Curiosidades do mundo animal

Diferenças entre camelo e dromedário

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 18 novembro 2019
Diferenças entre camelo e dromedário

O camelo e o dromedário são animais muito semelhantes, pois vem da mesma família, a Camelidae. Divididos em raças, eles são definidos como Camelus bactrianus, conhecidos apenas como camelos, e Camelus dromedarius, mais conhecidos como dromedários.

Não são poucos os filmes produzidos no deserto, nos quais podemos vê-los carregando pessoas e mercadorias. Apesar de conhecermos estes dois animais, uma das perguntas mais frequentes é sobre a diferença entre o camelo e o dromedário: Qual deles tem duas corcovas?

Além dessa questão, os dois animais possuem outras diferenças. Não se preocupe se não sabe a resposta, pois nesse artigo do PeritoAnimal, você vai conhecer as semelhanças e as 10 diferenças entre um camelo e um dromedário.

Índice

  1. Semelhanças entre camelo e dromedário
  2. Corcovas
  3. Origem
  4. Temperatura que suportam
  5. Alimentação
  6. Cores iguais, pelos diferentes
  7. Altura
  8. Peso
  9. Resistência ao ambiente
  10. Temperamento
  11. Velocidade
Ver mais >>

Semelhanças entre camelo e dromedário

Os camelos e dromedários podem cruzar entre si, gerando filhotes que também podem se reproduzir posteriormente. Ambos possuem cascos nas patas que possibilitam que eles percorram longas distâncias sobre a areia. Esses animais também tem grande capacidade de armazenamento de água por todo seu organismo.

Entre as suas características, algumas se destacam, tais como as mandíbulas resistentes que permitem a trituração de alimentos possivelmente intragáveis para outros animais. Além disso, seus olhos lacrimejam com frequência e suas corcovas podem diminuir em busca de energia. Têm controle sobre a temperatura corporal, retendo todo calor e não transpiram como os outros mamíferos. Conseguem ficar sem beber água por um tempo significativo e também não demonstram instinto forte na procura da alimentação.

Tanto o dromedário quanto o camelo possuem 3 estômagos, um exclusivamente para a comida ser digerida e os outros para a água. Além disso, esses animais possuem uma terceira pálpebra para proteger os olhos em tempestades de areia e têm o controle das narinas quando caminham sob essas tempestades. Quanto aos sentidos, eles não são bons na visão e no olfato, mal conseguem sentir o cheiro do alimento que está próximo a eles.

Ambos no processo de acasalamento, inflam a bolsa que há em suas bocas para deixá-la exposta e chamar a atenção das fêmeas. A fêmea senta com as 4 patas, o macho senta sobre ela por trás. Infelizmente, em alguns países, o camelo e o dromedário continuam sendo usados como meio de transporte.

Continue lendo para descobrir as 10 diferenças entre camelo e dromedário.

1. Corcovas

Uma das principais diferenças entre dromedário e camelo é o número de corcovas que cada um possui, sendo a forma mais fácil de identificar cada espécie.

Quantas corcovas tem o camelo e o dromedário?

  • Camelos (Camelus bactrianus): Duas corcovas.
  • Dromedário (Camelus dromedarius): Apenas uma corcova.

No caso dos camelos, as corcovas servem como depósito de tecido adiposo, ajudando os animais a se protegerem do frio, já que as temperaturas que ficam expostos são extremamente baixas. Já os dromedários usam a corcovas como depósito de energia e reserva de água perante uma longa viagem no deserto. Segundo a National Geographic1, podem armazenar até 36 quilos de gordura na sua corcova. Outro dado surpreendente é a sua capacidade de absorção. Um dromedário sedento pode beber 135 litros de água em apenas 15 minutos.

As corcovas podem diminuir seu tamanho?

Tanto os camelos como os dromedários podem sofrer uma desidratação até 40%. Isto se deve às corcovas que estão preenchidas por gordura que se transforma em alimento e energia. Quando um camelo começa a ficar desidratado, as corcovas começam a diminuir de tamanho. Podem até tornar-se flexíveis e mover-se para a lateral do camelo e dromedário. À medida que o animal recupera as forças, a corcova volta à sua posição vertical.

Diferenças entre camelo e dromedário - 1. Corcovas

2. Origem

Os camelos têm sua origem na Ásia Central. Quanto aos dromedários, eles têm origem na Península Arábica, África e Deserto do Saara.

3. Temperatura que suportam

Os camelos estão preparados para suportar longos períodos de frio no Inverno (considere o deserto de Gobi, onde podem estar 40 graus negativos). Já os dromedários estão mais preparados para suportar temperaturas altas que os camelos. Estamos falando de situações que ultrapassam os 50 graus.

Diferenças entre camelo e dromedário - 3. Temperatura que suportam

4. Alimentação

Os camelos comem todo tipo de planta de qualquer tipo de vegetação. A alimentação mais variada inclui, além das frutas, grãos, ervas e sementes, as folhas secas, ramos e até ervas daninhas. Os dromedários basicamente se alimentam da vegetação que encontra no deserto: plantas espinhosas, cactos, grama, folhas das árvores e ervas.

5. Cores iguais, pelos diferentes

Os camelos apresentam pelagem mais comprida que os dromedários para, como referido anteriormente, se proteger do frio extremo. Os dromedários apresentam pelagem mais curta e muito uniforme por todo o seu corpo. Esse tipo de manto ajuda o animal a suportar melhor o calor.

Diferenças entre camelo e dromedário - 5.  Cores iguais, pelos diferentes

6. Altura

Os camelos não passam de um metro e meio de altura. Já os dromedários apresentam patas mais compridas (assim, ficam mais longe do calor que emana do chão), podendo atingir os dois metros de altura.

7. Peso

Os camelos são mais pesados que os dromedários, chegando a pesar entre 300 e 700 quilos. Já os dromedários são mais leves, podendo pesar entre 400 até 600 quilos, sendo essa outra das principais diferenças entre camelo e dromedário.

Diferenças entre camelo e dromedário - 7. Peso

8. Resistência ao ambiente

Os camelos conseguem subir terrenos montanhosos ou locais com neve, enquanto que os dromedários são mais resistentes no geral, aguentando melhor longas viagens sem comer, nem beber.

9. Temperamento

Os camelos são animais mais tranquilos, apresentam menos reações agressivas. Geralmente são mais escolhidos para servir como meio de transporte em alguns países por esse motivo. Os dromedários apresentam reações agressivas quando são perturbados.

Diferenças entre camelo e dromedário - 9. Temperamento

10. Velocidade

Outra diferença entre camelo e dromedário é a sua velocidade, já que os camelos são mais lentos, caminhando a cerca de 5 quilômetros por hora. Os dromedários são muito mais rápidos e chegam a correr 16 km/h por até 18 horas seguidas!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferenças entre camelo e dromedário, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. “Arabian Camel (Dromedary): National Geographic.” (Dromedary) | National Geographic, 21 Sept. 2018. Acessado em 6 de novembro de 2019. Disponível em: www.nationalgeographic.com/animals/mammals/a/arabian-camel/
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
FLÁVIO DA SILVEIRA
Matéria interessante! Parabéns!
1 de 6
Diferenças entre camelo e dromedário