Partilhar

Diferenças entre um camelo e um dromedário

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 11 maio 2016
Diferenças entre um camelo e um dromedário

O camelo e o dromedário são animais muito comuns para nós. Não são poucos os filmes passados no deserto em que podemos vê-los carregando pessoas a bens.

Apesar de conhecermos estes dois animais, uma das perguntas mais frequentes sobre o mundo animal é a seguinte: Quem tem duas bossas, o camelo ou o dromedário?

Além dessa questão, os dois animais possuem outras diferenças. Não se preocupe caso não saiba a resposta, nesse artigo de PeritoAnimal ficará a conhecer todas as diferenças entre um camelo e um dromedário.

Também lhe pode interessar: Diferença entre canguru e wallaby

Diferenças entre a origem de um camelo e de um dromedário

Uma diferença fundamental entre um camelo e um dromedário é que eles são provenientes de lugares diferentes. Concretamente, os camelos são originários da Ásia Central e, em contraste, os dromedários provêm da Península Arábica.

As origens de uma espécie condicionam muitas das duas características, como por exemplo:

  • Os dromedários estão mais preparados para suportar temperaturas altas que os camelos. Estamos falando de situações que ultrapassam os 50 graus.

  • Por sua vez, os camelos evoluíram para suportar longos períodos de frio no Inverno (considere o deserto de Gobi, onde podem estar 40 graus negativos).
Diferenças entre um camelo e um dromedário - Diferenças entre a origem de um camelo e de um dromedário

Quantas bossas tem um dromedário?

Além de ser uma pergunta de trívia recorrente, o número de bossas de um camelo e de um dromedário é a principal diferença entre estes dois camelídeos.

Os dromedários têm uma única bossa, enquanto os camelos têm duas.

Em ambos os casos, a bossa é uma espécie de depósito de tecido adiposo. Existe uma crença popular que afirma que as bossas estão cheias de água, o que é completamente falso.

Os dromedários usam a bossa como depósito de energia e reserva de água perante uma longa viagem no deserto. Segundo a National Geographic, podem armazenar até 36 quilos de gordura na sua bossa. Outro dado surpreendente é a sua capacidade de absorção. Um dromedário sedento pode beber 135 litros de água em apenas 15 minutos.

Além de reserva de energia, o camelo também usa as suas bossas para se proteger do frio. Já foi mencionado que as temperaturas baixas podem ser realmente extremas.

Diferenças entre um camelo e um dromedário - Quantas bossas tem um dromedário?

O camelo e o dromedário possuem pelagens diferentes.

Apesar da cor ser igual nos dois animais, o tipo de pelo é diferente no camelo e no dromedário:

  • O camelo tem uma pelagem mais comprida para, como referido anteriormente, se proteger do frio extremo.

  • Por sua vez, o dromedário possui pelo curto e muito uniforme por todo o seu corpo. Esse tipo de manto ajuda o animal a suportar melhoro calor.
Diferenças entre um camelo e um dromedário - O camelo e o dromedário possuem pelagens diferentes.

Os camelos são mais pequenos que os dromedários.

O camelo da Arábia ou dromedário é mais alto pois as suas patas são mais compridas (assim, fica mais longe do calor que emana do chão). Enquanto que um dromedário pode atingir os dois metros de altura, os camelos não costumam ultrapassar o metro e meio.

É curioso, porque isso não acontece com o peso. Os camelos são, geralmente, mais pesados que os dromedários.

O camelo é menos resistente, tanto em longas viagens como quando passa vários dias sem comer nem beber. Por sua vez, é melhor para subir terrenos montanhosos ou locais com neve.

Diferenças entre um camelo e um dromedário - Os camelos são mais pequenos que os dromedários.

O camelo é mais tranquilo que o dromedário.

As reações agressivas do dromedário são bastante conhecidas, mas isso apenas acontece quando é perturbado. Os camelos são, pelo contrário, muito mais tranquilos e é raro ver algum ter uma reação agressiva. No entanto, a sua constituição física é menos adequada para transportar pessoas.

Diferenças entre um camelo e um dromedário - O camelo é mais tranquilo que o dromedário.

Outra curiosidade sobre as bossas

Tanto os camelos como os dromedários podem sofrer uma desidratação até 40%. Isto é devido às bossas que, como já vimos, estão preenchidas com uma gordura que se transforma em alimento e energia.

Quando um camelo começa a ficar desidratado, as bossas começam a diminuir de tamanho, Podem, até, tornar-se flexíveis e mover-se para a lateral do camelo. À medida que o animal recupera as forças, a bossa volta à sua posição vertical.

Diferenças entre um camelo e um dromedário - Outra curiosidade sobre as bossas

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferenças entre um camelo e um dromedário, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Diferenças entre um camelo e um dromedário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Diferenças entre um camelo e um dromedário
1 de 7
Diferenças entre um camelo e um dromedário

Voltar ao topo da página