongólia, este dinossauro terópode não era grande, tinha cerca de 2 metros de comprimento e pesava cerca de 20 kg. As mandíbulas eram curvadas, e acredita-se ter tido a força para esmagar alimentos duros. Possuía um bico sem dentes e pensa-se que sua dieta consistia em ovos, frutos duros, sementes e certos animais pequenos.

Imitação de avestruz (Struthiomimus)

Este dinossauro onívoro era um bípede de cerca de 150 kg e 4 metros de tamanho, que foi encontrado no Canadá. Tem havido algum debate sobre os alimentos que consumia, no entanto, disposições corporais como seu bico córneo de pontas retas e falta de dentes sugerem que consumia tanto plantas quanto animais.

Dente espinhoso (Echinodon)

Este gênero corresponde a um pequeno dinossauro encontrado na Inglaterra. Tinha entre 60 e 90 cm de comprimento. Tem havido um debate sobre se era um herbívoro ou onívoro. Entretanto, este último tipo de alimentação tem sido aceito com base no fato de que seus caninos e pré-maxilares não têm o desgaste típico de um dinossauro exclusivamente devorador de plantas.

Agora que você conheceu os principais dinossauros onívoros, não perca este outro artigo em que listamos os menores dinossauros do mundo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dinossauros onívoros - Características e exemplos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • The Natural History Museum, London. Dinosaurios omnívoros. Disponível em: . Acesso em 20 de abril de 2022.
  • Zanno, L., Gillette, D., Albright, L. y Titus, A. (2009). A new North American therizinosaurid and the role of herbivory in ‘predatory’ dinosaur evolution. Disponível em: . Acesso em 20 de abril de 2022.